Academia Girl Move / ROOTSTUDIO + Paz Braga

Academia Girl Move / ROOTSTUDIO + Paz Braga

© Paz Braga© Paz Braga© Paz Braga© Paz Braga+ 19

  • Arquitetos: Paz Braga, ROOTSTUDIO
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo Fotografias:  Paz Braga
© Paz Braga
© Paz Braga

Descrição enviada pela equipe de projeto. Desde setembro de 2018 até abril de 2019, o arquiteto João Boto Caeiro e sua equipe do RootStudio, com a colaboração do arquiteto Paz Braga, trabalharam no desenho e acompanhamento da execução de uma academia para ser utilizada por uma organização sem fins lucrativos: Girl Move, liderando um novo modelo educacional que busca empoderar mulheres em contextos vulneráveis. 

© Paz Braga
© Paz Braga
Planta - Térreo
Planta - Térreo
© Paz Braga
© Paz Braga

Girl Move oferece três programas principais a aproximadamente 1130 meninas e mulheres anualmente, intervindo quando estão em maior risco. Acreditar, liderar e mudar faz com que as meninas tenham acesso a oportunidades para serem líderes de referência e agentes de transformação positiva. Girl Move operava em dois edifícios em Nampula, sem todos os requisitos necessários para capacitar melhor às meninas que chegavam aos programas.

© Paz Braga
© Paz Braga

A proposta de Girl Move foi uma academia (em um campus universitário, dentro da comunidade, com o qual a organização colaborou durante mais tempo, desde 2013) com espaço suficiente para operar, mas que buscava espacialmente a capacitação de excelência e dinâmica pela qual Girl Move é reconhecida. Para além da funcionalidade, o edifício teve que cumprir com o propósito de inspirar a outros, proporcionando uma nova referência: inovação, sustentabilidade e valorização dos recursos e conhecimentos locais. Este projeto foi desenvolvido para expor o impacto social dos programas da Academia Girl Move.

© Paz Braga
© Paz Braga
Elevação Leste
Elevação Leste
© Paz Braga
© Paz Braga

O edifício tem como objetivo ser um símbolo de liderança das mulheres, uma referência para o mundo e um centro para a criação de conhecimento, onde as ideias e visões disruptivas podem ser aceitas e discutidas abertamente. Os arquitetos tiveram o desafio de transferir esta visão a um edifício concreto.

© Paz Braga
© Paz Braga

O projeto impactou profundamente a comunidade local, a comunidade expandida e a Universidade de Lúrio. 85% da construção foi realizada em tijolo produzido no local a partir de técnicas tradicionais. Estudantes e vizinhos locais foram convidados a participar no processo de construção, o que fez com que se compartilhasse conhecimento. O uso da terra como material de construção foi importante para dignificar um material que normalmente se considera um material pobre. O projeto teve grande impacto na comunidade, na universidade e até mesmo na região de Nampula.

© Paz Braga
© Paz Braga

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Nampula, Moçambique

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Academia Girl Move / ROOTSTUDIO + Paz Braga" [Academia Girl Move / ROOTSTUDIO + Paz Braga] 27 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/934021/academia-girl-move-rootstudio-plus-paz-braga> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.