Academia Girl Move / ROOTSTUDIO + Paz Braga

Academia Girl Move / ROOTSTUDIO + Paz Braga - Fotografia de Interiores, TijoloAcademia Girl Move / ROOTSTUDIO + Paz Braga - Fotografia de Interiores, Madeira, VigaAcademia Girl Move / ROOTSTUDIO + Paz Braga - Fotografia de Exterior, Tijolo, Jardim, Viga, AidoAcademia Girl Move / ROOTSTUDIO + Paz Braga - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Madeira, Prateleira, Cadeira, VigaAcademia Girl Move / ROOTSTUDIO + Paz Braga - Mais Imagens+ 14

Academia Girl Move / ROOTSTUDIO + Paz Braga - Fotografia de Exterior, Porta
© Paz Braga

Descrição enviada pela equipe de projeto. Desde setembro de 2018 até abril de 2019, o arquiteto João Boto Caeiro e sua equipe do RootStudio, com a colaboração do arquiteto Paz Braga, trabalharam no desenho e acompanhamento da execução de uma academia para ser utilizada por uma organização sem fins lucrativos: Girl Move, liderando um novo modelo educacional que busca empoderar mulheres em contextos vulneráveis. 

Academia Girl Move / ROOTSTUDIO + Paz Braga - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga
© Paz Braga
Academia Girl Move / ROOTSTUDIO + Paz Braga - Imagem 14 de 19
Planta - Térreo
Academia Girl Move / ROOTSTUDIO + Paz Braga - Fotografia de Interiores, Madeira, Prateleira
© Paz Braga

Girl Move oferece três programas principais a aproximadamente 1130 meninas e mulheres anualmente, intervindo quando estão em maior risco. Acreditar, liderar e mudar faz com que as meninas tenham acesso a oportunidades para serem líderes de referência e agentes de transformação positiva. Girl Move operava em dois edifícios em Nampula, sem todos os requisitos necessários para capacitar melhor às meninas que chegavam aos programas.

Academia Girl Move / ROOTSTUDIO + Paz Braga - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Paz Braga

A proposta de Girl Move foi uma academia (em um campus universitário, dentro da comunidade, com o qual a organização colaborou durante mais tempo, desde 2013) com espaço suficiente para operar, mas que buscava espacialmente a capacitação de excelência e dinâmica pela qual Girl Move é reconhecida. Para além da funcionalidade, o edifício teve que cumprir com o propósito de inspirar a outros, proporcionando uma nova referência: inovação, sustentabilidade e valorização dos recursos e conhecimentos locais. Este projeto foi desenvolvido para expor o impacto social dos programas da Academia Girl Move.

Academia Girl Move / ROOTSTUDIO + Paz Braga - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Madeira, Prateleira, Cadeira, Viga
© Paz Braga
Academia Girl Move / ROOTSTUDIO + Paz Braga - Imagem 17 de 19
Elevação Leste
Academia Girl Move / ROOTSTUDIO + Paz Braga - Fotografia de Interiores, Madeira, Tijolo
© Paz Braga

O edifício tem como objetivo ser um símbolo de liderança das mulheres, uma referência para o mundo e um centro para a criação de conhecimento, onde as ideias e visões disruptivas podem ser aceitas e discutidas abertamente. Os arquitetos tiveram o desafio de transferir esta visão a um edifício concreto.

Academia Girl Move / ROOTSTUDIO + Paz Braga - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Paz Braga

O projeto impactou profundamente a comunidade local, a comunidade expandida e a Universidade de Lúrio. 85% da construção foi realizada em tijolo produzido no local a partir de técnicas tradicionais. Estudantes e vizinhos locais foram convidados a participar no processo de construção, o que fez com que se compartilhasse conhecimento. O uso da terra como material de construção foi importante para dignificar um material que normalmente se considera um material pobre. O projeto teve grande impacto na comunidade, na universidade e até mesmo na região de Nampula.

Academia Girl Move / ROOTSTUDIO + Paz Braga - Fotografia de Exterior, Tijolo, Jardim, Viga, Aido
© Paz Braga

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Nampula, Moçambique

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Academia Girl Move / ROOTSTUDIO + Paz Braga" [Academia Girl Move / ROOTSTUDIO + Paz Braga] 27 Jan 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/934021/academia-girl-move-rootstudio-plus-paz-braga> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.