Instalação Iceberg / André Jost Mafra + Leo Ceolin + Fernando Velázquez

Instalação Iceberg / André Jost Mafra + Leo Ceolin + Fernando Velázquez

© Ignacio Aronovich© Ignacio Aronovich© Ignacio Aronovich© Ignacio Aronovich+ 38

Vila Leopoldina, Brasil
  • Arquitetos: André Jost Mafra
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  20
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo Fotografias:  Ignacio Aronovich
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: M Bastos, Madeiras Lane
  • Arquiteto Responsável:André Jost Mafra
  • Montagem:Leo Ceolin (Galpão Base).
  • Equipe De Montagem:Luis Gomes, Katiana Aleixo, Wellington da Silva, Yury Godoy
  • Programação:Matheus Leston
  • Cidade:Vila Leopoldina
  • País:Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Ignacio Aronovich
© Ignacio Aronovich

"Iceberg" é uma obra do artista Fernando Velázquez em parceria com o arquiteto André Mafra e o cenógrafo Leo Ceolin. O projeto é um desdobramento da série Iceberg na qual Velázquez utiliza a figura do iceberg, elemento da natureza cuja maior parte fica invisível aos nossos olhos, para comentar o impacto que os avanços tecnológicos vêm introduzindo nas sociedades contemporâneas e no planeta.

© Ignacio Aronovich
© Ignacio Aronovich

As complexas tramas que moldam a cultura humana foram tecidas em paralelo às descobertas e invenções técnicas e tecnológicas. Porém, nos últimos 100 anos, o desenvolvimento tecnológico está colocando em xeque a própria sobrevivência da espécie, seja pelo impacto no cotidiano, seja pela destruição e o esgotamento dos recursos naturais.

© Ignacio Aronovich
© Ignacio Aronovich
Elevação
Elevação
© Ignacio Aronovich
© Ignacio Aronovich

Neste sentido, "Iceberg" é um misto de escultura, objeto arquitetônico e instalação interativa que busca apontar e refletir a respeito dos contrastes deste sensível cenário. Materialmente "Iceberg" busca provocar um hiato entre forma e função. Com design desafiador, foi projetado e construído utilizando recursos paramétricos e de corte a laser. Por outro lado, foi propositalmente construído com materiais precários que lembram os barracos de periferia.

© Ignacio Aronovich
© Ignacio Aronovich

No seu interior, onde a estrutura é aparente, a obra comporta um sistema interativo composto por computadores, sensores e uma série de monitores que, alinhados, completam a imagem de um Iceberg, agora sim real (foto de Ignácio Aronovich). Cada vez que as pessoas passam na frente dos monitores, lembrando que não há forma de atravessar seu interior sem estar à frente de um deles, o segmento da imagem correspondente a esse monitor é apagado. A única forma de ver a imagem por completo é de fora.

© Ignacio Aronovich
© Ignacio Aronovich

Como as Folies de Bernard Tschumi no Parc de la Villette em Paris, "Iceberg" não tem uma funcionalidade evidente configurando um híbrido de monumento, templo, espaço de lazer e obra de arte, parte submersa e invisível desse Iceberg chamado tecnologia.

© Ignacio Aronovich
© Ignacio Aronovich

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. Manuel Bandeira, 360 - Vila Leopoldina, São Paulo - SP, 05317-020, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Instalação Iceberg / André Jost Mafra + Leo Ceolin + Fernando Velázquez" 19 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/933963/instalacao-iceberg-andre-jost-mafra-plus-leo-ceolin-plus-fernando-velazquez> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.