Vander Park / de Architekten Cie.

Vander Park / de Architekten Cie. - Fotografia de Exterior, FachadaVander Park / de Architekten Cie. - Fotografia de Exterior, FachadaVander Park / de Architekten Cie. - Fotografia de Exterior, Tijolo, FachadaVander Park / de Architekten Cie. - Fotografia de Exterior, FachadaVander Park / de Architekten Cie. - Mais Imagens+ 25

  • Autor: Pero Pulji
  • Arquiteto Responsável: Jan-Willem Baijense
  • Equipe De Projeto: Vladimir Sergeev, Grisha Zotov, Wessel Vreugdenhil, Hans Hammink, David Garcia Barbero
  • Arquiteto Local: Apex project bureau
  • Cliente: PIK group, Moscow, Russia
  • Paisagismo: West 8, Rotterdam
  • Engenheiro Estrutural: APEX project bureau, Moscow
  • Construtor: BOES Construction
  • Cidade: Moscow
  • País: Rússia
Mais informaçõesMenos informações
Vander Park / de Architekten Cie. - Fotografia de Exterior
© Alexey Narodizkiy

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Vander Park está situado no oeste de Moscou, caracterizado por seu layout modernista, florestas e o rio Moskva. É um projeto habitacional contemporâneo típico de Moscou: em larga escala, compacto e de alta densidade. Este primeiro projeto realizado pela Architekten Cie. em Moscou, projetado para o renomado desenvolvedor russo PIK Group, representa nada menos de mil apartamentos num local de aproximadamente 2,4 hectares. Consequentemente, é necessário uma construção densa e alta. Para manter uma escala humana no projeto, abordamos-o como um caso de planejamento urbano e projetamos o complexo como uma cidade vertical na cidade. Graças às muitas passagens que levam da rua á quadra do jardim, o complexo está intimamente ligado ao bairro circundante.

Vander Park / de Architekten Cie. - Fotografia de Exterior
© Alexey Narodizkiy
Distribuição
Vander Park / de Architekten Cie. - Fotografia de Exterior
© Alexey Narodizkiy

O Vander Park é organizado em torno de um pátio central definido por um pedestal baixo até seis níveis, com oito torres residenciais no topo. Essas torres, com 18 a 26 andares de altura, foram projetadas como sequências de volumes empilhados em tijolos de cores diferentes, uma composição lúdica que empresta uma identidade distinta á Vander Park no horizonte de Moscou. Para atender aos requisitos mínimos de luz-de-dia, algumas torres são giradas 45 graus e posicionadas de maneira a garantir belas vistas de cada um dos apartamentos. Além disso, as rotações articulam os cantos mais proeminentes do bloco e produzem vistas constantemente alternadas das torres em seu ambiente urbano.

Vander Park / de Architekten Cie. - Fotografia de Exterior, Fachada
© Alexey Narodizkiy

O pedestal que circunda a quadra do jardim é composto pelo piso térreo de seis metros de altura, com cinco andares de apartamentos e maisonettes acima. No térreo, espaços comerciais são posicionados ao longo das ruas, enquanto inúmeras comodidades para os moradores estão de frente para o pátio, como instalações esportivas e creche infantil. Ao longo do perímetro da quadra, uma passagem para pedestres em cima do piso térreo alto circunda o jardim e suaviza a transição entre a quadra do jardim íntimo e as torres altas. Todas as casas nesse nível têm um espaço ao ar livre diretamente adjacente ao passeio, para que um senso de comunidade se possa desenvolver. Contrastando as torres, o pedestal é revestido com tijolos escuros de caráter mais tátil, enfatizando a escala humana da rua e do pátio. O jardim comum, projetado por West 8, está equipado com muitas árvores e tem um dossel redondo como ponto central, oferecendo abrigo em condições de chuva ou vento.

Vander Park / de Architekten Cie. - Fotografia de Exterior
© Alexey Narodizkiy
Planta
Torre de planta típica
Vander Park / de Architekten Cie. - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Alexey Narodizkiy

O tijolo é o material principal de fachada em Vander Park, formando uma estrutura básica para as inúmeras janelas e painéis de alumínio. Na atualidade, a alvenaria na Rússia está associada à qualidade, porque contrasta com o betão e o estuque cinza que costumavam dominar os edifícios residenciais. Desenvolvemos cinco projetos de fachadas padrão que, graças a uma mistura de cores e classificação de tijolos, oferecem uma grande variedade sem comprometer a unidade do conjunto urbano. Entre as cinco fachadas padrão, duas versões foram feitas especialmente para o pedestal. Uma com janelas que garantem uma boa conexão visual entre as casas particulares e a rua abaixo, e outra com uma aparência mais tectônica. Essa fachada possui mais detalhes, como alvenaria vertical e pedras salientes, criando uma experiência mais tátil ao nível dos pedestres.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Moscou, Rússia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Vander Park / de Architekten Cie." [Vander Park Residential Buildings / de Architekten Cie.] 25 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/933935/vander-park-de-architekten-cie> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.