COTOOP Studio / TOOP architectuur

COTOOP Studio / TOOP architectuur - Fotografia de Exterior, Vidro, FachadaCOTOOP Studio / TOOP architectuur - Fotografia de Exterior, Vidro, FachadaCOTOOP Studio / TOOP architectuur - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira, PrateleiraCOTOOP Studio / TOOP architectuur - Fotografia de Interiores, Madeira, PrateleiraCOTOOP Studio / TOOP architectuur - Mais Imagens+ 29

  • Arquitetos: TOOP architectuur
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  36
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tim Van De Velde
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aliplast, Alucobond
Mais informaçõesMenos informações
COTOOP Studio / TOOP architectuur - Fotografia de Exterior, Vidro, Fachada
© Tim Van De Velde

Descrição enviada pela equipe de projeto. Devido à necessidade de mais espaço de escritório para o nosso estúdio de arquitetura, situado em dois locais diferentes, refletimos sobre alguns tópicos. Podemos realmente criar espaços corporativos flexíveis? Como o escritório deve agir ao seu redor? Como nós, arquitetos, nos expomos a futuros clientes? Podemos criar escritórios móveis interessantes, que oferecem respostas diferentes para lugares distintos, dentro de um mesmo conceito?

COTOOP Studio / TOOP architectuur - Fotografia de Exterior, Fachada, Vidro
© Tim Van De Velde

O ponto de partida para os dois escritórios foi um contêiner de baixo custo. Essas estruturas móveis podem ser facilmente colocadas em qualquer lugar, e têm uma forte identidade formal. Os contêineres são flexíveis, pois existem em dimensões variadas, se adaptando à locais distintos, além de serem passíveis de alterações, aberturas podem ser feitas em áreas diferentes sem enfraquecer a estrutura da caixa.

COTOOP Studio / TOOP architectuur - Fotografia de Exterior, Madeira, Prateleira, Fachada
© Tim Van De Velde
Planta - térreo
COTOOP Studio / TOOP architectuur - Fotografia de Interiores, Madeira
© Tim Van De Velde

Ambos escritórios de arquitetura fazem parte da mesma composição, um díptico, que fornece respostas diferentes para cada localização. O primeiro estúdio foi projetado tendo em vista as características de um lote típico, de uma casa geminada no centro da cidade. Já o segundo foi proposto em um entorno diferente, pois faz parte de um terreno rural, em uma paisagem montanhosa.

COTOOP Studio / TOOP architectuur - Fotografia de Interiores, Madeira, Prateleira
© Tim Van De Velde

A intervenção, em ambos os locais, foi muito diferente. O primeiro foi posicionado no final de um jardim urbano, refletindo e ampliando o entorno através de uma enorme janela deslizante. O visitante da loja, localizado ao lado da rua, é impressionado pela fachada de vidro atrás das árvores do jardim. Nos períodos mais escuros do ano, o escritório se torna parte do interior da loja, tornando-se visível na parte de trás do jardim.

COTOOP Studio / TOOP architectuur - Fotografia de Exterior, Fachada, Vidro
© Tim Van De Velde

Já o segundo escritório revestido com materiais refletivos na pele externa desaparece na paisagem. Nesta bela localização, tentamos criar um escritório o mais invisível possível, e sempre destacando a paisagem. Ao revestir o volume externo com painéis de alumínio espelhados, a paisagem é refletida de todos os ângulos, e o escritório assume a cor do ambiente. As aberturas foram escolhidas com precisão, buscando a maior conexão interior com a paisagem. Uma delas foi orientada para uma colina próxima, já a outra tem o enquadramento de uma pequena floresta no final do jardim.

COTOOP Studio / TOOP architectuur - Fotografia de Interiores, Madeira, Prateleira
© Tim Van De Velde

Para o projeto de interiores de ambos escritórios, projetamos espaços que incorporem o conceito do TOOP, com uma forte identidade visual que funcionasse tanto para o ambiente da cidade quanto para a área rural. Por essa razão, optamos revestir o volume em um material quente, e atemporal, no caso, o compensado vermelho, usado principalmente como material de construção, e não frequentemente como elemento visual. Ao utilizar um material de baixo custo, e, ao mesmo tempo, atrativo, apresentamos aos clientes a possibilidade de fazer peças interessantes com materiais acessíveis. As dimensões dos painéis de madeira compensada também foram utilizadas como módulos, formando a base para a largura das mesas, estantes de livros, etc.

COTOOP Studio / TOOP architectuur - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira, Prateleira
© Tim Van De Velde

Os módulos foram posicionados com juntas negativas para que as fitas de aço não tratadas pudessem ser embutidas entre eles, formando elementos verticais nas estantes de livros. Essa composição possibilita a fácil restruturação das estantes de livros, e reutilização dos materiais. Ambas as partes da composição compõem nosso laboratório de arquitetura, o coração intelectual de nosso escritório, onde os visitantes, e nossa equipe podem trabalhar juntos, se inspirar nos materiais, nos arredores e entre si. O conceito de laboratório pode ser facilmente imaginado em demais setores, oferecendo respostas diferentes, e até mesmo configurando um tríptico, ou ainda mais se tornando um políptico.

COTOOP Studio / TOOP architectuur - Fotografia de Exterior
© Tim Van De Velde

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Westouter, 8954 Heuvelland, Bélgica

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "COTOOP Studio / TOOP architectuur" [COTOOP Studio / TOOP architectuur] 25 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/933850/cotoop-studio-toop-architectuur> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.