Escola da Cidade - Programa Estúdio Deriva 2020 nos EUA

O Estúdio Deriva foi criado em 2017 para propor um projeto pedagógico de caráter específico, voltado a cada ano para o conhecimento de novos territórios, com base na convicção de que o aprendizado da arquitetura se faz pelo contato com culturas urbanísticas distintas.

DESTINO

A escolha do terceiro destino do Estúdio Deriva deu-se em parceria com o corpo de professores da pós-graduação Geografia, Cidade e Arquitetura, que teve por três módulos o território estado-unidense como fonte de pesquisa (2011, 2014 e 2018). Com essa associação pretendemos nos valer do conhecimento prévio adquirido com o intuito de aprofundá-lo durante o Curso Preparatório e vivenciá-lo na viagem.

O roteiro cruza o país de oeste a leste, tomando como ânima a arte. Desta forma, é proposto um circuito de visitas a museus, galerias e à cidade-museu de Marfa (Texas), intercalado pelos edifícios notáveis que marcam a arquitetura moderna e contemporânea norte-americana. Entre grandes cidades e uma travessia pelo deserto de ônibus totalizarão, aproximadamente, 5.000 milhas percorridas.

PROGRAMA

O programa se organiza por meio de estudos preparatórios, pela produção de conteúdo prévios e pela realização da viagem – onde estudantes, arquitetos e professores estrangeiros e locais travam contato e vivenciam um processo de aprendizado mútuo. Busca-se, por meio desse programa, realizar estudos que aprofundem, no contexto de cada local visitado, os conceitos de CIDADE, CULTURA e TERRITÓRIO.

O Estúdio Deriva desenvolve-se ao longo do semestre em três momentos: o curso preparatório, a experiência da viagem e a conclusão das pesquisas realizadas.

Coordenador Estúdio Deriva
Professor Sebastian Beck

Corpo docente
Professor Alvaro Puntoni
Professora Ana Paula De Castro
Professora Anna Juni
Professor Fernando Viégas

CRONOGRAMA

Data limite para entrega dos portfólios: 28.02.2020
Início do Curso Preparatório: 03.03.2020 (terças-feiras, das 10h30 às 12h30)
Viagem: 03.07 – 24.07.2020
Exposição e publicação: novembro de 2020

SELEÇÃO

  • O programa está disponível a todos os interessados.
  • Aberto ao público externo.
  • A seleção dos interessados é feita mediante envio de portfólio acadêmico.
  • Entrega digital até 28.2.2020.
  • Envio do portfólio e mais informações pelo e-mail estudioderiva@escoladacidade.edu.br
  • Baixar as informações relacionadas com este evento aqui.

#Tags

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Escola da Cidade - Programa Estúdio Deriva 2020 nos EUA" 12 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/933666/escola-da-cidade-programa-estudio-deriva-2020-nos-eua> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.