Caverna Tropical / H&P Architects

Caverna Tropical / H&P Architects - Imagem 6 de 43
© Tien Thành Nguyễn

Caverna Tropical / H&P Architects - Imagem 2 de 43Caverna Tropical / H&P Architects - Imagem 3 de 43Caverna Tropical / H&P Architects - Imagem 4 de 43Caverna Tropical / H&P Architects - Imagem 5 de 43Caverna Tropical / H&P Architects - Mais Imagens+ 38

Bắc Ninh, Vietnã
  • Arquitetos: H&P Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  160
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Dap Cau, Viglacera
  • Equipe De Projeto: Doan Thanh Ha ,Tran Ngoc Phuong, Nguyen Hai Hue, Trinh Thi Thanh Huyen, Nguyen Duc Anh, Ho Manh Cuong, Nguyen Van Thinh, Nguyen Thi Ngoc Mai
  • Clientes: Nguyen Van Nam
  • Cidade: Bắc Ninh
  • País: Vietnã
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada no centro da cidade de BacNinh, a casa foi projetada para acomodar uma família extensa de até quatro gerações. Seu design é inspirado nos efeitos de luz e espaço, que se assemelham a técnica construtiva de uma "caverna". Em um clima subtropical úmido, a residência proporciona experiências positivas e intensas aos sentidos dos usuários, baixa no acesso, de amplitude no interior, estreitamento nos cantos; abertura para o exterior, devido ao sistema das portas janelas; além da  vegetação alternada,  e distribuição uniforme da luz natural, com escurecimento gradual interno, e fachos de luz zenital, etc.

Caverna Tropical / H&P Architects - Imagem 29 de 43
© Tien Thành Nguyễn
Caverna Tropical / H&P Architects - Imagem 43 de 43
Planta - Primeiro Pavimento
Caverna Tropical / H&P Architects - Imagem 5 de 43
© Tien Thành Nguyễn

Denominado Caverna Tropical, o projeto utiliza o espaço vazio como catalisador, para criação da estrutura da casa com várias camadas de paredes, que protegem, e conectam os espaços, filtrando o vento. Os pavimentos da casa possuem usos específicos, e foram conectados aleatoriamente pelos diferentes patamares da escada, de modo a criar um "percurso de experiências", com vistas interessantes, e imagens distintas. Espaços de transição multidimensional também foram projetados, alternando entre cômodos semi-privativos, e privativos, por meio da vegetação.

Caverna Tropical / H&P Architects - Imagem 32 de 43
© Tien Thành Nguyễn

A fachada frontal possui dois grandes sistemas de brises articulados, cada uma com 10 portas de 6,60 m de altura, que podem ser abertos, e fechados manualmente, através de uma roldana com direção assistida. As aberturas zenitais, o sistema de esquadrias, e a vegetação, ajudam a regular o microclima, oferecendo aos usuários uma visão personalizada, e desfocando os limites entre interior - arquitetura, e exterior - paisagem.

Caverna Tropical / H&P Architects - Imagem 9 de 43
© Tien Thành Nguyễn

Com o crescimento desordenado das cidades, as casas urbanas estão gradualmente sendo sufocadas, e isoladas das relações com o ambiente externo, tornando os usuários inseguros mesmo quando estão em suas próprias residências. A Caverna Tropical foi apresentada como uma solução de conscientização para o problema enfrentado. A casa é um refúgio para os proprietários, proporcionando um local seguro, com uma relação harmoniosa com o meio ambiente.

Caverna Tropical / H&P Architects - Imagem 12 de 43
© Tien Thành Nguyễn
Caverna Tropical / H&P Architects - Imagem 39 de 43
Corte
Caverna Tropical / H&P Architects - Imagem 4 de 43
© Tien Thành Nguyễn

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Caverna Tropical / H&P Architects" [Tropical Cave House / H&P Architects] 07 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/933441/caverna-tropical-h-and-p-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.