Residência Ñasaindy / ArquitecTava

Residência Ñasaindy / ArquitecTava - Imagem 2 de 27Residência Ñasaindy / ArquitecTava - Imagem 3 de 27Residência Ñasaindy / ArquitecTava - Imagem 4 de 27Residência Ñasaindy / ArquitecTava - Imagem 5 de 27Residência Ñasaindy / ArquitecTava - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos: ArquitecTava
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  144
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Leonardo Méndez
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cantera Amarilla, Carpintería Lovera, Cerámica el Triunfo, Debicki Aberturas, Mercoeste, Trimble Navigation, Vectorworks
  • Equipe Responsável: Keiji Ishibashi
  • Equipe De Projeto : Kevin Estepa, Giselle Montanholi, Mauricio Amarilla, Martín Villalba
  • Cidade: Obligado
  • País: Paraguai
Mais informaçõesMenos informações
Residência Ñasaindy / ArquitecTava - Imagem 7 de 27
© Leonardo Méndez

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma obra com recursos locais em um terreno de reflorestamento, uma esquina na área suburbana de Obligado com a fachada frontal voltada para a rua e outra para uma passagem para pedestres ao lado de uma lagoa que reflete e refresca a paisagem. Nesse cenário, a casa está localizada como um contraste horizontal com a verticalidade dos eucaliptos que peneiram a luz e afastam o vento.

Residência Ñasaindy / ArquitecTava - Imagem 14 de 27
© Leonardo Méndez

Um muro de pedra basáltica organiza três volumes, sustenta a laje, divide os espaços principais e de serviço, organiza e abriga as funções. Construído como alvenaria, foi necessário um tremendo esforço para cortar a pedra, sendo utilizada para a pavimentação e os discos de corte para a porta de acesso, eliminando o desperdício de obra.

Residência Ñasaindy / ArquitecTava - Imagem 8 de 27
© Leonardo Méndez
Residência Ñasaindy / ArquitecTava - Imagem 5 de 27
© Leonardo Méndez

Devido à proximidade das árvores, sete eucaliptos tiveram que ser cortados, mas eles retornaram ao local como venezianas, portas e móveis feitos em uma carpintaria a 200 m da obra, tornando o impacto mitigado, aproveitando ao máximo a madeira, descartando usos estruturais por serem árvores muito jovens.

Planta

A água capturada nos telhados é conduzida pelo canal; que é a coroação do muro de pedra, em direção aos extremos da casa, onde é filtrada por decantadores e acumulada em duas grandes cisternas de 1300 litros cada para uso na irrigação do jardim, torneiras de serviço e banheiros.

Residência Ñasaindy / ArquitecTava - Imagem 4 de 27
© Leonardo Méndez

O ar e a climatização do espaço principal que é a sala de jantar têm como alternativa um ar-condicionado bioclimático (poço canadense) que possui uma saída externa e uma serpentina linear de 35 metros embaixo da sala.

Corte longitudinal

O fogo também encontra seu lugar na grande parede de pedra, organizando-a e nucleando-a localizando adjacentemente a casa, a churrasqueira e a cozinha.

Residência Ñasaindy / ArquitecTava - Imagem 10 de 27
© Leonardo Méndez

Embora o muro de pedra faça muito, ou quase tudo, na composição da casa (forma, espaço, função, tecnologia), sua riqueza está na atmosfera do lugar, no decorrer das horas e da luz; que entra e sai, bem como nas sombras noturnas que a lua produz na clareira que ocupa a casa.

Residência Ñasaindy / ArquitecTava - Imagem 12 de 27
© Leonardo Méndez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Ñasaindy / ArquitecTava" [Casa Ñasaindy / ArquitecTava] 10 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/933270/residencia-nasaindy-arquitectava> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.