Residência J15 / Mowa Arquitectura

Residência J15 / Mowa Arquitectura

Residência J15 / Mowa Arquitectura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Cadeira, Iluminação, DormitórioResidência J15 / Mowa Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaResidência J15 / Mowa Arquitectura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, IluminaçãoResidência J15 / Mowa Arquitectura - Fotografia de Interiores+ 23

Tomazetti, Brasil
  • Arquitetos: Mowa Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área :  259
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano :  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias :Juliano Mendes
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes :  Casa Carrier, Costaneira, Frazzon Iluminação, Intecsol, Madereira Cerrito, Supermix
Residência J15 / Mowa Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Juliano Mendes

Descrição enviada pela equipe de projeto. Compartilhar momentos de comemorações com a família e amigos foi a principal característica que levou a pensar na funcionalidade desta residência. Grandes ambientes sociais integrados e ao mesmo tempo atingindo o uso desejado, foram as premissas projetuais aliadas ao desafio dos limites do terreno.

Residência J15 / Mowa Arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Juliano Mendes

O lote J15 possui delimitações atípicas, na frente 23 metros de fachada e aos fundos 8 metros, o que conforma uma figura triangular. Após realizado o levantamento desta área iniciou-se os processos de elaboração projetual.

Residência J15 / Mowa Arquitectura - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Juliano Mendes
Planta - Térreo
Residência J15 / Mowa Arquitectura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Bancada, Iluminação, Prateleira, Viga
© Juliano Mendes

No térreo, ambientes sociais, salas de refeições e estar, cozinha, churrasqueira e acesso a área de lazer, todos possuem uma comunicação visual e funcional, flexibilidade atribuída por grandes vãos através de portas janelas, que além de contribuir para a iluminação natural e ventilação cruzada entre ambiente interno-externo, proporcionam sensações de liberdade inigualáveis, principalmente a oportunidade de vivenciar experiências com o paisagismo projetado.

Residência J15 / Mowa Arquitectura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Iluminação, Cadeira, Escada, Corrimão
© Juliano Mendes

Desta forma, o setor social foi configurado na base da residência, possuindo uma composição formal em barra horizontal no sentido transversal do terreno, ou seja, completa toda largura do mesmo, de divisa a divisa entre os vizinhos. Já o volume superior, estabelecido para o setor íntimo, foi concebido em um volume branco, denso e fechado, apoiado perpendicularmente sobre o inferior, destacando-se pelo seu astuto balanço frontal.

Residência J15 / Mowa Arquitectura - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Juliano Mendes

O grande balanço frontal apoia-se sobre um plano de tijolos maciços, projetado estrategicamente para anular a curvatura frontal do terreno e caracterizar a imponência do acesso principal, permitindo experimentar as sensações de descoberta logo que se adentra a residência.

Residência J15 / Mowa Arquitectura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Sofá, Iluminação, Cadeira, Dormitório
© Juliano Mendes

Simetria (composição formal na arquitetura estabelecida por duas partes iguais e idênticas delimitadas por um eixo central) este foi o traço que definiu a residência J15: um eixo principal, o do acesso. Para isso, ele deveria ser importante, icônico e representar a hierarquia compositiva desta casa, afirma o arquiteto e urbanista Marcos Benedetti.

Residência J15 / Mowa Arquitectura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Iluminação
© Juliano Mendes

Interiormente os espaços possuem uma ambiência única, a sala de estar e jantar possuem como revestimento inferior um lindíssimo porcelanato nas dimensões de 90x90, contribuindo para ampliar o ambiente. O projeto luminotécnico permite a vivência dos espaços com diferentes cenas de iluminação em qualquer ambiente, já que cada um deles tem inúmeros efeitos de iluminação.

Residência J15 / Mowa Arquitectura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira
© Juliano Mendes

“Pensar a casa para a vivência dos seus moradores é o nosso principal objetivo; as principais características que permeiam nossos inúmeros projetos residências e de interiores estão diretamente ligadas aos anseios de nossos clientes, seja pela linguagem, pelo desejo construtivo ou pela capacidade que temos em sermos além de profissionais, pessoas que amamos o que fazemos. ”

Residência J15 / Mowa Arquitectura - Fotografia de Interiores
© Juliano Mendes

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência J15 / Mowa Arquitectura" 06 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/933259/residencia-j15-mowa-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.