Apartamento Brooklin / Pietro Terlizzi Arquitetura

Apartamento Brooklin / Pietro Terlizzi Arquitetura

Apartamento Brooklin / Pietro Terlizzi Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Mesa, Madeira, Tijolo, Cadeira, Pia, VigaApartamento Brooklin / Pietro Terlizzi Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Bancada, Cadeira, VigaApartamento Brooklin / Pietro Terlizzi Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Cadeira, JanelaApartamento Brooklin / Pietro Terlizzi Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Sofá, Cadeira, JanelaApartamento Brooklin / Pietro Terlizzi Arquitetura - Mais Imagens+ 15

  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Guilherme Pucci
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alhambra, Arbo real, AutoDesk, Boreal Iluminação, Brastemp, By Kamy, Casa Atual, Castelatto, Chaos Group, Clami, Color Mix, Deca, Execcult, La Luna Enxovais, Lepri, Líder, Líder decorações, Mansur Vidros, Mil Plantas, Molduras Paethos, +8
Apartamento Brooklin / Pietro Terlizzi Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Sofá, Cadeira, Viga
© Guilherme Pucci

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para o apartamento Brooklin (São Paulo – Brasil) foi elaborado para um jovem Casal com 2 filhos pequenos que queriam um novo lar onde pudessem criar seus filhos e receber amigos e familiares em um ambiente aconchegante, confortável e ao mesmo tempo, sofisticado e moderno.
O vinculo dos moradores com diversas cidades do Brasil, fez com que o projeto de certa forma, homenageasse o Brasil.

Materiais: Pensando nesse estilo os materiais das áreas comuns foram predominantemente o cimento e concreto tão presentes na arquitetura brasileira (ora no piso cimenticio de toda área comum do apartamento, ora das ripas de concreto aparente na parede principal da sala, ora na textura de cimento queimado nas vigas, pilares e forro principal da sala) contrastando com madeira (freijó) presente nos móveis, painéis e parte do forro da sala.

Apartamento Brooklin / Pietro Terlizzi Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sofá, Mesa, Cadeira, Banco
© Guilherme Pucci

Na cozinha foi usada um conceito mais clean e minimalista usando basicamente o branco nos tampos em pedra, azulejos e portas dos armários suspensos em vidro branco (combinando com os eletrodomésticos da mesma cor); o maior contraste nesse ambiente vem da mesa em peroba de demolição e a marcenaria em verde “bambu” usado na marcenaria dos armários abaixo das bancadas de silestone brancas.

Apartamento Brooklin / Pietro Terlizzi Arquitetura - Fotografia de Interiores, Janela, Jardim
© Guilherme Pucci
Planta
Apartamento Brooklin / Pietro Terlizzi Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Iluminação, Dormitório
© Guilherme Pucci

O Espaço Gourmet; continuação da cozinha, divididos apenas por uma porta de vidro; usou-se praticamente os mesmos materias nos armarios baixos e na bancada de pedra; na peroba de demolição na mesa e para deixar um pouco mais rústico e acolhedor foi usado o revestimento de tijolo aparente em toda sua parede principal, além de algumas plantas e um pequeno jardim próximo ao guarda corpo.

Apartamento Brooklin / Pietro Terlizzi Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Guilherme Pucci

A sala; originariamente dividida em sala e varanda através de um grande caixilho com portas de vidro foi integrada complemente com a remoção desse elemento e nivelamento de ambos as áreas. Mesmo com a transformação em um único ambiente, a idéia era deixa claro 3 espaços em uma só: sala de jantar, sala de estar/ tv e a varanda. Esse último deveria ser o local onde o verde e o aconchego fossem mais predominantes.

Apartamento Brooklin / Pietro Terlizzi Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa
© Guilherme Pucci

Um jardim vertical foi projetado no final da varanda criando um ambiente bastante relaxante e arejado. Foi utilizado um tapete listrado para enfatizar bem o comprimento da varanda original do apartamento. Na sala, o longo corredor desde a cozinha até a porta de acesso às áreas íntimas do apartamento foi demarcada com um forro ripado em freijó que entra também no hall do elevador Social.

Apartamento Brooklin / Pietro Terlizzi Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Sofá, Cadeira, Janela
© Guilherme Pucci

Nas áreas íntimas foi usado assoalho em cumarú para um melhor conforto termo/ acústico e toques de cimento queimado mais claro em relação as áreas comuns para dar mais leveza e contraste com a marcenaria colorida da sala íntima apelidada pela família carinhosamente de cafofo.

Apartamento Brooklin / Pietro Terlizzi Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Janela, Sofá, Cadeira, Viga
© Guilherme Pucci

O cafofo usa elementos como o tijolinho para maior aconchego e sua decoração foi inspirada no tema música, um dos hobbies preferidos do casal. Desse ambiente se acessa todos os quartos do apartamento.

Apartamento Brooklin / Pietro Terlizzi Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cadeira, Pilar
© Guilherme Pucci

Quarto kids... eram originalmente 2 quartos que foram integrados e, considerando a abertura da grande porta de correr amarela de acesso ao quarto, Cafofo e quarto kids praticamente viram um ambiente só.
Quarto kids é composto de 2 camas opostas nas paredes laterias do quarto com uma cama retrátil no centro para visitas kids e, quanto fechada, vira uma lousa.

Escritorio: também usado como quarto de visitas com a possibilidade de montar a cama retrátil, o escritório utiliza o tijolinho como revestimento de sua parede principal, linkando com o estilo do resto do apartamento.

Apartamento Brooklin / Pietro Terlizzi Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Mesa, Madeira, Tijolo, Cadeira, Pia, Viga
© Guilherme Pucci

Por fim a suite master e o closet fecham o projeto como último ambiente do apartamento. o closet bem Longilíneo reforçado pelo extenso rasgo no forro para iluminação de toda sua extensão foi pensado em uma linha mais clean branca contrastando com o assoalho em Cumarú.

Apartamento Brooklin / Pietro Terlizzi Arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Sofá, Janela, Mesa, Iluminação, Cama, Viga
© Guilherme Pucci

A suite com sua cama baixa inspirada em estilo japonês também apresenta sua cabeceira ripada e textura de cimento queimado (como na sala)... tendo sua monocromicidade sendo quebrada pelos quadros com fotos de vegetações.
A suite ainda apresenta uma pequena varanda transformada em um escritório para ser usado quando. Escritório principal esta com visitas.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Brooklin / Pietro Terlizzi Arquitetura" 06 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/933255/apartamento-brooklin-pietro-terlizzi-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.