Casa Binária de Madeira / TA-CHA Design

Casa Binária de Madeira / TA-CHA Design  - Imagem 2 de 24Casa Binária de Madeira / TA-CHA Design  - Imagem 3 de 24Casa Binária de Madeira / TA-CHA Design  - Imagem 4 de 24Casa Binária de Madeira / TA-CHA Design  - Imagem 5 de 24Casa Binária de Madeira / TA-CHA Design  - Mais Imagens+ 19

Pak Chong, Tailândia
  • Arquitetos: TA-CHA Design
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  600
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Beersingnoi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ampelite, Hafele, SYS, TOA
  • Equipe De Projeto: Waranyu Makarabhirom, Sonthad Srisang
  • Colaboradores: Thanpareeya Satthamnuwong
  • Cidade: Pak Chong
  • País: Tailândia
Mais informaçõesMenos informações
Casa Binária de Madeira / TA-CHA Design  - Imagem 2 de 24
© Beersingnoi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Desenvolvido a partir do plano inicial de constituir um resort privado / AirBnb, o projeto foi finalmente construído para se tornar um segundo lar para uma família de cinco pessoas de Bangkok e, esperançosamente, o último lar para os pais que se aposentarão em breve. Em todo o projeto de design da casa, houve um único valor central no qual o proprietário e os arquitetos concordaram: sempre manter os antecessores em alta consideração. Em outras palavras, a casa existe para respeitar aqueles que vieram antes, sejam eles vizinhos, pessoas locais, animais locais ou árvores locais.

Casa Binária de Madeira / TA-CHA Design  - Imagem 4 de 24
© Beersingnoi

O painel de madeira também é uma das abordagens ecológicas do projeto. Os painéis são feitos de madeira recuperada, buscando o mínimo de impacto no meio ambiente. 80% da madeira usada na construção compreende diferentes tipos de madeira reutilizada que foram repolidas, categorizadas e reatribuídas para atender a diferentes funções da casa. Inspirada na tradicional e única “Casa Korat”, originária da província de Nakorn Ratchasima, o trabalho em madeira foi realizado pelos artesãos locais, cuja experiência foi utilizada e adaptada para atender às demandas da construção e do projeto. Usar mão de obra local também significa um custo reduzido de transporte.

Implantação
Corte

A localização da casa induz harmonia com a natureza. A propriedade está situada em uma colina que se estende de norte a sul, com a área sul sendo a parte mais alta do terreno, o que se tornaria um ponto de vantagem e, portanto, o local mais adequado da casa. No entanto, como um número significativo de árvores Phayung (jacarandá siamês) prosperam nessa área, tivemos que escolher um pedaço de terra menos ocupado nas proximidades para a implantação. A casa foi finalmente construída buscando coexistir pacificamente com os Phayung, cujas silhuetas protegem a casa do brilho do sol da tarde. É o mutualismo: a interdependência entre humanos e natureza, uma conversa entre a casa e as árvores, como o som de uma flauta de madeira que retorna à sua origem de bambu.

Casa Binária de Madeira / TA-CHA Design  - Imagem 11 de 24
© Beersingnoi

O piso elevado é uma abordagem consciente para reduzir as perturbações humanas na natureza. Permite que os animais locais se alimentem sem interferências humanas, além de impedir o encontro com criaturas venenosas. Para minimizar o impacto da construção no solo e nas plantas, o piso elevado também ajuda a regular o balanço de umidade no solo, aumenta a superfície de absorção de água e faz com que o contorno da casa se misture bem com a geografia da encosta.

Casa Binária de Madeira / TA-CHA Design  - Imagem 3 de 24
© Beersingnoi

O sistema binário é uma analogia que usamos para responder a outro dilema de projeto: a solicitação do proprietário por um espaço ideal e um nível mais alto da casa resultaria na presença maciça que teria produzido uma dor de cabeça e tornaria sua existência longe de ser respeitosa com o ambiente. Para reduzir a presença absoluta da casa, empregamos um design modular e atribuímos funções binárias de 0 (espaço desocupado / aberto) ou 1 (espaço ocupado / fechado) para cada módulo, cada um dos quais mede igualmente 3,40 metros de largura, comprimento e altura para simplificar o plano de construção. Alguns também têm funções intercambiáveis em relação às preferências dos usuários em diferentes horários do dia.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Binária de Madeira / TA-CHA Design " [Binary Wood House / TA-CHA Design ] 08 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/933074/casa-binaria-de-madeira-ta-cha-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.