Casa FG 30 / Sérgio Miguel Godinho Arquiteto

Casa FG 30 / Sérgio Miguel Godinho Arquiteto

© João Guimarães© João Guimarães© João Guimarães© João Guimarães+ 21

Loulé, Portugal
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  249
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo Fotografias:  João Guimarães
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: ART ALU 3, AlttoGlass, Carpintaria 3 irmãos, Cor branca, Cortizo, Dow Building Solutions, Ferrodrigues, Fluante vinyl pro Finsa, Imperalum, Keraben, Linhas 3D, Orlando A.M Guerra, Preceram, Secil, Serralharia Vila Garcia, Vinyl Underlay FinFloor, Würth
  • Arquiteto Responsável:Sérgio Miguel Godinho
  • Equipe De Design:Sérgio Miguel Godinho, arch
  • Engenharia:Licinio Ferreira, eng
  • Cidade:Loulé
  • País:Portugal
Mais informaçõesMenos informações
© João Guimarães
© João Guimarães

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma casa de cromática branca, é desenvolvida em três pisos, pela criação de um desalinhamento entre volumes, acima da cota de soleira.

Com este desalinhamento, é definido uma ampla zona exterior, no limiar dos espaços sociais da habitação, produzindo em simultâneo nessa área, um linear espaço de sombra contíguo à habitação, definido pelo volume do piso superior, no quadrante sul.

© João Guimarães
© João Guimarães
Planta térreo
Planta térreo
© João Guimarães
© João Guimarães

Os 13 metros de vão, composto por 6 imponentes janelas deslizantes, são protegidas pela luz directa, nos espaços da cozinha e sala, devido a esse desalinhamento volumétrico.

© João Guimarães
© João Guimarães

É ideia central do projeto, que o piso social seja amplamente aberto ao exterior e isento de desníveis, com as experiências sociais da cozinha e da sala de estar, a misturarem-se no mesmo espaço, e partilhando em simultâneo, o espaço exterior do logradouro. Um contraste é criado pela total opacidade, na elevação norte dos volumes.

© João Guimarães
© João Guimarães

No interior, uma escada encaminha para o piso superior onde alberga 3 quartos. A escada é um elemento interior de destaque na casa, estando numa zona de comunicação que interliga num só espaço, todos os espaços da cave, do piso 1 e do piso 2. Este espaço de comunicação é Iluminado por uma luz zenital linear que percorre todo o espaço interior.

© João Guimarães
© João Guimarães

No 2º piso, 2 quartos, partilham um generoso pátio, e ainda, um outro quarto, utiliza uma extensa varanda em todo o seu limite, que se direciona para a paisagem do interior algarvio.

© João Guimarães
© João Guimarães

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa FG 30 / Sérgio Miguel Godinho Arquiteto" 02 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/932993/casa-fg-30-sergio-miguel-godinho-arquiteto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.