Casa FG 30 / Sérgio Miguel Godinho Arquiteto

Casa FG 30 / Sérgio Miguel Godinho Arquiteto - Fotografia de InterioresCasa FG 30 / Sérgio Miguel Godinho Arquiteto - Fotografia de Interiores, CozinhaCasa FG 30 / Sérgio Miguel Godinho Arquiteto - Fotografia de InterioresCasa FG 30 / Sérgio Miguel Godinho Arquiteto - Fotografia de Interiores, Escada, CorrimãoCasa FG 30 / Sérgio Miguel Godinho Arquiteto - Mais Imagens+ 16

Loulé, Portugal
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  249
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:João Guimarães
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ART ALU 3, AlttoGlass, Carpintaria 3 irmãos, Cor branca, Cortizo, Dow Building Solutions, Ferrodrigues, Finfloor, Finsa, Imperalum, Keraben, Linhas 3D, Orlando A.M Guerra, Preceram, Secil, Serralharia Vila Garcia, Würth
  • Arquiteto Responsável: Sérgio Miguel Godinho
  • Equipe De Design: Sérgio Miguel Godinho, arch
  • Engenharia: Licinio Ferreira, eng
  • Cidade: Loulé
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa FG 30 / Sérgio Miguel Godinho Arquiteto - Fotografia de Exterior
© João Guimarães

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma casa de cromática branca, é desenvolvida em três pisos, pela criação de um desalinhamento entre volumes, acima da cota de soleira.

Com este desalinhamento, é definido uma ampla zona exterior, no limiar dos espaços sociais da habitação, produzindo em simultâneo nessa área, um linear espaço de sombra contíguo à habitação, definido pelo volume do piso superior, no quadrante sul.

Casa FG 30 / Sérgio Miguel Godinho Arquiteto - Fotografia de Exterior, Janela
© João Guimarães
Planta térreo
Casa FG 30 / Sérgio Miguel Godinho Arquiteto - Fotografia de Interiores
© João Guimarães

Os 13 metros de vão, composto por 6 imponentes janelas deslizantes, são protegidas pela luz directa, nos espaços da cozinha e sala, devido a esse desalinhamento volumétrico.

Casa FG 30 / Sérgio Miguel Godinho Arquiteto - Fotografia de Interiores, Escada
© João Guimarães

É ideia central do projeto, que o piso social seja amplamente aberto ao exterior e isento de desníveis, com as experiências sociais da cozinha e da sala de estar, a misturarem-se no mesmo espaço, e partilhando em simultâneo, o espaço exterior do logradouro. Um contraste é criado pela total opacidade, na elevação norte dos volumes.

Casa FG 30 / Sérgio Miguel Godinho Arquiteto - Fotografia de Interiores, Cozinha
© João Guimarães

No interior, uma escada encaminha para o piso superior onde alberga 3 quartos. A escada é um elemento interior de destaque na casa, estando numa zona de comunicação que interliga num só espaço, todos os espaços da cave, do piso 1 e do piso 2. Este espaço de comunicação é Iluminado por uma luz zenital linear que percorre todo o espaço interior.

Casa FG 30 / Sérgio Miguel Godinho Arquiteto - Fotografia de Interiores
© João Guimarães

No 2º piso, 2 quartos, partilham um generoso pátio, e ainda, um outro quarto, utiliza uma extensa varanda em todo o seu limite, que se direciona para a paisagem do interior algarvio.

Casa FG 30 / Sérgio Miguel Godinho Arquiteto - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© João Guimarães

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa FG 30 / Sérgio Miguel Godinho Arquiteto" 02 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/932993/casa-fg-30-sergio-miguel-godinho-arquiteto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.