Casa Tacuari / moarqs

Casa Tacuari / moarqs

© Albano Garcia© Javier Agustin Rojas© Javier Agustin Rojas© Javier Agustin Rojas+ 45

Barracas, Argentina
  • Arquitetos: moarqs
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  383
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo Fotografias:  Albano Garcia, Javier Agustin Rojas
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Knauf, 3M, A.D. Barbieri, Ariston, BGH, Hunter Douglas Perú, Paneles solares Solartec, Saint Gobain Isover, VASA
  • Arquiteto Responsável:Ignacio Montaldo
  • Arquiteto Associado:Ángel Tundis
  • Equipe De Projeto:Jerónimo Bailat, Sofia Tomaselli
  • Iluminação:Veronica La Cruz
  • Engenharia Sanitária:MMO. Eduardo Gamulin.
  • Cidade:Barracas
  • País:Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Albano Garcia
© Albano Garcia

Descrição enviada pela equipe de projeto. A obra está localizada na fronteira sul da cidade de Buenos Aires, dentro do casco antigo, no bairro de Barracas, no distrito das artes, no limite com os bairros de San Telmo e Constitución. A casa se desenvolve afirmando categoricamente as características da vida na cidade, promovendo, a partir da arquitetura, a ideia de uma cidade compacta e densa. O zoneamento previsto no código de planejamento urbano vigente é APH1 14. A casa existente foi construída antes de 1920, de acordo com o plano elaborado por Aguas Argentinas em 4 de agosto de 1920. Nos propusemos a intervir com a premissa da recuperação e restauração da peça arquitetônica, buscando a revalorização de seu caráter simbólico como parte do tecido urbano, considerando com atenção especial as adequações para o uso doméstico contemporâneo, mantendo seu caráter.

© Javier Agustin Rojas
© Javier Agustin Rojas
Axonométrica
Axonométrica
© Javier Agustin Rojas
© Javier Agustin Rojas

A edificação existente era uma residência de aluguel, que seguia a tipologia "casa chorizo" conformada a partir de dois pátios. Essa tipologia apresenta uma unidade residencial à frente, e outros dormitórios de aluguel orientados ao interior da quadra. Na residência principal encontrou-se a melhor qualidade construtiva e maiores detalhes de acabamentos característicos da época de construção, tais como peças de ferro, detalhes em gesso, etc. Esta parte do edifício, por ter melhor qualidade construtiva, se encontrava em melhor estado de conservação em relação aos dormitórios de aluguel. A intervenção, portanto, consiste em conservar os ambientes ao redor do primeiro pátio como áreas sociais da nova casa, demolir os dormitórios posteriores, que estavam em mau estado de conservação, gerando um jardim, e construir um novo andar no primeiro pavimento, onde se desenvolveria o setor dos dormitórios. Esta decisão de projeto gera, além de uma ampliação no espaço urbano do pulmão no centro da quadra, incrementa a área de terreno natural absorvente. A construção da nova obra na parte superior do edifício é recuada em relação à linha oficial de limite para não ser visível desde a rua.

© Albano Garcia
© Albano Garcia
Corte B
Corte B
© Javier Agustin Rojas
© Javier Agustin Rojas

A nova intervenção foi realizada sem imitar as formas de construção originais, nem a linguagem histórica. A mesma foi construída com um sistema leve a seco, com estrutura metálica. Os dormitórios se abrem para o norte e um beiral de 80 cm de profundidade com um sistema de persianas permite gerar a proteção solar necessária no verão, e, ao mesmo tempo, a captação e ganho de sol no inverno. Todos os pisos, tanto os de calcário, quanto os de pinho, foram recuperados e restaurados. As instalações tradicionais foram complementadas com painéis solares para a geração de energia elétrica, e painéis térmicos para o aquecimento de água sanitária.

© Javier Agustin Rojas
© Javier Agustin Rojas
Planta Superior
Planta Superior
© Javier Agustin Rojas
© Javier Agustin Rojas

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa Tacuari / moarqs" [Casa Tacuari / moarqs] 20 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/932992/casa-tacuari-moarqs> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.