Cafeteria Coffeetown / TRPC Arquitetos

Cafeteria Coffeetown / TRPC Arquitetos - Fotografia de Interiores, CadeiraCafeteria Coffeetown / TRPC Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, PátioCafeteria Coffeetown / TRPC Arquitetos - Fotografia de Exterior, FachadaCafeteria Coffeetown / TRPC Arquitetos - Fotografia de Exterior, Cadeira, Fachada, Jardim, PátioCafeteria Coffeetown / TRPC Arquitetos - Mais Imagens+ 8

Horto Florestal, Brasil
  • Arquiteto Líder: Adalberto Viela
  • Clientes: Coffeetown Salvador
  • Engenharia: RC Engenharia
  • Paisagismo: Joilson Barbosa e Tânia Facchinetti
  • Colaboradores: Artenele Vidros, Coral, Deca, Policrom Metalúrgica, Omni Light, DiPedra, Helvética Revestimentos
  • Cidade: Horto Florestal
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Cafeteria Coffeetown / TRPC Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Adalberto Vilela Maria e Paula Romano

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em sua estreia na maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, o escritório TRPC Arquitetos, CASACOR, assina dois espaços, o “Loft do Colecionador” e a “Cafeteria Coffeetown”. Para a cafeteria, os jovens arquitetos Adalberto Vilela, Cecília Miscow, Tiago Schultz E Vanessa Sampaio trabalharam um tema recorrente nas suas investigações arquitetônicas: o arquétipo da casa, a disposição dos volumes e a escala, considerando uma implantação cuidadosa na praça de alimentação do evento.

Cafeteria Coffeetown / TRPC Arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Adalberto Vilela Maria e Paula Romano
Planta
Cafeteria Coffeetown / TRPC Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Pátio
© Adalberto Vilela Maria e Paula Romano

Com um gesto arquitetônico simples de extrusão da silhueta de uma casa, os arquitetos conceberam um café que chama atenção à primeira vista. A “casa” foi projetada com duas empenas opacas nas extremidades, utilizadas para a exibição dos produtos vendidos na mercearia da cafeteria, e um grande plano envidraçado que se extende das paredes à cobertura, garantindo luz natural durante o dia e iluminando a praça à noite. O volume produzido pela paredes que cercam a cafeteria tem 6m de comprimento, 4m de largura e 5,30m de altura, conferindo 24 m² de área útil.

Cafeteria Coffeetown / TRPC Arquitetos - Fotografia de Interiores, Iluminação, Cadeira, Vidro
© Adalberto Vilela Maria e Paula Romano

A cor verde bem saturada do acabamento externo unifica a estrutura e conecta-a ao paisagismo do entorno. A cafeteria funciona como a entrada para a praça do evento, com um volume marcado pela transparência e simetria, uma composição que convida os visitantes a uma pausa para um café e bolo, enquanto observa as ações ao ar livre durante toda a CASACOR. A parede de vidro voltada para o leste amplia o espaço ao integrar o interior ao exterior, e confere ao conjunto um visual diurno e noturno bem diverso.

Cafeteria Coffeetown / TRPC Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Prateleira, Janela
© Adalberto Vilela Maria e Paula Romano

Durante o dia, mesmo da passarela que liga as duas casas do evento, avista-se a cafeteria com clareza, mas conforme escurece, o interior iluminado por uma constelação composta de 20 pendentes com bulbos aparentes, incandesce transformando-se em um ponto focal da praça. Para o ambiente externo foi pensado um deck com cadeiras e mesas para um tranquilo café ao ar livre entre as plantas do jardim, com iluminação indireta e intimista, evidenciando a elegante empena da ‘casa’, que revela o traço minimalista dos arquitetos.

Cafeteria Coffeetown / TRPC Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Adalberto Vilela Maria e Paula Romano

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Estácio Gonzaga, 210 - Horto Florestal, Salvador - BA, 40295-020, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Cafeteria Coffeetown / TRPC Arquitetos" 28 Jan 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/932653/cafeteria-coffeetown-trpc-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.