Casa CH / ODDO architects

Casa CH / ODDO architects - Fotografia de Exterior, FachadaCasa CH / ODDO architects - Fotografia de Interiores, Escada, MadeiraCasa CH / ODDO architects - Fotografia de ExteriorCasa CH / ODDO architects - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, EscadaCasa CH / ODDO architects - Mais Imagens+ 17

Hanói, Vietnã
  • Arquitetos: ODDO architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  220
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
Mais informaçõesMenos informações
Casa CH / ODDO architects - Fotografia de Exterior
© Hoang Le photography

Descrição enviada pela equipe de projeto. Hanói é a capital do Vietnã e uma das cidades mais densamente povoadas do planeta. Engarrafamentos, poluição atmosférica, carência de espaços públicos e área verdes são alguns dos principais problemas enfrentados diariamente por seus mais de 7 milhões de habitantes. Por outro lado, Hanói é também diversa e vibrante, um repositório de histórias e tradições que fazem parte da cultura vietnamita. Neste contexto, o projeto da Casa CH foi concebido para abrigar três gerações da mesma família, algo muito comum neste país do sudeste asiático. A intenção era construir um espaço protegido e tranquilo para a vida familiar em meio ao caos da região central de Hanói. Implantada em um típico terreno urbano da capital vietnamita, com apenas 4,2 metros de frente, a Casa CH se materializa como um oásis protegido em meio ao agitado contexto urbano da cidade grande.

Casa CH / ODDO architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Hoang Le photography

Inspirado pela arquitetura vernacular vietnamita, o projeto da Casa CH conta com espaços amplamente iluminados e ventilados naturalmente através de uma série de pátios interiores. Os arquitetos buscaram encontrar um equilíbrio entre o estilo de vida tradicional e moderno, apropriando-se da luz natural e dos pátios para construir um ambiente agradável e confortável.

Casa CH / ODDO architects - Fotografia de Interiores, Escada, Madeira
© Hoang Le photography
Casa CH / ODDO architects - Imagem 18 de 22
Planta - 1º e 2º pavimentos
Casa CH / ODDO architects - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Madeira, Escada
© Hoang Le photography

Funcionalmente, a casa encontra-se dividida em duas áreas independentes: um espaço comercial junto à rua e a casa da família nos níveis superiores. Devido as reduzidas dimensões do terreno, os espaços de uso comum da casa  – como a sala de estar, a biblioteca, a sala de jantar e a cozinha – foram separados e distribuindo em diferentes níveis e com diferentes pés direitos, criando um espaço aberto, contínuo e integrado. Apesar de sua extensão vertical, todos os espaços encontram-se intimamente conectados, tanto física quanto visualmente, proporcionando conexões e interações inesperadas entre eles. Os quartos das crianças foram implantados logo acima dos espaços de uso comum da casa, permitindo um contato visual direto com os demais membros da família. Tranquilo como um oásis em meio ao caos de Hanói, o pátio interior é o espaço responsável por organizar e distribuir os quarto dos avós e o dormitório principal do casal. De forma complementar, a casa conta ainda com outros três espaços vazios que servem para separar o programa íntimo e coletivo da casa além de distinguir o espaço comercial da área privativa da casa.

Casa CH / ODDO architects - Imagem 21 de 22
Fachada
Casa CH / ODDO architects - Imagem 22 de 22
Maquete em corte

A vida familiar no Vietnã tem um significado outro se compararmos com a maioria das culturas ocidentais. É muito comum que em uma casa coabitem distintas gerações. Entretanto, esta tendência histórica tem começada a mudar lentamente no país devido ao novo estilo de vida contemporâneo. O design do espaço, por sua vez, procura enfatiza as conexões entre os membros da família e resgatar estes importantes valores culturais.

A natureza tem um efeito positivos na saúde mental das pessoas, entretanto, o rápido desenvolvimento de Hanói fez com que as áreas verdes da cidade fossem praticamente extintas. Pensando nisso, os jardins interiores da casa foram pensados como momentos de descontração e relaxamento, espaços onde os moradores podem aliviar e liberar o estresse da intensa vida moderna da capital. A Casa CH não é apenas um abrigo para a família, mas principalmente um espaço de conexão entre as pessoas e entre os seres humanos e a natureza.

Casa CH / ODDO architects - Fotografia de Interiores, Madeira
© Hoang Le photography

Formalmente, a fachada do edifício foi concebida como uma dupla camada: a envoltória externa foi construído em blocos de cimento perfurados e a estrutura interior em aço e vidro. Este intervalo entre as fachadas serve tanto para proteger o edifício da incidência direta dos raios de sol, permitindo também uma melhor ventilação natural, quanto para incorporar jardins que transformam a casa em um verdadeiro oásis. Atravessando o estreito volume vertical da fachada do edifício, uma enorme abertura em forma de fita serve para ampliar ainda mais a iluminação natural dos espaços interiores, além de proporcionar uma aparência mais atraente para o volume sóbrio da casa.

A nossa intenção foi criar um espaço que pudesse aproximar as pessoas e resgatar as tradições familiares, procurando soluções inteligentes para proporcionar um ambiente de vida agradável e confortável.

Casa CH / ODDO architects - Fotografia de Interiores, Madeira
© Hoang Le photography

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa CH / ODDO architects" [CH House / ODDO architects] 04 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/932594/casa-ch-oddo-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.