Casa de Férias Deer / Sintija Vaivade_Arhitekte

Casa de Férias Deer / Sintija Vaivade_Arhitekte - Imagem 2 de 24Casa de Férias Deer / Sintija Vaivade_Arhitekte - Imagem 3 de 24Casa de Férias Deer / Sintija Vaivade_Arhitekte - Imagem 4 de 24Casa de Férias Deer / Sintija Vaivade_Arhitekte - Imagem 5 de 24Casa de Férias Deer / Sintija Vaivade_Arhitekte - Mais Imagens+ 19

Talsi, Letônia
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  549
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Māris Lapiņš
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Lutron, Furniture design factory mdf.lv, Lambert & fils, Schüco, Vola
  • Arquitetos Responsáveis: Sintija Vaivade, Madara Vēza
  • Engenharia: Ģirts Bērziņš
  • Construtor: Skonto Ltd
  • Cidade: Talsi
  • País: Letônia
Mais informaçõesMenos informações
Casa de Férias Deer / Sintija Vaivade_Arhitekte - Imagem 6 de 24
© Māris Lapiņš

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa de férias "Deer" envia uma mensagem sobre a interação harmoniosa entre a arquitetura contemporânea e a natureza, rompendo as fronteiras entre o espaço interno e o externo e tornando o ambiente mais cativante.

Casa de Férias Deer / Sintija Vaivade_Arhitekte - Imagem 19 de 24
© Māris Lapiņš

Com uma abordagem suave à paisagem tranquila, a casa "Deer" está localizada no relevo natural de Kurzeme, cercado por lagos, prados e árvores centenárias. A presença de renas selvagens que tendem a pastar perto da casa ou mais remotamente na floresta cria um contexto especial para o exterior robusto - uma poesia peculiar da arquitetura minimalista.

Casa de Férias Deer / Sintija Vaivade_Arhitekte - Imagem 17 de 24
© Māris Lapiņš
Planta
Casa de Férias Deer / Sintija Vaivade_Arhitekte - Imagem 8 de 24
© Māris Lapiņš

A tarefa ficou muito clara desde o início - o cliente queria ver uma arquitetura severa em termos de expressão, que corresponde à principal função do edifício - um local de encontro onde a pesca, cartas de baralho e conversas sem pressa podiam ocorrer enquanto desfrutam de um charuto ou um copo de vinho.

Casa de Férias Deer / Sintija Vaivade_Arhitekte - Imagem 12 de 24
© Māris Lapiņš

O vídeo representa dois eixos principais que definem o conceito geral - um eixo visual que percorre a nova entrada de automóveis, continua através do edifício e leva ao lago, enquanto o outro molda a arquitetura do edifício de acordo com o terreno. O novo edifício continua a vida da casa que costumava ficar aqui - a escada que leva ao lago está localizada exatamente no mesmo lugar de antes. Era importante manter esse link.

A imagem escultural do edifício, com suas diferentes inclinações nas fachadas e nas estruturas de vidro, origina-se dos diferentes níveis do terreno natural. A silhueta do edifício muda de acordo com seu ponto de vista, revelando várias características das fachadas.

O concreto torna-se o principal elemento de construção. Foram feitas duas concretagens - a primeira camada é a estrutura e, após o isolamento, a segunda camada de concreto é aplicada no exterior. Um processo de construção complicado e demorado.

Corte
Casa de Férias Deer / Sintija Vaivade_Arhitekte - Imagem 9 de 24
© Māris Lapiņš

“Eu percebo o concreto como um material natural absolutamente vivo. Não procurei obter uma textura ideal e suave. Pelo contrário, mantive as junções e a cor irregular. Além do mais, como todos os materiais naturais, o concreto 'envelhece' graciosamente: em quatro a cinco anos, sob a influência do sol, ele se torna totalmente branco, permanecendo cinza à sombra", disse o arquiteto Sintija Vaivade.

Casa de Férias Deer / Sintija Vaivade_Arhitekte - Imagem 4 de 24
© Māris Lapiņš

Quando você entra no corredor, você encontrará uma paisagem panorâmica com vista para o lago. As vidraças expansivas ocupam quase toda a fachada sul de frente para o lago, criando uma translucidez fascinante. Portas e mesas de jantar em carvalho escuro, cozinha de carvalho claro com painéis e mesa de pôquer - sob medida de acordo com o projeto do arquiteto, criam uma atmosfera calorosa e aconchegante no interior.

Casa de Férias Deer / Sintija Vaivade_Arhitekte - Imagem 5 de 24
© Māris Lapiņš

"Esta é a minha compreensão da paisagem da Letônia, é a minha resposta de como a vejo. A presença da natureza é o elemento mais importante experimentado neste edifício", concluir a arquiteta Sintija Vaivade.

O projeto recebeu o prêmio anual de arquitetura da Letônia em 2015.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa de Férias Deer / Sintija Vaivade_Arhitekte" [Holiday House - Deer / Sintija Vaivade_Arhitekte] 21 Jan 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/932259/casa-de-ferias-deer-sintija-vaivade-arhitekte> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.