A casa do telhado / Looklen Architects

A casa do telhado / Looklen Architects - Fotografia de Exterior, Vidro, JardimA casa do telhado / Looklen Architects - Fotografia de Interiores, MadeiraA casa do telhado / Looklen Architects - Fotografia de Interiores, Sala de EstarA casa do telhado / Looklen Architects - Fotografia de Exterior, MadeiraA casa do telhado / Looklen Architects - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos: Looklen Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  190
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Varp Studio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CASA ROCCA, FAMELINE, Nippon, SCG, Thaisun
  • Arquiteto Responsável: Nuttapol Techopitch
  • Equipe De Projeto: Pinyo Rungreungsamrith, Petch Panupattanapong, Chitsanupong Runglertnirund
  • Cliente: Pacharanan Marittida
  • Estrutura: Worapoj Thamasungkeeti
  • Paisagismo: Looklen Architects
  • Interiores: Looklen Architects
  • Sistemas De Informação: Ummarin Jantaket, Sanwisit Sriboonpeng
  • Projeto De Iluminação: Lundi Light Design Co.,Ltd.
  • Construtora: 95 Engineering Co.,Ltd.
  • Cidade: Khet Yan Nawa
  • País: Tailândia
Mais informaçõesMenos informações
A casa do telhado / Looklen Architects - Fotografia de Exterior, Vidro, Jardim
© Varp Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta pequena casa chamada de ‘a casa do telhado’ encontra-se localizada na cidade de Bangkok, na Tailândia. Ela foi assim apelidada por conta da enorme cobertura que domina praticamente todo este modesto terreno de lados iguais com aproximadamente duzentos e cinquenta metros quadrados. A casa do telhado é, na verdade, um projeto complementar à uma antiga casa de família que fica muito próxima dali, em um bairro abarrotado de pequenos edifícios na região metropolitana da capital tailandesa.

A casa do telhado / Looklen Architects - Fotografia de Exterior
© Varp Studio
Planta - térreo
A casa do telhado / Looklen Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Varp Studio

O cliente havia pensado em construir uma nova casa, uma estrutura que pudesse oferecer atividades complementares às funções existentes da antiga casa na qual ele morava a mais de quinze anos e de onde ele não pensava em se mudar muito cedo. Pensando nisso, a casa do telhado foi concebida como uma grande espaço de uso comum onde toda a família pudesse se reunir em dias de festa, onde eles pudessem receber seus hóspedes assim como ter um lugar mais apropriado para as aulas de piano das crianças.

A casa do telhado / Looklen Architects - Fotografia de Interiores, Madeira, Vidro
© Varp Studio

A ideia era construir um edifício simples, compacto e portanto, barato. Pensando nisso os arquitetos da Looklen desenvolveram uma tipologia de planta aberta e integrada onde todas as funções compartilhariam o mesmo espaço. Além disso, a proposta deveria ser flexível o bastante em caso de futuras demandas e consequentes transformações. A única limitação deste projeto era a presença de uma enorme árvore bem no meio do terreno, a qual deveria ser preservada e portanto, a planta da casa foi organizada ao redor de um pátio central que acolhe a árvore existente e distribui os espaços da casa.

A casa do telhado / Looklen Architects - Fotografia de Exterior, Madeira
© Varp Studio

O pátio central, desta forma, tornou-se o ponto focal do espaço programático da casa. Além disso, ele funciona como um respiro, um espaço de descompressão e de conexão com o mundo exterior. Ainda assim, ele é um espaço reservado e íntimo, cercado por uma série de espaços fluidos e interconectados.

A casa do telhado / Looklen Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Madeira, Vidro
© Varp Studio
A casa do telhado / Looklen Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Varp Studio

O elemento principal deste projeto, complementar ao pátio interior, é a sua grande e generosa cobertura, a qual emoldura e protege o espaço aberto da casa permitindo ainda uma abundante iluminação e ventilação natural dos espaços interiores. A estrutura da cobertura foi executada em aço portanto é bastante leve. A frente da casa é a lateral mais aberta, um espaço vazio coberto por um imenso vão livre de quatorze metros da estrutura inclinada do telhado. Junto ao acesso da casa, a parede também foi inclinada como se refletisse o angulo do telhado, construindo finalmente uma perspectiva mais dinâmica do espaço interior.

A casa do telhado / Looklen Architects - Fotografia de Interiores, Madeira
© Varp Studio

Neste terreno perfeitamente retangular, a cobertura funciona simultaneamente como um elemento de equilíbrio e desequilíbrio, um componente de conexão física e visual entre todos os espaços da casa. O forro de madeira foi escolhido para proporcionar uma atmosfera mais aconchegante à um espaço extremamente fluido e transparente, assim como para proporcionar um melhor desempenho acústico dos espaços como um todo.

A casa do telhado / Looklen Architects - Fotografia de Interiores, Vista Aérea
© Varp Studio
Corte

O projeto de iluminação foi concebido para proporcionar tantas opções quanto possível, disponibilizando desde iluminação pontual até uma fita de LED perimetral que ilumina a parte baixa de toda a cobertura em seus quatro lados. Externamente, o portão de ripas de madeira opera como uma segunda fachada das casa, proporcionando uma maior privacidade aos espaços e seus moradores. Quando aberto, as pessoas que passam pela rua podem apreciar o jardim da casa, oferecendo um respiro em um bairro tão densamente ocupado.

A casa do telhado / Looklen Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Madeira
© Varp Studio

Durante o desenvolvimento do projeto da casa do telhado, os arquitetos também consideraram estratégias passivas para proporcionar um melhor desempenho energético. A abertura do telhado foi concebida para permitir uma melhor iluminação e ventilação natural do pátio interior e consequentemente, da casa como um todo. As aberturas voltadas para o norte e o leste possuem cinco metros de altura, inundando os espaços interiores com luz natural ao longo do dia. Além disso, as divisões dos espaços interiores foram executadas com painéis de correr, permitindo uma total abertura, uma melhor ventilação natural e uma perfeita integração entre interior e exterior.

A casa do telhado / Looklen Architects - Fotografia de Interiores
© Varp Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:48 Soi Sathu Pradit 57, Khwaeng Bang Phong Phang, Khet Yan Nawa, Krung Thep Maha Nakhon 10120, Tailândia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "A casa do telhado / Looklen Architects" [The Roof House / Looklen Architects] 28 Jan 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/932188/a-casa-do-telhado-looklen-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.