Loja Bemglô / Vão

Loja Bemglô / Vão - Fachada
© Rafaela Netto

Loja Bemglô / Vão - Imagem 2 de 15Loja Bemglô / Vão - Imagem 3 de 15Loja Bemglô / Vão - Imagem 4 de 15Loja Bemglô / Vão - Mesa, Prateleira, Cadeira, VigaLoja Bemglô / Vão - Mais Imagens+ 10

Jardim Paulista, Brasil
  • Arquitetos: Vão
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  155
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Rafaela Netto
  • Arquitetos Responsáveis: Anna Juni, Enk te Winkel, Gustavo Delonero
  • Clientes: Loja Bemglô
  • Paisagismo: Meia Noite Jardins
  • Iluminação: Lux Projetos
  • Colaboradores: Deborah Caseiro, Julio Shalders, Victoria Menezes
  • Cidade: Jardim Paulista
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Loja Bemglô / Vão - Imagem 7 de 15
© Rafaela Netto

Descrição enviada pela equipe de projeto. Transformar uma garagem semienterrada na primeira loja física do e-commerce multimarcas Bemglô foi o desafio enfrentado por esse projeto. Localizado na Rua Oscar Freire, uma das principais vias comerciais de São Paulo, o local é parte remanescente de um imóvel onde há alguns anos outra marca já estava estabelecida.

Loja Bemglô / Vão - Imagem 2 de 15
© Rafaela Netto

Enquanto a vizinha ocupa o espaço mais convencional para uma loja, diretamente conectado à rua através de vitrines, a área destinada a Bemglô é constituída por uma rampa estreita, 3m de largura por 25m de extensão, seguida de um salão. Apesar das dimensões mais generosas, o baixo pé-direito de 2.1m e a ausência de aberturas faziam do salão um ambiente úmido, escuro e enclausurado.

Loja Bemglô / Vão - Janela
© Rafaela Netto

A luz natural foi o artifício utilizado para ampliar a sensação espacial, atrair os olhares da rua e convencer as pessoas a adentrarem a loja. Um forro de telha ondulada de fibra de vidro, sob uma cobertura transparente pré-existente, acompanha a rampa em todo o seu percurso com uma luz filtrada e difusa. O desenho do volume interno associado ao forro, fecha com o mesmo material um mezanino para onde a loja vizinha já havia avançado o seu estoque. Nele foram embutidos as luzes artificiais, tendo luminárias T5 na parte interna para uma iluminação geral, e um trilho de spots para focos de luz, que podem correr conforme a disposição dos produtos. Outra entrada de luz natural importante foi feita através da demolição parcial da laje ao fundo do salão.

Loja Bemglô / Vão - Imagem 15 de 15
Planta
Loja Bemglô / Vão - Imagem 3 de 15
© Rafaela Netto

Apesar de não estarem internamente conectadas, as duas lojas compartilham a mesma fachada. Para comunicar a existência da Bemglô aos transeuntes, sua entrada de pequenas proporções foi demarcada por um pórtico de concreto, moldado pelas mesmas telhas presentes no teto. Da entrada também é possível avistar, suspensa na parede à direita, a viga metálica que percorre toda a extensão da loja e leva a perspectiva do olhar para seu interior. Essa operação permitiu a utilização da rampa como espaço expositivo, premissa importante colocada pelos clientes. Na viga foram acoplados módulos expositores de diversos tamanhos e configurações, permitindo a dinâmica de layouts necessária à uma multimarcas.

Loja Bemglô / Vão - Imagem 4 de 15
© Rafaela Netto

No alargamento da rampa, sob o pé-direito mais alto de toda a loja, um jardim qualifica o ambiente visualmente e termicamente. Este também foi utilizado para a exposição de produtos por meio de prateleiras de vidro, flutuantes entre as plantas e apoiadas por um sistema de vergalhão dobrado.

Loja Bemglô / Vão - Imagem 12 de 15
Corte longitudinal

O programa mais funcional composto por banheiro, estoque, provador, área de pagamentos e embrulhos foi disposto em um núcleo único na área do salão. Em formato de L desdobra-se junto à quina das paredes, de forma a atrapalhar minimamente o espaço livre para a disposição de produtos.

Loja Bemglô / Vão - Tijolo, Viga, Fachada
© Rafaela Netto

O forro de gesso presente no salão foi retirado, suas lajes e vigas descascadas a fim de revelar o sistema construtivo e aumentar o pé-direito. Junto à nova entrada de luz, na demolição da laje, foi projetado um espaço para o parceiro Café Catarina.

Loja Bemglô / Vão - Mesa, Prateleira, Cadeira, Viga
© Rafaela Netto

Na criação da identidade física procuramos nos manter todo o tempo fiéis aos conceitos fundamentais da Bemglô: produção sustentável, artesanal e nacional. Por isso a maior parte dos planos verticais foram pintados com tinta natural de terra e o plano horizontal coberto por um granilite que reutiliza fragmentos de vidros ao invés de pedriscos.

Loja Bemglô / Vão - Viga
© Rafaela Netto

Grande parte do projeto foi sendo criado na obra, em meio as surpresas reveladas na demolição, recorrentes em projetos de reformas. A reutilização de materiais construtivos, como por exemplo as madeiras transformadas em estantes, ou o sistema expositor de vergalhão testado e construído in loco junto ao serralheiro, para citar alguns exemplos, foram viabilizadas pela presença dos arquitetos na obra. Diante a um prazo e orçamento enxutos esse momento foi entendido e vivenciado intensamente como espaço de experimentação e criação.

Loja Bemglô / Vão - Prateleira, Viga
© Rafaela Netto

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua Oscar Freire, 1105 - Jardim Paulista, São Paulo - SP, 01426-001, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Loja Bemglô / Vão" 30 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/931911/loja-bemglo-vao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.