Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Residência Artisan / Morphogenesis

Residência Artisan / Morphogenesis

© Jatinder Marwaha © Edmund Sumner    © Jatinder Marwaha © Edmund Sumner    + 25

  • Arquitetos: Morphogenesis
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 2770.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2015
  • Fotógrafo Fotografias: Edmund Sumner , Jatinder Marwaha
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Admonter, Aldabra, Catalano, Gessi, Ipe, Klove Studio, Laufen, Lutron, Outwood, Sandstone, Slate
  • Equipe De Projeto: Sonali Rastogi, Neelu Dhar, Harleen Singh, Aditya Yadav, Anika Mittal, Elis Mendoza, Prairna Gupta, Silambarasan G
  • Design De Interiores: Morphogenesis
  • Paisagismo: MESH Partnership
  • Sustentabilidade: Morphogenesis
  • Estrutura: Manish Consultants
  • Engenharia Mecânica, Elétrica E Hidrossanitária: Sanelac Consultants
  • Pmc: RRA Project Management
  • Consultoria Lumínica : LDP International
Mais informações Menos informações
© Jatinder Marwaha
© Jatinder Marwaha

Descrição enviada pela equipe de projeto. Por meio do projeto Artisan, a Morphogenesis procura reviver e enfatizar as habilidades artesanais tradicionais indianas. A Índia é simbolizada pela diversidade de sua arte e cultura, mas com o paradigma em mudança, há uma grande necessidade de conservar esses símbolos que estão sob uma crescente ameaça de negligência. O artesanato, emergente das habilidades e tradições passadas, é inerente à cultura indiana e é fortemente representativo da compreensão global do luxo atual - o do artesanal, sob medida, que fala de sua proveniência. Além disso, o luxo nesse projeto é expressado pela destreza e beleza das configurações espaciais, conferindo ao espaço uma qualidade experimental por meio da incorporação do artesanato, materiais, método e design.

© Jatinder Marwaha
© Jatinder Marwaha

O projeto explora o terreno no qual está localizado para criar dois níveis diferentes que são instrumentais na segregação de funções. Essa é uma grande casa destinada a incluir uma grande família em momentos de comemoração e festividade. Os espaços privados são posicionados no nível mais baixo e as áreas mais públicas são designadas para o nível superior. De acordo com o projeto tradicional indiano, a vida privada é organizada em torno de um pátio central que contém um templo, transmitindo uma onipresença espiritual. Uma forte linguagem gráfica é o princípio organizador do projeto, para manter a escala dentro deste volume muito grande. Estes elementos são traduzidos em uma série de superfícies verticais, com uma história diferente sendo revelada em cada volume subtendido entre duas superfícies. O que é único nesta casa é que se torna difícil chamar qualquer coisa de cômodo quando se olha o planejamento e a filosofia por trás dos espaços. A residência evoca luxo ao brincar com materialidade e detalhes. Há artesanato de pedra em uma parte, artesanato de metal em outra e têxtil na próxima. Essa estratégia permite o uso de artesanato distinto e mais de 50 materiais, sem afetar a sensibilidade arquitetônica ou destruir a narrativa coesa.

As plantas estriadas se estendem além das bordas da forma construída, na paisagem e no plantio. Assim, pode-se estar dentro de uma zona muito trabalhada em pedra que se estende para um jardim de rochas e que depois leva a outra zona com um relevo de escultura na parede, com um jardim aquático. Existem várias exposições e experiências sequenciais para os sentidos; portanto, de certa forma, também há um luxo de experiências que esse projeto oferece. 

© Jatinder Marwaha
© Jatinder Marwaha
Planta - térreo
Planta - térreo
© Edmund Sumner
© Edmund Sumner

Em poucas palavras, este projeto acomoda uma família tradicional indiana, princípios de vida tradicionais, artesanato e materiais da região, mas ao mesmo tempo foi concebida como uma casa extremamente contemporânea e moderna. Esta residência representa um luxo que é redefinido: o luxo do artesanato, o luxo em termos de liberdade de experimentação que o cliente permitiu e, finalmente, o luxo de diferentes experiências.

© Edmund Sumner
© Edmund Sumner

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Artisan / Morphogenesis" [Artisan House / Morphogenesis] 17 Jan 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/931831/residencia-artisan-morphogenesis> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.