Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Apartamento Kentaro Yamada / Bernardo Amaral Arquitectura e Urbanismo

Apartamento Kentaro Yamada / Bernardo Amaral Arquitectura e Urbanismo

© Attilio Fiumarella © Attilio Fiumarella © Attilio Fiumarella © Attilio Fiumarella + 19

Porto, Portugal
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  85.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo Fotografias:  Attilio Fiumarella
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: ASD, AutoDesk, BRUMA, Recer, Robert McNeel & Associates, String, Teka, Valadares, Vulcano
  • Arquiteto Responsável: Bernardo Amaral
  • Equipe De Projeto: Gonçalo Maçães, Rita Vieira da Silva
  • Construtora Geral: Topdomus
Mais informações Menos informações
© Attilio Fiumarella
© Attilio Fiumarella

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edificio oitocentista localizado no centro da cidade do Porto foi objecto de uma operação imobiliária, que transformou o antigo prédio de habitação unifamiliar numedificio de habitação colectiva com 8 pequenos apartamentos T0, T1 e T2. Mantendo a tradicional escada a meio do lote, iluminada por uma clarabóia, cada apartamento tem uma única frente, seja para a rua ou para o interior do quarteirão.Neste caso o projecto de remodelação incide sobre um desses apartamentos, no penúltimo andar e orientado a Sul. Apesar da reduzida largura do lote e da sua forma irregular, procurou-se organizar o espaço, de forma a potenciar a sua vivencia doméstica.

© Attilio Fiumarella
© Attilio Fiumarella
Plantas
Plantas
© Attilio Fiumarella
© Attilio Fiumarella

Dois pequenos quartos com uma casa de banho central organizam-se ao longo do corredor que desde a entrada dará acesso a ampla sala de estar e cozinha. O segundo quarto terá já acesso a partir do vestibulo da sala, garantindo uma relação fisica e lumínica mais directa com a sala. O espaço aberto onde desenhamos a sala de estar e cozinha, beneficia de duas frentes de luz, de uma varanda panoramica sobre a cidade e de um amplo pé-direito. Como resposta ao interesse do cliente, conseguimos tirar partido da altura do tecto para introduzir uma mezzanine que definisse, por um lado uma area de refeições com pé direto mais baixo, e por outro lado um espaço elevado de apoio à sala.

© Attilio Fiumarella
© Attilio Fiumarella

A mezzanine é supensa nas vigas da cobertura com dois pendurais de aço e com acesso por uma escada também em aço.Considerando a predominância do branco, optamos por destacar os elementos estruturais da mezzanine, assim como a guarda e a escada com uma pintura negro mate, procurando encontrar nestas linhas negras uma especie de desenho geométrico que cruza o espaço da sala. Pela mesma razão mantivemos a leitura da estrutura da cobertura pintada de branco. O móvel da cozinha, baixo e de cor branca, tem uma bancada  em mármore de Estremoz branco com veios cinza.

© Attilio Fiumarella
© Attilio Fiumarella

As carpintarias do apartamento reproduzem o desenho da pré-existencia oitocentista, com rodapés altos, portas com almofadas e puxadores em madeira, dialogando com as linhas mais contemporâneas das escadas e mezzanine. A casa de banho é revestida a materiais com padrões geométricos como o mosaico hidráulico e o azulejo cerâmico branco. Aqui exploramos também os contrastes branco/preto, ao destacar as juntas da cerâmica com argamassa preta e ao pintar o tecto e paredes igualmente a preto. As torneiras em latão e a loiça sanitária de inspiração oitocentista, assim como o mosaico hidráulico remetem mais uma vez para o diálogo entre a construção tradicional oitocentista e a contemporanea.

© Attilio Fiumarella
© Attilio Fiumarella

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: Porto, Portugal

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Kentaro Yamada / Bernardo Amaral Arquitectura e Urbanismo" 14 Jan 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/931782/apartamento-kentaro-yamada-bernardo-amaral-arquitectura-e-urbanismo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.