Casa TANN / AOMO

Casa TANN / AOMO - Imagem 2 de 23Casa TANN / AOMO - Imagem 3 de 23Casa TANN / AOMO - Imagem 4 de 23Casa TANN / AOMO - Imagem 5 de 23Casa TANN / AOMO - Mais Imagens+ 18

Khet Bang Phlat, Tailândia
  • Arquitetos: AOMO
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  560
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:DOF Sky|Ground
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  APS/ Aluminium Perfect System, GL&R
  • Arquiteto Responsável: Sivichai Udomvoranun
  • Arquitetura: Sivichai Udomvoranun, Kumpee Charoensook
  • Interiores: Ratchada Kijpan, Nujinat Champhuwiang
  • Engenharia: Thitanon Chotwirawat, Suchada Ninchan, Wittaya Pangnuja
  • Cidade: Khet Bang Phlat
  • País: Tailândia
Mais informaçõesMenos informações
Casa TANN / AOMO - Imagem 2 de 23
© DOF Sky|Ground

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da Casa TANN, desenvolvido pela AOMO em Bangkok, é um edifício anexo à uma residência existente, projetada no final dos anos setenta pelo renomado escritório de arquitetura tailandês Rifenberg e Rirkrit. Com um currículo de mais de quarenta anos de atividade, a Rifenberg e Rirkit desenvolveu importantes projetos de arquitetura em todo o país assim como um grande número de residências unifamiliares de alto padrão. A partir disso, o projeto da Casa TANN procura encaixar-se neste contexto, desenvolvendo-se em uma volumetria simples e atemporal.

Casa TANN / AOMO - Imagem 13 de 23
© DOF Sky|Ground

O tempo passou e a antiga estrutura precisou ser ampliada para atender as novas demandas que surgiram com a chegada de novos membros da família. Mas por se tratar de um projeto icônico, nossos clientes não queriam se desfazer da antiga estrutura, mas construir uma nova, que pudesse dialogar com o histórico edifício. A princípio, a ideia era construir outra casa no mesmo bairro, mas a família teria que viver separadamente. A solução foi encaixar um novo volume no mesmo lote, um edifício que pudesse coexistir com a casa existente. Procuramos respeitar ao máximo o projeto original, implantando a nova casa ao lado do edifício existente, conectando as duas estruturas funcional e visualmente.

Casa TANN / AOMO - Imagem 4 de 23
© DOF Sky|Ground

Não estávamos habituados a projetar casas em forma de caixa, mas essa foi uma estratégia utilizada para criar um certo contraste entre as diferentes estruturas do projeto. O desafio então passou a ser como equilibrar a autonomia formal deste novo edifício sem que ele passasse a ser mais importante que o projeto original.

Casa TANN / AOMO - Imagem 5 de 23
© DOF Sky|Ground

Dentro deste volume retangular simples, inserimos um pátio recuado de frente para a casa existente, o qual incorpora uma nova área de estar conectada visual e fisicamente à antiga casa. É a partir deste espaço que procuramos desenvolver um diálogo franco e honesto entre os dois volumes. A transição entre um edifício e o outro foi encaixada no patamar da escada, permitindo uma maior flexibilidade assim como futuras alterações de níveis. A partir daí, uma passarela foi concebida como elemento de transição, uma estrutura transparente que impacta o mínimo possível na aparência da casa existente. Finalmente, a conexão entre as duas estruturas foi feita com a remoção apenas de uma única janela do antigo edifício.

Planta - térreo

A organização dos espaços da Casa TANN é muito simples e direta. Sua volumetria é bastante modesta, contrastando com o antigo edifício. A paleta de cores também foi pensada de forma a criar o mínimo ruído possível. O interior por sua vez, é tão singelo quando se pode ser, com poucos detalhes complexos, uma estrutura concebida para perdurar no tempo. Inserimos uma grande quantidade de espaços de apoio e armários embutidos na estrutura do próprio edifício. A luz é outro importante elemento neste projeto. Aberturas zenitais foram introduzidas no novo volume como algo que flui do antigo projeto para o novo, proporcionando uma melhor iluminação natural dos espaços interiores.

Casa TANN / AOMO - Imagem 6 de 23
© DOF Sky|Ground
Casa TANN / AOMO - Imagem 3 de 23
© DOF Sky|Ground

Conforme solicitado por nosso cliente, o edifício foi concebido para que os esforços com a manutenção sejam mínimos. Pensando nisso, as paredes no térreo estão revestidas com azulejos enquanto que as fachadas do volume superior foram revestidas em alumínio, um material que demanda baixíssima manutenção. Embora tenhamos optado por um material moderno, desenvolvemos todos os detalhes construtivos como se faz quando se constrói uma típica casa de madeira, daí a sua aparência mais contida e convencional.

Casa TANN / AOMO - Imagem 11 de 23
© DOF Sky|Ground

Para nós foi uma honra poder desenvolver um projeto ao lado de uma obra tão importante e admirada por nós.

Casa TANN / AOMO - Imagem 12 de 23
© DOF Sky|Ground

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa TANN / AOMO" [TANN House / AOMO] 16 Jan 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/931715/casa-tann-aomo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.