Escola Ánimo South Los Angeles / BROOKS + SCARPA

 Escola Ánimo South Los Angeles / BROOKS + SCARPA - Imagem 2 de 43 Escola Ánimo South Los Angeles / BROOKS + SCARPA - Imagem 3 de 43 Escola Ánimo South Los Angeles / BROOKS + SCARPA - Imagem 4 de 43 Escola Ánimo South Los Angeles / BROOKS + SCARPA - Imagem 5 de 43 Escola Ánimo South Los Angeles / BROOKS + SCARPA - Mais Imagens+ 38

  • Arquitetos: Brooks + Scarpa
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1675
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Lutron, AMF, APOC, Acor, Allegion, American Standard, Anemostat, Angeles Block Company, Basco, Belfer, Bertazzoni, Bobrick, Bosch, Bristolite, C.R. Laurence, Celotex, CertainTeed, Chicago Faucets, Del Rey, Delta Light, +44
  • Arquiteto Responsável: Lawrence Scarpa, FAIA
  • Equipe De Projeto: Angela Brooks, FAIA, Jeff Huber, AIA, Chinh Nguyen, Project Manager, Diane Thepkhounphithack, Micaela Danko, Eleftheria Stavridi, Arty Vartanyan, Fui Srivikorn
  • Arquitetos Associados: Franco + Associates
  • Arquiteto Responsável / Arquitetos Associados: Arthur Fernandez
  • Gestor Do Projeto / Arquitetos Associados: Michele Stanghetti
  • Paisagismo: Brooks + Scarpa
  • Arquiteto Responsável / Paisagismo: Wynne Landscape Design
  • Geotecnia: Geotechnologies, Inc
  • Construção: Blackwell Construction, Inc.
  • Mechanical Engineer: Hyle Engineering
  • Plumbing Engineer: Hyle Engineering
  • Electrical Engineering: Kipust
  • Civil Engineering: Kipust
  • Engineering: B&B Associates
  • Environmental Engineering: Environmental Audit Inc./Placeworks
  • Cliente / Proprietário: Green Dot Public Schools
  • Custo: $3,300,000.00
  • Cidade: Los Angeles
Mais informaçõesMenos informações
 Escola Ánimo South Los Angeles / BROOKS + SCARPA - Imagem 6 de 43
Cortesia de BROOKS + SCARPA

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em uma das áreas mais violentas da região central de Los Angeles, a nova Escola Ánimo South Los Angeles é um edifício com capacidade para mais de seiscentos novos alunos. Com uma estrutura aparentemente aberta porém cem por cento segura, a nova Escola Pública do sul de Los Angeles encontra-se em uma área historicamente marcada por uma série de conflitos raciais - principalmente durante a segunda metade do século XX - e que deixaram, pelo menos, uma centena de mortos na cidade de Los Angeles entre 1964 e 1992. Desde o início dos anos sessenta muito pouco se investe nesta região da cidade, onde vinte e cinco por cento da população vive abaixo da linha de pobreza.

 Escola Ánimo South Los Angeles / BROOKS + SCARPA - Imagem 2 de 43
Cortesia de BROOKS + SCARPA

No dia 22 de julho de 2014, um enorme incêndio destruiu metade do campus da Ánimo South Los Angeles, uma rede pública de ensino gerida pela Green Dot Public Schools do município de Los Angeles. O novo edifício, projetado pela BROOKS + SCARPA foi concebido para substituir parte da antiga estrutura, oferecendo onze novas salas de aula, dois laboratórios práticos, uma sala de professores e os novos escritórios administrativos e de acompanhamento dos alunos além de um espaço público protegido em forma de pátio.

 Escola Ánimo South Los Angeles / BROOKS + SCARPA - Imagem 34 de 43
Axonométrica / Diagrama

A Escola de Ensino Médio Ánimo South Los Angeles é uma instituição pública bastante progressiva e popular, conhecida por seu método colaborativo, ensino de qualidade e forte conexão com as comunidades onde estão inserem as suas estruturas educacionais. O novo edifício, inserido em um campus construído majoritariamente durante os anos 1950, foi concebido de forma a criar um ambiente de ensino flexível que favoreça o envolvimento de toda a comunidade elevando o ambiente de ensino e aprendizado como um centro social, de convívio e respeito mútuo.

 Escola Ánimo South Los Angeles / BROOKS + SCARPA - Imagem 21 de 43
Cortesia de BROOKS + SCARPA

Devido ao orçamento extremamente limitado para a construção do novo edifício da Ánimo South Los Angeles, assim como a um cronograma bastante enxuto, os arquitetos optaram por formas simples e econômicas. Através do uso inteligente de revestimentos comerciais, das cores, da transparência e disposição dos volumes, a equipe procurou criar um edifício capaz de construir uma sensação de comunidade e pertencimento, um momento de luz que pudesse iluminar este local marcado por um histórico de opressão e violência.

 Escola Ánimo South Los Angeles / BROOKS + SCARPA - Imagem 24 de 43
Cortesia de BROOKS + SCARPA

Ao contrário da maioria das escolas muradas ou cercadas por grades de segurança, o novo edifício da Ánimo South Los Angeles parece aberto e integrado à paisagem do caloroso território californiano apesar de estar protegido por uma série de painéis metálicos perfurados de seis metros de altura, blindados e capazes de resistir a disparos de armas de fogo. Apesar de cercado, os padrões de perfuração dos elementos de proteção do pátio da escola favorecem uma abundante iluminação aos espaços exteriores do edifício, os quais encontram-se intimamente próximos e conectados às salas de aula e outros ambientes didáticos da escola. A disposição e arranjo dos volumes da escola permitem que o edifício esteja sempre aberto e receptivo à luz do sol, ao mesmo tempo que configuram um ambiente seguro para o ensino e o aprendizado. Além das onze salas de aula o edifício conta com espaços didáticos ao ar livre, protegidos e acomodados pela estrutura do próprio edifício, os quais expressam os principais valores da instituição que busca proporcionar um ambiente de aprendizado saudável e sustentável. A arquitetura do edifício e a organização de seus espaços respondem formalmente a presença de um antigo poço de petróleo abandonado e lacrado no final dos anos 70, além disso, uma série de restrições em altura e afastamentos restringiram a volumetria do edifício que assumiu o envelope máximo possível de construção dentro do lote.

 Escola Ánimo South Los Angeles / BROOKS + SCARPA - Imagem 22 de 43
Cortesia de BROOKS + SCARPA

Os painéis de alumínio perfurados que compõe a fachada do edifício proporcionam proteção à incidência direta dos raios de sol, criando um jogo de luz e sombra que varia ao longo do dia e do ano e de quebra, permite minimizar o nível de ruído externo, promovendo uma maior privacidade sem no entanto bloquear as vistas para o entorno. Os mesmo painéis perfurados que definem a envoltória do edifício também foram utilizados ao redor do pátio, criando um padrão rítmico através de seus diferentes padrões de luz e sombre. Estes elementos vazados, além de ritmo, possibilitam uma maior profundidade visual, até certo ponto inesperada que, ao mesmo tempo, proporciona uma sensação de segurança para os ocupantes do edifício. Aprimorando a singela geometria da estrutura, o padrão irregular de perfuração dos painéis faz com que o volume do edifício pareça mais leve e acolhedor. De forma complementar, a estrutura e o programa do edifício acabam por criar um espaço expressivo e eficiente, confortável e capaz de responder de forma mais adequada à seu contexto ambiental e cultural.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:11130 S Western Ave, Los Angeles, CA 90047, Estados Unidos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: " Escola Ánimo South Los Angeles / BROOKS + SCARPA" [Animo South Los Angeles High School / BROOKS + SCARPA] 13 Jan 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/931654/escola-animo-south-los-angeles-brooks-plus-scarpa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.