Tapbar Proa Cervejaria / TRPC Arquitetos

Tapbar Proa Cervejaria / TRPC Arquitetos

© Manuel Sá© Manuel Sá© Manuel Sá© Manuel Sá+ 14

Pituba, Brasil
  • Arquitetos: TRPC Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  140
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo Fotografias:  Manuel Sá
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Elétrica Baiana, Metal Decor, Ronag Indústria de Móveis, Toldos Carvalho
  • Arquiteta Responsável:Vanessa Sampaio
  • Equipe De Projeto:Adalberto Vilela, Cecília Miscow, Tiago Schultz, Vanessa Sampaio
  • Clientes:Proa Cervejaria
  • Engenharia:Porto Real Engenharia
  • Colaboradores:Ronag Indústria de Móveis, Elétrica Baiana, Metal Decor, Toldos Carvalho
  • Cidade:Pituba
  • País:Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Manuel Sá
© Manuel Sá

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Proa Cervejaria é uma marca consolidada na Bahia, que fabrica cervejas próprias e rótulos parceiros em todo o estado. Para o primeiro bar fora da fábrica, foi escolhido imóvel de 140m² em uma área boêmia da cidade Salvador, com bastante movimento de pedestres, seguindo a premissa dos clientes, desenhamos uma nova fachada que se relacionasse diretamente com a rua. O imóvel que era ocupado por uma academia, teve quer ser adaptado, principalmente para adequar os forros, adicionar tratamento acústico e também para receber a cozinha e a câmara fria.

© Manuel Sá
© Manuel Sá
Planta
Planta
© Manuel Sá
© Manuel Sá

O projeto para o Tapbar da Proa Cervejaria teve sua inspiração inicial nos rótulos das cervejas da marca, que são bastante coloridos, mas também no galpão da fábrica, com seus maquinários, tubulações e reservatórios metálicos. Então, foram incorporadas no projeto cores fortes, telas metálicas, tubulações aparentes e as paredes metálicas da câmara fria foram deixadas expostas. Para contrastar com a frieza e praticidade industrial e relembrar os festivais de cerveja alemães, foram acrescentadas superfícies cobertas de madeira, barris de cerveja antigos e gambiarras de luz.

© Manuel Sá
© Manuel Sá

Um mobiliário sob medida foi desenhado, com estrutura metálica e tampo de compensado naval impermeabilizado, para comportar consumidores sentados, ou em pé para um drink mais rápido. São 14 torneiras de chopp e 1 de gin em um balcão de compensado naval com bancadas e calha de aço inoxidável, letreiro com caracteres removíveis, que facilitam e organizam a constante atualização de novos rótulos de cerveja.

© Manuel Sá
© Manuel Sá
Corte B
Corte B
© Manuel Sá
© Manuel Sá

A iluminação também teve papel importante no projeto, sendo regulada para criar diferentes percepções do espaço. Lâmpadas aparentes no teto, para um salão mais iluminado e cheio, lâmpadas baixas no salão para um clima mais intimista sem incomodar os olhos, letreiros neon que comunicam e repetem a marca, lâmpadas de filamento embutidas em barris reciclados e gambiarras de luz sobre um deck de madeira, para proporcionar uma área mais aconchegante.

© Manuel Sá
© Manuel Sá

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua das Hortênsias, 288 - Pituba, Salvador - BA, 41810-010, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Tapbar Proa Cervejaria / TRPC Arquitetos" 08 Jan 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/931434/tapbar-proa-cervejaria-trpc-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.