Jardim de infância e Biblioteca WISTIK / TOOP architectuur + Steven Vandenborre Architects

Jardim de infância e Biblioteca WISTIK / TOOP architectuur + Steven Vandenborre Architects - Imagem 2 de 31Jardim de infância e Biblioteca WISTIK / TOOP architectuur + Steven Vandenborre Architects - Imagem 3 de 31Jardim de infância e Biblioteca WISTIK / TOOP architectuur + Steven Vandenborre Architects - Imagem 4 de 31Jardim de infância e Biblioteca WISTIK / TOOP architectuur + Steven Vandenborre Architects - Imagem 5 de 31Jardim de infância e Biblioteca WISTIK / TOOP architectuur + Steven Vandenborre Architects - Mais Imagens+ 26

  • Equipe De Projeto: Laurent Temmerman – Jens Theuwen – Steven Vandenborre
  • Paisagismo: TOOP architectuur – Steven Vandenborre architecten
  • Clientes: Stad Lokeren
  • Engenharia: Stedec nv
  • Cidade: Lokeren
  • País: Bélgica
Mais informaçõesMenos informações
Jardim de infância e Biblioteca WISTIK / TOOP architectuur + Steven Vandenborre Architects - Imagem 27 de 31
© Tim Van de Velde

Descrição enviada pela equipe de projeto. Eksaarde, um pequeno vilarejo da cidade de Lokeren, estava precisando de um novo ponto de referência, um lugar onde a comunidade local pudesse se encontrar e se reunir. Desta necessidade nasceu a ideia de construir um novo jardim de infância e também uma biblioteca. As duas coisas em um só edifício. O terreno se parecia com um parque e encontra-se bem no meio da vila, cercado por um bairro familiar com escolas e uma casa de repouso para idosos. Era importante que o projeto se inserisse de forma sutil neste parque urbano, causando o mínimo impacto possível. Queríamos que este edifício passasse quase desapercebido, como se ele sempre estivesse estado lá. E mais do que isso, o edifício foi concebido para que ele se transformasse em um espaço público, um lugar de encontro e convívio para a comunidade de Eksaarde. A primeira vista porém, o programa do edifício nos parecia muito contraditório. De um lado, a biblioteca. Um espaço tranquilo e aberto à toda comunidade. Do outro lado, o jardim de infância. Um edifício mais introspectivo, porém barulhento.

Jardim de infância e Biblioteca WISTIK / TOOP architectuur + Steven Vandenborre Architects - Imagem 19 de 31
© Tim Van de Velde

Combinando estes dois programas - até certo ponto opostos - em um único edifício, optamos por liberar parte do terreno para criar uma praça pública que organiza e distribui os acessos. Os espaços da biblioteca, com livre acesso ao público, foram implantados de frente para a rua de forma a criar um ambiente convidativo e intimamente conectado à praça pública em frente ao edifício. O jardim de infância por sua vez, com seus espaços mais contidos e protegidos, foram dispostos de forma oposta à rua principal e de frente para o parque junto a casa de repouso para idosos de Eksaarde. Do lado de dentro do edifício, logo após o hall de acesso, nos deparamos com um pátio interno que serve para organizar o programa e os principais fluxos tanto da biblioteca quanto do jardim de infância, conectando as duas funções em um espaço de uso comum. O pátio interno foi usado como uma ferramenta para maximizar a iluminação natural do edifício, assim como para definir um domínio público acessível e aberto a toda a comunidade de Eksaarde. As crianças, protegidas através das fachadas de vidro da escola, podem brincar livremente enquanto são observadas pelos seus pais do lado de fora.

Jardim de infância e Biblioteca WISTIK / TOOP architectuur + Steven Vandenborre Architects - Imagem 2 de 31
© Tim Van de Velde
Planta
Jardim de infância e Biblioteca WISTIK / TOOP architectuur + Steven Vandenborre Architects - Imagem 3 de 31
© Tim Van de Velde

A flexibilidade é o fio condutor do projeto de interiores da biblioteca. Os moradores  sentiam falta de um lugar agradável para reunir-se com seus vizinhos e amigos, e o pequeno vilarejo de Eksaarde estava precisando urgentemente de uma escola infantil maior e mais moderna. Neste ambiente interativo e aconchegante, todos os moradores e visitantes são bem vindos seja para um momento de leitura, ou para passar o tempo em boa companhia. As estantes de livros contam portas de tela metálica que são fechadas quando a biblioteca não está operando, ainda assim, o mobiliário encontra-se disposto de forma a criar uma série de espaços de leitura onde pequenas reuniões informais acontecem diariamente, até mesmo quando a biblioteca não esta funcionando. Desta maneira, o espaço do jardim de infância pode se expandir para dentro da biblioteca e as crianças podem brincar livremente quando a biblioteca estiver fechada.

Jardim de infância e Biblioteca WISTIK / TOOP architectuur + Steven Vandenborre Architects - Imagem 15 de 31
© Tim Van de Velde

Os espaços mais contidos do programa da escola, assim como as salas de aula, encontram-se orientados para um amplo playground atrás do edifício, mais afastado dos espaços de livre acesso da biblioteca. O programa didático do jardim de infância foi concebido para que pudesse ser aberto e integrado ao espaço exterior através de amplas portas-janelas de correr. Desta maneira, as crianças podem facilmente acessar o playground do lado de fora do edifício, e também podem brincar sobre um beiral protegido do sol e da chuva.

Jardim de infância e Biblioteca WISTIK / TOOP architectuur + Steven Vandenborre Architects - Imagem 12 de 31
© Tim Van de Velde

A paleta de materiais escolhida conta com elementos táteis e de cores quentes. Madeira, concreto e tijolos seguem a mesma paleta de cores. Formalmente, o projeto de arquitetura é simples e requintado ao mesmo tempo, construindo um espaço legível e de fácil orientação. A praça pública é acolhida abaixo do pórtico de concreto da cobertura do edifício, enquanto que as paredes opostas de tijolos encaminham os visitantes até a entrada principal do edifício que da acesso à biblioteca. O parque existente foi preservado e agora ele flui para dentro do edifício e ao redor dele. Neste pátio público os moradores e visitantes podem encontrar seus vizinhos e amigos, organizar reuniões, apreciar as flores e as abelhas ao longo das quatro estações do ano.

Jardim de infância e Biblioteca WISTIK / TOOP architectuur + Steven Vandenborre Architects - Imagem 5 de 31
© Tim Van de Velde

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Eksaarde, 9160 Lokeren, Bélgica

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Jardim de infância e Biblioteca WISTIK / TOOP architectuur + Steven Vandenborre Architects" [WISTIK Library & Kindergarten / TOOP architectuur + Steven Vandenborre Architects] 10 Jan 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/931285/jardim-de-infancia-e-biblioteca-wistik-toop-architectuur-plus-steven-vandenborre-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.