Pavilhão de chá / WISTO DESIGN

Pavilhão de chá / WISTO DESIGN - Imagem 2 de 36Pavilhão de chá / WISTO DESIGN - Imagem 3 de 36Pavilhão de chá / WISTO DESIGN - Imagem 4 de 36Pavilhão de chá / WISTO DESIGN - Imagem 5 de 36Pavilhão de chá / WISTO DESIGN - Mais Imagens+ 31

  • Arquitetos: WISTO DESIGN
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  120
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Bing Lu
  • Equipe Do Projeto De Paisagismo: Hui Li, Yansa Li, Le Tian, Xinyu Zhou, Li Li, Yuan Gao, Zhaobing Song, Xiaomei Hu, Chunting Liao
  • Cliente: Fance Estate Consulting Co., Ltd.
  • Cidade: Chongqing
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Pavilhão de chá / WISTO DESIGN - Imagem 7 de 36
O pavilhão de chá sob o sol. Imagem Cortesia de WISTO DESIGN

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em meio as montanhas de Chongqing, o pequeno vilarejo de Jingzhu encontra-se escondido em um mar de árvores e nuvens. De uns anos pra cá, esta pequena vila centenária se transformou em um vibrante povoado. A proposta de reurbanização da área foi baseada um projeto que incentiva a agricultura ecológica na região, proporcionando novas experiências culturais e criativas conectadas com um novo estilo de vida mais próximo à natureza, resgatando antigos vilarejos para atrair novos moradores.

Pavilhão de chá / WISTO DESIGN - Imagem 23 de 36
O pavilhão de chá sob o sol. Imagem Cortesia de WISTO DESIGN

Optamos por implantar o pavilhão de chá no principal acesso a vila, ansiando que ele se tornasse um importante ponto de encontro e socialização para os moradores se reunirem, além de funcionar como um centro de atendimento aos turistas que frequentam a região durante o verão. Formalmente, o pavilhão de chá procura maximizar os espaços internos ainda que intimamente conectados à paisagem natural de Chongqing. Este pavilhão é muito mais do que apenas uma casa de chá, ele foi concebido para reunir e aproximar pessoas. Com este edifício, procuramos dar respostas à enorme demanda por espaços públicos na vila de Jingzhu, atendendo às necessidades diárias de seus moradores além de acolher a todos aqueles que estão de passagem pela região. Por causa de sua localização privilegiada, desde a estrutura do pavilhão de chá é possível ter uma perspectiva completa de todo o vilarejo e as montanhas que o circundam.

Pavilhão de chá / WISTO DESIGN - Imagem 4 de 36
Cobertura. Imagem © Bing Lu
Pavilhão de chá / WISTO DESIGN - Imagem 5 de 36
Cortesia de WISTO DESIGN
Pavilhão de chá / WISTO DESIGN - Imagem 2 de 36
Material da cobertura. Imagem Cortesia de WISTO DESIGN

Com uma estrutura principal de aço, o pavilhão cobre uma área total de mais de 170 metros quadrados. Internamente, o edifício é caracterizado pela presença do bambu, utilizado como principal material de revestimento e acabamento. Isso faz com que o pavilhão se destaque através de sua simplicidade, porque não é comum encontrar edifícios construídos com um único material em vilarejos como este. Foram utilizados pouco mais de cem toras de bambu para dar forma a estrutura do pavilhão. Gradualmente, estes elementos criam a ilusão de suportar todo o peso da cobertura, refletindo o conceito do projeto: "um edifício construído com milhares e milhares de bambus".

O bambu é um material altamente versátil e amplamente utilizado pelos moradores de Chongqing. Servindo para a fabricação de utilitários domésticos até a construção civil, os agricultores de Chongqing estão muito familiarizados com o manejo desde material. Por isso, durante a construção do nosso pavilhão de chá, convidamos todos os artesãos do vilarejo para discutir ideias e encontrar melhores soluções para nossos recorrentes problemas. Centenas de experimentos foram levados à cabo até finalmente encontrarmos a melhor forma para executar o nosso projeto. Foi como se o próprio bambu falasse. E nós apenas seguimos os seus conselhos, adaptando a nossa estrutura de acordo com as suas limitações. Essas formas dinâmicas e engenhosas, que parecem muito trabalhosas para serem executadas através de sistemas mais tradicionais, são o resultado da simples deformação natural do bambu.

Pavilhão de chá / WISTO DESIGN - Imagem 3 de 36
Cortesia de WISTO DESIGN

Para a construção da cobertura, buscamos inspiração nos tradicionais telhados da arquitetura vernacular da região, abstraindo suas formas para transformá-la em um elegante e leve elemento arquitetônico que nos faz lembrar da paisagem montanhosa de Chongqing. Esta singela cobertura é tão simples quanto leve, com beirais generosos e ondulados capazes de emoldurar as mais belas paisagens além de proporcionar abrigo e sombra a todos aqueles que por ali passam.

Pavilhão de chá / WISTO DESIGN - Imagem 10 de 36
Estrutura de bamboo. Imagem Cortesia de WISTO DESIGN
Pavilhão de chá / WISTO DESIGN - Imagem 12 de 36
Detalhe. Imagem Cortesia de WISTO DESIGN

Como pano de fundo ao edifício, a paisagem intocada permanece preservada. A fim de conectar-se com a materialidade das montanhas rochosas de Chongqing, optamos por minimizar as paredes da terra batida e incorporar apenas muros de pedra de meia altura. Em frente ao pavilhão decidimos por implantar um pequeno espelho d'água com um barco flutuando sob a sua superfície. Enquanto a brisa passa devagar, pequenas ondulações refletem o brilho do sol criando uma atmosfera calma e agradável.

Pavilhão de chá / WISTO DESIGN - Imagem 9 de 36
Estrutura de bamboo. Imagem Cortesia de WISTO DESIGN

Utilizamos materiais locais combinados com métodos inovadores para dar forma a uma nova forma de vida no campo, aproximando pessoas e criando comunidades. O pavilhão de chá é mais que um edifício, é uma paisagem e um lugar para relaxar em meio a tranquila zona rural chinesa.

Pavilhão de chá / WISTO DESIGN - Imagem 6 de 36
Cortesia de WISTO DESIGN

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Jingzhu Village, Fairy Mountain Guiyuan Town, Wulong County, Chongqing, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão de chá / WISTO DESIGN" [Tea Pavilion in Return Village / WISTO DESIGN] 06 Jan 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/931283/pavilhao-de-cha-wisto-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.