Centro Regional Galeana / atelier uno

Centro Regional Galeana / atelier uno - Imagem 2 de 26Centro Regional Galeana / atelier uno - Imagem 3 de 26Centro Regional Galeana / atelier uno - Imagem 4 de 26Centro Regional Galeana / atelier uno - Imagem 5 de 26Centro Regional Galeana / atelier uno - Mais Imagens+ 21

  • Arquitectos: atelier uno
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1700
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:The Raws
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Construcolor, Solatube
  • Arquitetos Responsáveis: Adrián Flores, Carolina Segura, David de la Garza, Rolando Girodengo
  • Cidade: Galeana
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Centro Regional Galeana / atelier uno - Imagem 10 de 26
© The Raws

Descrição enviada pela equipe de projeto. Após a Reforma Agrária em Nuevo León, são concedidos terrenos difíceis de se trabalhar. Desde então, existe uma desconexão entre a capital do estado e as comunidades ejilades ao sul. Após a eleição de um governador do sul do estado, os esforços começaram a gerar infra-estrutura e equipamentos socialmente inclusivos para atender a essas comunidades. Um desses esforços é a criação de um Centro Regional em Galeana que funciona como um espaço para a comunidade receber cursos e oficinas, além de proporcionar espaços comunitários para a região.

Centro Regional Galeana / atelier uno - Imagem 14 de 26
© The Raws
Planta Térreo
Centro Regional Galeana / atelier uno - Imagem 11 de 26
© The Raws

Dada a escala do terreno, o plano geral procura subdividir a paisagem através de edifícios que serviriam como planos que formam pátios a uma escala mais humana. Estes dialogam com a geografia do lugar gerando uma sequência de pátios e praças. Como não há certeza de que todos os edifícios do projeto poderão ser projetados, foi criado um sistema simples que poderá ser facilmente compreendido e replicado nos outros edifícios do complexo. Trata-se de um conjunto de elementos que contêm o programa específico e espaços de serviço, além de elementos que abrigam os espaços principais e flexíveis. 

Centro Regional Galeana / atelier uno - Imagem 2 de 26
© The Raws

O primeiro edifício do plano diretor inclui uma pequena torre administrativa para o Centro e um espaço chamado "primeira infância" para trabalhar junto às mulheres da comunidade na educação primária de seus filhos. Este programa foi pensado em conjunto com especialistas em desenvolvimento infantil e social, assim como membros e líderes comunitários, dando continuidade aos esforços do programa "Puente al Sur", que inclui objetivos de nutrição e inclusão social. As partes sólidas do edifício são projetadas em concreto devido à sua capacidade de inércia térmica, que é fundamental em um clima como o da região. Estas peças atuam como elementos de pedra que buscam complementar as características geológicas da paisagem. Nestas peças foram feitas aberturas para iluminação, outras para ventilação e ainda outras para enquadramento de elementos distintivos da paisagem, como uma montanha.

Centro Regional Galeana / atelier uno - Imagem 3 de 26
© The Raws

Elementos tectônicos baixos conectam as peças sólidas. Um deles funciona como espaço de acesso ao Centro Regional e a o que futuramente será o pátio principal do projeto. Sua baixa altura atinge uma compressão na entrada para que a vista escape em direção à cordilheira. O segundo elemento de luz é a área de jogos do programa da primeira infância. Destinado ao uso das crianças, a sua baixa altura interior cumpre dois objetivos: baixar o centro visual do espaço a uma altura adequada a uma criança e manter o ar quente de uma forma passiva para climatizar o espaço. O Centro Regional se soma a outros esforços em assuntos educativos e culturais da região para lidar com temas de integração social de comunidades ao sul do estado, criando espaços comunitários em uma tentativa de aproximação do estado a estes locais.

Centro Regional Galeana / atelier uno - Imagem 5 de 26
© The Raws
Corte Longitudinal
Centro Regional Galeana / atelier uno - Imagem 13 de 26
© The Raws

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Carr. a 18 de Marzo, Galeana, N.L., México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Regional Galeana / atelier uno" [Centro Regional Galeana / atelier uno] 11 Jan 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/931273/centro-regional-galeana-atelier-uno> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.