Casa em Monchique / Pereira Miguel Arquitectos

Casa em Monchique / Pereira Miguel Arquitectos - Imagem 2 de 32Casa em Monchique / Pereira Miguel Arquitectos - Imagem 3 de 32Casa em Monchique / Pereira Miguel Arquitectos - Imagem 4 de 32Casa em Monchique / Pereira Miguel Arquitectos - Imagem 5 de 32Casa em Monchique / Pereira Miguel Arquitectos - Mais Imagens+ 27

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  350
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Fabri, Gryrofocus, Jofebar, Pur Natur, Waterworks by Sanibano
  • Arquitetos Responsáveis: Luís Pereira Miguel, Filipe Martins Correia
  • Contribuidores: Mafalda Mena
  • Contratante: Paviana Construções
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa em Monchique / Pereira Miguel Arquitectos - Imagem 10 de 32
© Fernando Guerra / FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa para um budista - Monchique Na serra de Monchique, entre montes e vales, aproveitando uma situação extraordinária situa-se esta casa térrea. Implantada numa vertente Sul, com acesso por estrada alcatroada pequena e sinuosa, jaz sobre um dos vários socalcos existentes que rasgam a inclinação acentuada para obter pequenos patamares cultiváveis. É neste cenário que se chega para contemplar toda a vista desafogada sobre parte da costa algarvia e mar. Os pequenos montes vão sendo diluídos à medida que a distância aumenta e todo o percurso do sol é visível da borda da piscina.

Casa em Monchique / Pereira Miguel Arquitectos - Imagem 5 de 32
© Fernando Guerra / FG+SG
Casa em Monchique / Pereira Miguel Arquitectos - Imagem 26 de 32
Planta - Pavimento Térreo
Casa em Monchique / Pereira Miguel Arquitectos - Imagem 2 de 32
© Fernando Guerra / FG+SG

Da curva da estrada acede-se à casa através de uma rampa em funil que agarra as linhas principais e definidoras do projecto: a linha do muro de suporte em betão, à semelhança dos socalcos em pedra; e a linha da casa, também ela de betão, que se mantém a direito entre os socalcos. Para além do volume principal, desenha-se uma pequena casa, mais longe, sob um sobreiro, com acesso independente e agarrada ao muro de betão. Destina-se ao convidado especial, o mestre, aquele que aprecia o silêncio, a meditação e a experiência transcendental.

Casa em Monchique / Pereira Miguel Arquitectos - Imagem 17 de 32
© Fernando Guerra / FG+SG

O projecto é então definido pela paisagem, pela relação entre os dois volumes construídos, pela piscina de bordo livre que espelha tudo para dentro dos diversos espaços que compõe a casa. O resto é materialidade, simples e transparente, com o betão a reproduzir as madeiras fossilizadas nos seus paramentos, o alumínio mais fino possível e a pedra de granito amaciado, ou em cubos, que anda dentro e fora da casa, jogando com os limites das coisas. Se o Yoga é a arquitectura da paz, então aqui temos tudo para meditar sobre esse ensinamento.

Casa em Monchique / Pereira Miguel Arquitectos - Imagem 3 de 32
© Fernando Guerra / FG+SG
Casa em Monchique / Pereira Miguel Arquitectos - Imagem 29 de 32
Corte transversal
Casa em Monchique / Pereira Miguel Arquitectos - Imagem 12 de 32
© Fernando Guerra / FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Monchique / Pereira Miguel Arquitectos" [House in Monchique / Pereira Miguel Arquitectos] 15 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/931145/casa-em-monchique-pereira-miguel-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.