Refúgio Matanzas / Cerda Pe Arquitectos

Refúgio Matanzas / Cerda Pe Arquitectos - Imagem 2 de 18Refúgio Matanzas / Cerda Pe Arquitectos - Imagem 3 de 18Refúgio Matanzas / Cerda Pe Arquitectos - Imagem 4 de 18Refúgio Matanzas / Cerda Pe Arquitectos - Imagem 5 de 18Refúgio Matanzas / Cerda Pe Arquitectos - Mais Imagens+ 13

Navidad, Chile
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  105
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arauco, Bastro, Ceresita, GRAPHISOFT, Polyglass, Quimica Universal
  • Arquiteto Responsável: Sebastián Cerda Pé
  • Clientes: Cristobal Hasbún , Camila Pardo
  • Engenharia: Osvaldo Peñaloza
  • Colaboradores: Stefano Modena
  • Cidade: Navidad
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
Refúgio Matanzas / Cerda Pe Arquitectos - Imagem 4 de 18
© Sebastián Cerda Pé

Descrição enviada pela equipe de projeto. Matanzas é um lugar conhecido entre kitesurfers e windsurfers por suas ondas e ventos privilegiados que permitem aproveitar este tipo de esporte. Nosso cliente escolheu essa região justamente por tais atributos, já que é amante do kitesurfe e queria uma casa que lhe permitisse aproveitar da vista ao exterior, mas estar protegido do vento. Com isto como prioridade, trabalhou-se a partir de uma organização simples que fizesse referência a seu passatempo. Optou-se por uma cobertura que muda de largura em relação à base, um jogo geométrico simples, que dá movimento à casa e que faz com que ela seja percebida de formas diferentes dependendo do ponto de vista, gerando uma arquitetura dinâmica.

Refúgio Matanzas / Cerda Pe Arquitectos - Imagem 2 de 18
© Sebastián Cerda Pé
Corte Varanda
Refúgio Matanzas / Cerda Pe Arquitectos - Imagem 3 de 18
© Sebastián Cerda Pé

O terreno se encontra na parte superior de um morro, e optamos por implantar a casa alguns metros abaixo do ponto mais alto, aproveitando o morro como proteção natural do vento do sul. Além disso, uma varanda fechada foi pensada para proteger a casa do sol e do vento oeste e, mais do que isso, este espaço direciona a vista à paisagem principal, a foz do Rio Rapel. O material escolhido foi madeira de pinheiro tratada, tanto para a estrutura, quanto para o revestimento. A madeira de pinheiro é um material abundante na região e de uso recorrente entre os trabalhadores locais. O projeto foi pensado a partir do princípio de contar com grandes janelas com orientação norte (privilegiando a vista à paisagem e abundância de sol), além de uma fachada com pequenas aberturas para o sul, diminuindo perdas térmicas. 

Refúgio Matanzas / Cerda Pe Arquitectos - Imagem 5 de 18
© Sebastián Cerda Pé
Planta
Refúgio Matanzas / Cerda Pe Arquitectos - Imagem 8 de 18
© Sebastián Cerda Pé

Em termos de programa, a casa é composta por um grande espaço comum dividido em exterior e interior, limite que desaparece ao se abrirem as janelas. No extremo oposto em relação à varanda se localizam os dormitórios e um banheiro. Além disso, este programa foi pensado de forma a ser compatível com possíveis ampliações futuras desta casa. A família proprietária pode aproveitar uma paisagem privilegiada, próxima a praias perfeitas para a prática de esportes marinhos, tudo isso de forma resguardada em relação ao vento e aberta ao sol.

Refúgio Matanzas / Cerda Pe Arquitectos - Imagem 6 de 18
© Sebastián Cerda Pé
Axonométrica
Refúgio Matanzas / Cerda Pe Arquitectos - Imagem 9 de 18
© Sebastián Cerda Pé

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Refúgio Matanzas / Cerda Pe Arquitectos" [Refugio Matanzas / Cerda Pe Arquitectos] 06 Jan 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/931052/refugio-matanzas-cerda-pe-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.