Hospital Manta / PMMT

Hospital Manta / PMMT

© BICUBIK © BICUBIK © BICUBIK © BICUBIK + 39

Manta, Equador
  • Arquitetos: PMMT
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  24100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo Fotografias:  BICUBIK
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Saint-Gobain, Armstrong, Breinco, Cerámica Malpesa, ESCOFET, Emco, GEZE, Glass Partners Solutions, Prodema ProdEX, RENSON, Sabic, Technal, Tecnomed, Vidurglass
  • Equipe De Projeto: Patricio Martínez, Maximià Torruella, Alex Herráez, Joana Cornudella, Luis Gotor
  • Cliente: IESS (Instituto Ecuatoriano de la Seguridad Social)
  • Estrutura: BIS Structures
  • Colaborador: Marta Gardeñes, Alicia Palacios, Ana Santos
  • Construtora: Makiber
  • Técnico: Vinclament
Mais informações Menos informações
© BICUBIK
© BICUBIK

Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo hospital em Manta, cidade localizada na costa do Equador, é o terceiro centro de saúde que o PMMT Arquitectura, com sede em Barcelona e Madri, construiu neste país. Com seus mais de 24.000 m2, oferece serviço aos 200000 habitantes da cidade de Manta e tornou-se referência no setor, fornecendo medidas de acessibilidade universal para torná-lo inclusivo, adaptando-se ao sistema de projeto paramétrico que confere flexibilidade em seus usos e por sua estrutura e fachada resistente a terremotos. Esses aspectos o tornam um dos hospitais mais inovadores do mundo.

© BICUBIK
© BICUBIK
Cortes
Cortes
© BICUBIK
© BICUBIK

Em 2016, a província de Manabí sofreu um terremoto devastador que destruiu completamente o antigo hospital de Manta. Dada a gravidade do contexto, a construção de novos equipamentos foi necessária o mais rápido possível e de forma muito eficiente. Por isso, decidiu-se construir um centro seguindo os parâmetros do "Fluid Hospital", metodologia criada e desenvolvida pelo PMMT Arquitectura. Anteriormente, o PMMT, referência em arquitetura de saúde, já havia construído outros dois hospitais no Equador nas cidades de Machala (2016) e Puyo (2013). Ambos, edifícios que também precisavam ser construídos em um tempo muito curto - menos de um ano do início ao fim da construção - e com um orçamento limitado. O método de trabalho consiste em definir os parâmetros que, combinados corretamente, garantem o bom funcionamento do edifício e a adaptação a mudanças futuras: a organização e a localização dos corredores foram parametrizadas de acordo com o uso, a métrica do terreno e das quadras, a modulação da fachada, as estratégias para futuras extensões, as vias, a localização e a hierarquia dos acessos e a localização das galerias das instalações, além de outras regras essenciais para o início dos trabalhos.

© BICUBIK
© BICUBIK
Planta
Planta
© BICUBIK
© BICUBIK
© BICUBIK
© BICUBIK

Por outro lado, o hospital de Manta incorpora uma estrutura capaz de resistir a terremotos com critérios além da norma: foi projetada uma fachada que minimiza os danos que podem ferir as pessoas ou deixar o hospital sem funcionar. Um sistema articular foi implementado para que todos os esforços que ocorrem na estrutura não sejam transmitidos para a fachada e esquadrias, procurando que sejam absorvidos pelos sistemas de molas e sistemas flexíveis entre os diferentes elementos. E o uso de policarbonato resultou em uma fachada leve, de alto desempenho, capaz de suportar um terremoto por meio de tecnologia conjunta. Em um nível formal, destaca-se a cor branca que define a aparência de todo o edifício e contrasta com o cromatismo da arquitetura local. Além disso, a imagem ortogonal da trama ordena os espaços no térreo: o hospital está distribuído em amplos corredores gerais de circulação e áreas de espera abertas. Os diferentes acessos enfatizam sua implementação e permitem que você desfrute de quatro fachadas orientadas de maneira cartesiana. O edifício, com seus grandes prismas horizontais perfurados por pátios, é um espaço modular, extrovertido, moldável, fluido, flexível, intercambiável, policêntrico, setorizado e funcional.

© BICUBIK
© BICUBIK
© BICUBIK
© BICUBIK

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: Manta, Equador

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Hospital Manta / PMMT" [Hospital Manta / PMMT] 12 Jan 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/930900/hospital-manta-pmmt> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.