Pavilhão Gife / Goma Oficina

Pavilhão Gife  / Goma Oficina - Janela, Viga, AçoPavilhão Gife  / Goma Oficina - Imagem 3 de 19Pavilhão Gife  / Goma Oficina - VigaPavilhão Gife  / Goma Oficina - Aço, Janela, VigaPavilhão Gife  / Goma Oficina - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos: Goma Oficina
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  180
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Rafaela Netto
  • Arquitetura E Montagem : Vitor Pena, Victoria Braga, André Vitiello, Inaê Monteiro Negrão, Clara Varandas Abussamra, Luisa Capalbo Menezes, Victor Salviano Isawa, Luiz Gomes da Silva
  • Design Gráfico : Maria Cau Levy, André Stefanini
  • Coordenação De Produção : Paula Marujo
  • Cidade: Paraíso
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Pavilhão Gife  / Goma Oficina - Viga
© Rafaela Netto

Descrição enviada pela equipe de projeto. O pavilhão Gife foi idealizado como suporte expográfico para a Mostra Gife, exposta no CCSP em Setembro. A solução expográfica deveria considerar, além da montagem no Centro Cultural, a possibilidade de itinerância, em diferentes configurações que se adequassem aos novos lugares, ainda incertos à época do projeto, ao mesmo tempo, era necessário que estivesse muito bem inserido no contexto do CCSP.

Pavilhão Gife  / Goma Oficina - Aço, Janela, Viga
© Rafaela Netto

Para solucionar a reconfigurabilidade do pavilhão adotamos um sistema modular de alumínio extrudado e ranhurado, com conectores móveis. Esse sistema permitiu a criação de um grid ortogonal e genérico, onde seria possível a disposição do conteúdo em diferentes montagens.

Pavilhão Gife  / Goma Oficina - Aço
© Rafaela Netto

A intenção foi de criar um espaço de convergência e uma experiência de introspecção que abrigasse o conteúdo da mostra. Uma envoltória elíptica em tela agrícola aluminizada foi o elemento escolhido para a definição do limite e organicidade ao pavilhão. A independência entre a estrutura e vedação ressaltam as possibilidades de variações geométricas para essa envoltória, dependendo da situação em que tenha que ser redesenhada. A tela agrícola atendia às nossas expectativas com relação à compactabilidade e leveza - muitos metros lineares podem ser enrolados sem problema em bobinas de diâmetro relativamente reduzidos - e com relação ao equilíbrio entre opacidade e translucidez que desejávamos.

Pavilhão Gife  / Goma Oficina - Imagem 16 de 19
© Rafaela Netto

O sistema construtivo adotado para a estrutura foi um sistema particularmente utilizado no equipamento de linhas de montagem, na fabricação de esteiras, racks, e outros dispositivos automatizados e mecânicos. O deslocamento de função desse sistema para a criação de espaço construído foi o principal desafio do projeto. Porém, já imaginávamos a coerência de sua utilização para a situação em questão, atendendo a racionalização da fabricação montagem e desmontagem, e permitindo a reutilização dos componentes nas possíveis variações de configuração, sem a implicação de esforços destrutivos e sem a geração de resíduos.

Pavilhão Gife  / Goma Oficina - Imagem 9 de 19
© Rafaela Netto
Isométrica
Pavilhão Gife  / Goma Oficina - Corrimão
© Rafaela Netto

Para isso contamos com um processo de prototipagem e pré-fabricação que durou o mês que antecedeu a montagem. Durante esse processo foi possível experimentar e corrigir o projeto, em tempo real, realizar testes de comportamento estrutural, e compreender o esforço e recurso humano necessário para a montagem e desmontagem do pavilhão. Essa etapa do trabalho, foi denominada Fábrica e teve lugar na galeria Mário Schenberg, cedida pela FUNARTE.

Pavilhão Gife  / Goma Oficina - Viga
© Rafaela Netto

A Fábrica foi a principal ferramenta de inteligência para o desenvolvimento dessa aplicação para a tecnologia em questão. Levando em conta sobretudo o aprendizado e troca entre os projetistas/arquitetos, que também eram os montadores. A montagem da estrutura foi realizada em aproximadamente seis horas (para uma área de 180m2), com uma equipe de 10 pessoas. A desmontagem completa levou menos que quatro horas.

Pavilhão Gife  / Goma Oficina - Janela, Viga, Aço
© Rafaela Netto

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso, São Paulo - SP, 01504-000, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão Gife / Goma Oficina" 24 Dez 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/930830/pavilhao-gife-goma-oficina> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.