Novo Museu da Austrália Ocidental / Hassell + OMA

Novo Museu da Austrália Ocidental / Hassell + OMA - Mais Imagens+ 15

Perth, Austrália
  • Arquitetos: Hassell, OMA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  31500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Peter Bennetts
  • Arquitetos Responsáveis: Mark Loughnan, David Gianotten, Peter Dean (Hassell) , Paul Jones (OMA)
  • Construtores: Multiplex
  • Cidade: Perth
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
© Peter Bennetts

Descrição enviada pela equipe de projeto. Implantado no coração do distrito cultural de Perth, o Novo Museu da Austrália Ocidental foi projetado e desenvolvido pela Hassell em parceira com o OMA. Como um "coletor de histórias", o novo museu de Perth proporcionará uma oportunidade única para que a população se envolva com a história e a cultura característica do oeste do país. Um edifício holístico, composto por edifícios tombados e estruturas modernas, o Novo Museu da Austrália Ocidental será um local aberto à comunidade local e também aos visitantes do mundo todo, um local de encontro onde será possível compartilhar diferentes maneiras de perceber e se relacionar com o passado, do presente e o futuro.

© Peter Bennetts

“Neste projeto procuramos criar um espaço democrático, capaz de promover o engajamento e a colaboração entre as pessoas, respondendo às principais demandas da própria instituição e também da comunidade local”, disse o diretor da Hassell, Mark Loughnan. “Queríamos que o novo museu da Western Austrália fosse um espaço público e acessível à todos; uma mistura de patrimônio histórico e arquitetura contemporânea, um edifício que contribui para a revitalização do centro cultural de Perth, ao mesmo tempo celebrando a cultura local e promovendo a história da cidade no âmbito internacional,” completou Hassel.

© Peter Bennetts

O arquiteto e sócio do OMA - David Gianotten - disse: “O novo museu da Austrália Ocidental é um lugar concebido para promover o patrimônio natural, social e cultural da Austrália. E o mais importante, ele foi deliberadamente projetado como um espaço de encontro e trocas, um lugar capaz de inspirar novas idéias e o intercâmbio de experiências pessoais. É um museu que explora e estimula as pessoas a redescobrirem os valores da sua própria cultura e história.”

© Peter Bennetts

Algumas estruturas foram restauradas e outros edifícios construídos para abrigar uma série de exposições, espaços para eventos e áreas públicas. Ao longo do museu foram criados dois percursos de circulação - um vertical e outro horizontal - conectando e organizando o conteúdo programático do Museu, o qual inclui uma coleção de meteoritos e um icônico esqueleto de baleia azul.

Plantas
Corte

“Os recursos naturais e a cultura da Austrália Ocidental são tão diversos quando a sua própria história. Ao invés de defender uma interpretação única de uma região tão complexa quanto a Austrália Ocidental, a organização dos percursos expositivos permitem que os visitantes explorem a coleção do Museu de infinitas maneiras, interpretando as suas histórias e construindo diferentes narrativas de acordo com as suas próprias experiências”, diz Gianotten.

© Peter Bennetts

Um dos principais elemento do novo projeto é o chamado ‘City Room’ - um espaço público aberto e coberto em pleno coração do Museu, o qual encontra-se emoldurado pelos antigos edifícios restaurados e por um grande volume em balanço. O ‘City Room’ é um espaço aberto onde todas as pessoas são bem-vindas, um lugar capaz de estimular a imaginação e a criatividade dos visitantes, convidando-os a participar de uma enorme variedade de atividades, desde eventos comunitários até reuniões menores. - “A ‘City Room’ é o ponto focal deste Museu, um lugar aberto e convidativo, onde todos os visitantes podem explorar os principais conteúdos do Museu e do Centro Cultural de Perth,” diz Loughnan.

© Peter Bennetts
© Peter Bennetts

Um novo e amplo espaço para exposições temporárias complementa a extensa coleção permanente do Museu. O Novo Museu da Austrália Ocidental abrigará uma gama diversificada de programas culturais e novos espaços comerciais além de uma série de pequenos restaurantes - um Museu que se manterá de portas abertas, recebendo visitantes do mundo todo ao longo de todo o ano.

Peter Dean disse: “Estamos orgulhosos de ter participado de um projeto como este, um espaço de diálogo entre a comunidade local e internacional, entre o antigo e o novo, um edifício que estabelecerá uma nova referência em relação ao patrimônio histórico local e que reflete a rica herança aborígine de nosso país.”

© Peter Bennetts

Paul Jones por sua vez complementou: “A fusão de nossa experiência internacional com um enorme respeito pela cultura local australiana nos permitiu explorar um tipo de arquitetura contemporânea que é relevante tanto na escala local quanto internacional. O Novo Museu da Austrália Ocidental, o qual oferecerá uma multiplicidade de interpretações, é uma resposta única ao contexto específico no qual está inserido.”

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Perth WA, Austrália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Escritório
Cita: "Novo Museu da Austrália Ocidental / Hassell + OMA" [New Museum for Western Australia / Hassell + OMA] 23 Dez 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/930600/novo-museu-da-australia-ocidental-hassell-plus-oma> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.