Residência Escalonada / OFIS Architects

Residência Escalonada / OFIS Architects - Imagem 2 de 42Residência Escalonada / OFIS Architects - Imagem 3 de 42Residência Escalonada / OFIS Architects - Imagem 4 de 42Residência Escalonada / OFIS Architects - Imagem 5 de 42Residência Escalonada / OFIS Architects - Mais Imagens+ 37

Liubliana, Eslovênia
  • Equipe De Projeto: Rok Oman, Spela Videcnik, Andrej Gregoric, Janez Martincic, José Navarrete Jiménez, Barbora Kubíčková, Filomena Zegarelli, Mariangela Fabbri, Sara Carciotti, Yelizaveta Smalonskaya, Katharina Felix, Viktoria Dimitrova, Ana Skobe, Roberta Gravina, Laura Martinez Vega
  • Engenharia Estrutural: Projecta
  • Engenharia Mecânica : Vavtar Enginering
  • Engenharia Elétrica : Eldata
  • Cidade: Liubliana
  • País: Eslovênia
Mais informaçõesMenos informações
Residência Escalonada / OFIS Architects - Imagem 8 de 42
© Tomaz Gregoric

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada em uma área residencial, na fronteira entre o centro da cidade e o bairro suburbano. Há uma diferença de altura de 2,5 m entre o nível da rua e a parte mais distante do terreno. Seguindo sua topografia, o volume da casa é dividido em etapas da rua até o nível do jardim. Isso permite a criação de terraços com plantas e também possibilita a vista para as árvores no quintal.

Residência Escalonada / OFIS Architects - Imagem 2 de 42
© Tomaz Gregoric

A cliente, uma família bilíngue (eslovena-inglesa), solicitou duas salas de estar diferentes, uma como recepção dos convidados, acessada a partir do nível da rua e outra para a vida familiar no nível mais baixo do jardim. Dessa forma, a geometria escalonada da casa também evidencia uma organização programática.

Residência Escalonada / OFIS Architects - Imagem 4 de 42
© Tomaz Gregoric

O térreo é destinado a reuniões com os hóspedes e atividades eventuais, enquanto o núcleo da vida doméstica está no nível inferior, onde a cozinha e a sala de estar estão visual e espacialmente conectadas ao pátio e ao jardim. O primeiro andar acomoda os dormitórios para os membros da família. O segundo andar foi projetado como um sótão para os hóspedes. Cada atividade principal está ao lado de um terraço.

A dualidade de funções também é claramente expressa nos cortes. Por um lado, há uma agregação típica de uma casa unifamiliar enquanto, por outro, os vazios para a garagem e os terraços encobrem o volume em duas partes, enquanto conectam visualmente os jardins na parte posterior, os diferentes terraços e a entrada principal desde a rua.

Residência Escalonada / OFIS Architects - Imagem 13 de 42
© Tomaz Gregoric

O volume resultante é revestido com tijolos perfurados nas fachadas expostas à rua, que funcionam como uma rede e proporcionam privacidade, enquanto a fachada posterior possui vista para os vários níveis de jardins privados.

Residência Escalonada / OFIS Architects - Imagem 3 de 42
© Tomaz Gregoric

Soluções Sustentáveis

- Sistema de ventilação para recuperação de calor;
- Bomba de calor água-terra;
- Resfriamento radiante do teto (instalado em lajes de concreto);
- Isolamento térmico de dupla camada;
- Vidros triplos com caixilhos de madeira;
- Aberturas envidraçadas em direção à iluminação solar (Norte - Sul);
- Uso de materiais externos ecológicos, redução de qualquer revestimento interno adicional com paredes estruturais expostas.

Residência Escalonada / OFIS Architects - Imagem 5 de 42
© Tomaz Gregoric

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Escalonada / OFIS Architects" [Step Level House / OFIS Architects] 07 Jan 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/930552/residencia-escalonada-ofis-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.