Casa Castaños / Barrionuevo Villanueva Arquitectos

Casa Castaños / Barrionuevo Villanueva Arquitectos - Mais Imagens+ 17

Tigre, Argentina
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Gonzalo Viramonte
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Carpinteria bola ocho, Corralón La Estación, Ekkon, Electrojujuy, Grama del Norte, Hierros Szpiegel, Ponasec, Premoldeados Norte, Trimble
  • Arquitetos Responsáveis: Nicolás Barrionuevo, Juan Villanueva
  • Construção : Barrionuevo Villanueva Arquitectos
  • Cálculo Estrutural: Andres Moscatelli
  • Cidade: Tigre
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Gonzalo Viramonte

Descrição enviada pela equipe de projeto. Procuramos construir este edifício como uma sucessão de espaços. Formalmente, nos concentramos em criar volumetrias para acolher e definir estes espaços, criando uma identidade formal que funcionasse de forma integrada. Assim, propusemos um grande volume suspenso a três metros de altura que flutua sobre o acesso da casa, um espaço vazio que convida as pessoas a entrarem, emoldurando o pátio interno. É interessante destacar que cada um dos espaços programáticos da casa, articulados por este vazio central, abrigam diferentes funções articuladas em distintas orientações, além de uma série de espaços intermediários que servem para conectar o programa da casa como um todo, o que finalmente, proporciona qualidades espaciais que resultam ser mais importante que o seu próprio programa.

© Gonzalo Viramonte
Planta
© Gonzalo Viramonte

Quando falamos em espaços intermediários ou intersticiais, nos referimos à espaços de acesso, circulação e espaços de convívio e socialização. Além disso é importante ressaltar a importância do espaço não construído, o qual é fundamental para a conexão de todos estes ambientes; o pátio. O jardim central é um lugar que não demanda nenhuma estrutura física, mas que ainda assim articula todos os espaços da casa, tanto horizontal quanto verticalmente. É através deste espaço aberto que se constroem as lógicas compositivas e a relação física entre os espaços da casa. Finalmente, estes espaços acabam sendo mais importantes para a vida das pessoas que os próprios espaços construídos.

© Gonzalo Viramonte

Entendendo isso tudo, somente nos resta destacar a importância do percurso físico que conecta todos estes espaços, um recorrido que potencializa todas as qualidades que cada um deles proporciona. Assim, é possível apreciar como a luz afeta cada um destes espaços ao longo do dia, descobrindo novas relações de luz e sombra. A medida que nos deslocamos pela casa, é possível descobri-la, revelando novas perspectivas e maneiras como as pessoas se apropriam da casa para construir suas próprias narrativas.

© Gonzalo Viramonte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Castaños / Barrionuevo Villanueva Arquitectos" [Casa Castaños / Barrionuevo Villanueva Arquitectos] 25 Dez 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/930523/casa-castanos-barrionuevo-villanueva-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.