Casa Blade / Takt Studio

Casa Blade / Takt Studio - Mais Imagens+ 17

Coledale, Austrália
  • Arquitetos: Takt Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  282
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Shantanu Starick
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AHJ, CSR Barestone, Forest Furniture, GRAPHISOFT, James Hardie Australia, Obeco - La Rochere, Paiano Custom Kitchens, ROGER SELLER, TOVO Lighting, TossB
  • Equipe De Projeto: Brent Dunn & Katharina Hendel
  • Engenharia : Northrop Engineering
  • Cidade: Coledale
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
© Shantanu Starick

Entre a escarpa e o mar

Coledale, localizada entre a Escarpa de Illawarra e o Oceano Pacífico, é uma área em transformação, onde os chalés dos mineiros disputam espaço com casas mais recentes. O escopo pedia para acomodar uma família criativa de quatro pessoas e fornecer uma segunda habitação menor para compartilhar o local maravilhoso com familiares, amigos e convidados.

© Shantanu Starick

Este projeto foi construído em um terreno de esquina mais resguardado, onde há uma encosta íngreme voltada para o sul, vista para o mar e acesso a boa insolação. Em resposta, e a partir dos estratos geológicos dessa costa, um novo plano de solo e um deck elevado foram desenvolvidos, fornecendo refúgio e perspectiva aos usuários. Abaixo disso, estão acomodadas a garagem, as áreas de armazenamento e uma segunda moradia menor na esquina. No topo, fica o maior volume da casa principal, correndo Norte - Sul, criando um pátio com seu aspecto oriental em direção ao Mar da Tasmânia.

© Shantanu Starick

A subida ao plano elevado, através de uma escada de concreto sob a varanda translúcida, é semelhante aos acessos vizinhos até a escarpa. Esta plataforma convida as pessoas a admirarem a paisagem e dá boas-vindas à comunidade; para o surf matinal, uma onda casual com os vizinhos e drinques ao pôr do sol. As tardes são passadas nas janelas dos cantos, lendo e observando o mar.

Planta - Pavimento Térreo

Reunir aqui é descontraído. Materiais rústicos aceitam pés de areia e crianças brincando. A fachada oeste é composta por fortes lâminas verticais, viradas para o norte para coletar sol e proteger do calor da tarde, enquanto a fachada leste orienta as vistas e filtra a luz através de uma varanda transparente e plantada, formando uma estreita conexão com a mudança de luz ao longo do dia. O projeto demonstra como um empreendimento de ocupação dupla pode se relacionar intimamente com a localização da rua e da paisagem, proporcionando comodidade e privacidade para as duas residências.

© Shantanu Starick

Da rua, a casa menor, chamada Jenga House, devido à sua fachada de madeira empilhada, é articulada como um volume separado da casa, para quebrar a escala e permitir que ela permaneça com sua própria personalidade. Essas paredes de madeira empilhadas lembram pilhas de secagem em pátios de madeira. Sua materialidade é impulsionada pela exploração do pinus serrilhado, material mais barato como camada externa.

Corte

A casa principal em madeira se relaciona com as altas florestas e falésias escarpadas dos fundos, enquanto sua concha é revestida com revestimento ubíquo. A materialidade é influenciada pela paisagem e pelas tradicionais casas de praia locais. Uma equipe de fabricantes locais permitiu a exploração da materialidade e dos detalhes específicos de seu ambiente e dos proprietários, enquanto o cliente também foi um dos principais contribuintes. Ao imaginar o projeto, mas também ao assumir grandes partes das obras, eles tiveram uma enorme influência no resultado.

© Shantanu Starick

O detalhamento é direto e simples; e optou-se por economizar nas escolhas de material, sem perder a qualidade do desempenho necessário. Dessa forma, materiais de construção básicos foram usados como produtos de acabamento - como paredes de madeira empilhadas em pinho e paredes de concreto reciclado para o paisagismo. O projeto utiliza os princípios de design passivo solar de uma maneira única e busca maximizar o espaço verde em um local muito apertado. As fachadas verticais e as paredes delimitadoras são projetadas para suportar trepadeiras ao longo do tempo.

© Shantanu Starick

A iluminação natural por toda parte e as aberturas adaptáveis garantem ventilação cruzada quando necessário e menor consumo de energia. Elementos como blocos de concreto reciclado feitos de resíduos da usina de concreto como paredes divisórias reduzem ainda mais a pegada ecológica. Sob a escarpa, perto do mar, está a nova casa e a moradia de hóspedes que explora a paisagem, a luz e um senso de comunidade.

© Shantanu Starick

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Blade / Takt Studio" [Blade House / Takt Studio] 19 Dez 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/930277/casa-blade-takt-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.