Casa do Cerrado (Prata e Lopez) / Aline Coelho Sanches + Corato Arquitetura

Casa do Cerrado (Prata e Lopez) / Aline Coelho Sanches + Corato Arquitetura - Fachada, Viga
© Favaro Jr.

Casa do Cerrado (Prata e Lopez) / Aline Coelho Sanches + Corato Arquitetura - Fachada, JanelaCasa do Cerrado (Prata e Lopez) / Aline Coelho Sanches + Corato Arquitetura - Jardim, FlorestaCasa do Cerrado (Prata e Lopez) / Aline Coelho Sanches + Corato Arquitetura - Fachada, AidoCasa do Cerrado (Prata e Lopez) / Aline Coelho Sanches + Corato Arquitetura - JanelaCasa do Cerrado (Prata e Lopez) / Aline Coelho Sanches + Corato Arquitetura - Mais Imagens+ 43

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  540
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Favaro Jr.
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe Systems Incorporated, AutoDesk, Cerâmica Baepi, Trimble Navigation
  • Arquitetos Responsáveis: Aline Coelho Sanches, Lucas Corato
  • Colaboradores: Laylah Raeder, Vanessa Damasceno
  • Projeto Executivo: Corato Arquitetura & Design
  • Engenharia: Fernando Machado - Ipê-Amarelo Arquitetura e Engenharia
  • Cidade: Barretos
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa do Cerrado (Prata e Lopez) / Aline Coelho Sanches + Corato Arquitetura - Fachada, Janela
© Favaro Jr.

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa foi concebida como um potente abrigo, um refúgio para as crianças da família crescerem. Foi desenhada com riqueza de sombras para aliviar os excessos do sol da região e, ao mesmo tempo, com generosas aberturas, para possibilitar uma estreita relação com a paisagem, fazendo da habitação um “dispositivo visual”, capaz de enquadrar e trazer para si o perfil da cidade e das formas da natureza do entorno, de evidenciar a singular luz que banha tudo de dourado naquela região.

Casa do Cerrado (Prata e Lopez) / Aline Coelho Sanches + Corato Arquitetura - Fachada, Aido
© Favaro Jr.

O projeto foi realizado entre 2012 e 2013, mas a casa só pôde ser construída entre 2018 e 2019. Está localizada em um bairro de chácaras da região sul de Barretos, nos limites entre cidade e campo. Nos anos que se passaram entre o projeto e a construção, o bairro sofreu uma grande transformação, recebendo um loteamento que desapropriou parte do terreno para a construção de uma via de acesso. Foi possível, no entanto, manter o projeto original que continuava a responder à nova situação colocada pelo lugar.

Casa do Cerrado (Prata e Lopez) / Aline Coelho Sanches + Corato Arquitetura - Jardim, Floresta
© Favaro Jr.

Seu ponto de partida foi o desenho de uma praça, lugar de festas e brincadeiras, um artifício urbano inserido naquela paisagem rural, escolhido para ordenar o espaço e servir de ligação entre a nova residência e as construções e piscina pré-existentes no lote. Os ambientes da nova casa foram organizados linearmente e voltados para esta praça: quartos de um lado, áreas de serviço do outro, no centro a sala de estar, jantar e a cozinha, lugar importante para a família, hierarquicamente destacado pelo pé-direito e pela ligação visual com o exterior, aberta para toda a dimensão do terreno, unindo praça e ruas limítrofes do lote.

Casa do Cerrado (Prata e Lopez) / Aline Coelho Sanches + Corato Arquitetura - Viga
© Favaro Jr.

Para controlar a temperatura no interior da casa, foi prevista uma cobertura destacada e permanentemente ventilada, configurando um duplo teto para evitar a alta transmitância térmica das telhas para os quartos. Foi possível, com isso, construir terraços de onde ver o pôr-do-sol, as copas das árvores e o horizonte da cidade, mediado pelos tetos-jardins sobre os blocos hidráulicos em tijolos aparentes que avançam em relação ao plano da fachada para receber mais luz.

Casa do Cerrado (Prata e Lopez) / Aline Coelho Sanches + Corato Arquitetura - Viga
© Favaro Jr.

A estrutura em pilares e vigas de madeira Garapeira maciça aparelhada, de origem conhecida e controlada, racionalizou a construção e foi beneficiada pela proteção dos grandes beirais sustentados pelas mãos francesas. Erguida de forma rápida, permitiu a imediata montagem da cobertura que protegeu os operários durante a execução das alvenarias. A escolha estrutural não foi alheia a uma tradição construtiva do interior do Estado de São Paulo, de casas rurais com esteios de madeira, influência da chegada dos mineiros, após o declínio do ciclo do ouro.

Casa do Cerrado (Prata e Lopez) / Aline Coelho Sanches + Corato Arquitetura - Viga
© Favaro Jr.
Casa do Cerrado (Prata e Lopez) / Aline Coelho Sanches + Corato Arquitetura - Imagem 45 de 48
Corte A
Casa do Cerrado (Prata e Lopez) / Aline Coelho Sanches + Corato Arquitetura - Cadeira, Janela, Viga
© Favaro Jr.

O rendilhado na alvenaria de tijolos, filtro visual dos pátios internos, explorou as habilidades dos operários e as possibilidades do material.

Casa do Cerrado (Prata e Lopez) / Aline Coelho Sanches + Corato Arquitetura - Tijolo, Fachada, Viga
© Favaro Jr.

Por fim, um painel de peças cerâmicas foi desenhado pelos autores do projeto e posicionado em um ponto chave da sala. Ele narra sobre um patrimônio brasileiro de relações entre as disciplinas artísticas e homenageia o Palácio do Itamaraty, projeto de Oscar Niemeyer.

Casa do Cerrado (Prata e Lopez) / Aline Coelho Sanches + Corato Arquitetura - Fachada, Aido
© Favaro Jr.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa do Cerrado (Prata e Lopez) / Aline Coelho Sanches + Corato Arquitetura" 02 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/930259/casa-do-cerrado-corato-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.