Sapataria Vila Conde / Raulino Silva

Sapataria Vila Conde / Raulino Silva - JanelaSapataria Vila Conde / Raulino Silva - Porta, JanelaSapataria Vila Conde / Raulino Silva - PrateleiraSapataria Vila Conde / Raulino Silva - PrateleiraSapataria Vila Conde / Raulino Silva - Mais Imagens+ 25

Vila do Conde, Portugal
  • Arquitetos: Raulino Silva
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  65
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:João Morgado
  • Equipe De Projeto: Raulino Silva, Daniela Amorim, Carla Ribeiro, Hélder Jesus, Elena Marino, Giuliano Pavarese
  • Cidade: Vila do Conde
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Sapataria Vila Conde / Raulino Silva - Porta, Janela
© João Morgado

Descrição enviada pela equipe de projeto. No centro da cidade de Vila do Conde, encontramos uma pequena loja estreita e vazia, sem qualquer decoração ou paredes divisórias. A montra abre-se para a Avenida Dr. João Canavarro, uma das ruas mais importantes da cidade. A fachada do edifício não sofre qualquer tipo de intervenção e os caixilhos das janelas existentes são mantidos para controlar os custos. Na fachada posterior existe uma pequena janela junto ao tecto, que permite a ventilação do espaço e alguma luz do lado norte.O interior de todo o piso 0 foi aproveitado para a sapataria, o espaço foi totalmente remodelado com novos revestimentos no tecto, paredes e pavimentos. No pavimento é utilizado um piso de madeira de carvalho, nas paredes e tectos falsos são utilizadas placas de gesso cartonado. Na cave manteve-se a zona de arrecadação e o sanitário existente, nestas áreas apenas foram pintadas as paredes e os tectos.

Sapataria Vila Conde / Raulino Silva - Prateleira
© João Morgado

O espaço rectangular permitiu definir duas áreas de armários com prateleiras para expor os produtos em ambas as laterais. As escadas de acesso à cave ficam escondidas atrás da zona de espelho, com uma porta oculta. A montra tem umas pequenas caixas móveis, para permitir alterar a posição dos produtos e dos próprios móveis. O painel de publicidade da loja também ficou no interior da montra, através de uma caixa pendurada no tecto. Existe uma antecâmara em vidro transparente incolor, com porta dupla que permite controlar o frio no inverno, para a porta principal ficar sempre aberta. Um rolo com a grade de segurança foi colocado atrás da montra, permitindo assim mostrar os produtos mesmo quando a loja está fechada. Na zona posterior da loja, temos um espaço de balcão para o atendimento.

Sapataria Vila Conde / Raulino Silva - Imagem 12 de 30
© João Morgado
Axo
Sapataria Vila Conde / Raulino Silva - Prateleira
© João Morgado

O projecto procura uma simplicidade de desenho e uma economia de meios nas soluções utilizadas, com a intenção de criar uma unidade entre os vários materiais, permitindo através de uma iluminação cuidada, potenciar a exposição dos sapatos que podem exaltar as suas cores e design.

Sapataria Vila Conde / Raulino Silva - Janela
© João Morgado

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Vila do Conde, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sapataria Vila Conde / Raulino Silva" 15 Dez 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/930253/sapataria-vila-conde-raulino-silva> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.