Reforma e ampliação da escola Kurutziaga / ELE Arkitektura + Jesus Angel Landia Arquitecto

Reforma e ampliação da escola Kurutziaga / ELE Arkitektura + Jesus Angel Landia Arquitecto - Imagem 2 de 31Reforma e ampliação da escola Kurutziaga / ELE Arkitektura + Jesus Angel Landia Arquitecto - Imagem 3 de 31Reforma e ampliação da escola Kurutziaga / ELE Arkitektura + Jesus Angel Landia Arquitecto - Imagem 4 de 31Reforma e ampliação da escola Kurutziaga / ELE Arkitektura + Jesus Angel Landia Arquitecto - Imagem 5 de 31Reforma e ampliação da escola Kurutziaga / ELE Arkitektura + Jesus Angel Landia Arquitecto - Mais Imagens+ 26

  • Arquitetos Responsáveis: Eduardo Landia, Jesus Angel Landia
  • Equipe De Projeto: Eduardo Landia, Jesus Angel Landia, Eloi Landia
  • Cidade: Durango
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Reforma e ampliação da escola Kurutziaga / ELE Arkitektura + Jesus Angel Landia Arquitecto - Imagem 4 de 31
© Aitor Estevez

Descrição enviada pela equipe de projeto. O concurso consistia em uma reabilitação energética e reorganização programática do edifício educacional infantil para adequá-lo ao novo método pedagógico que está sendo implementado no centro.

Reforma e ampliação da escola Kurutziaga / ELE Arkitektura + Jesus Angel Landia Arquitecto - Imagem 2 de 31
© Aitor Estevez

O edifício original de 1974 dos arquitetos Arechavaleta e Uriarte, é composto por grandes claraboias lineares orientadas a leste e organizadas em uma volumetria escalonada em dente de serra. O espaço interno se estruturava por meio de uma grande nave central com pé direito duplo e várias salas de 45 metros quadrados nos vãos leste (1 altura) e oeste (2 pavimentos). O edifício, de grande valor arquitetônico, se encontrava muito compartimentado para adaptar-se ao novo sistema pedagógico e apresentava problemas de conforto térmico e acústico.

Reforma e ampliação da escola Kurutziaga / ELE Arkitektura + Jesus Angel Landia Arquitecto - Imagem 27 de 31
Planta - Térreo
Reforma e ampliação da escola Kurutziaga / ELE Arkitektura + Jesus Angel Landia Arquitecto - Imagem 30 de 31
Corte Construtivo

O projeto deveria juntar a criação de espaços diáfanos multifuncionais de grandes dimensões, com salas clássicas que respondessem às exigências impostas pelas leis de educação em vigor (1 sala para cada 25 alunos, salas de 50 metros quadrados, etc).

Reforma e ampliação da escola Kurutziaga / ELE Arkitektura + Jesus Angel Landia Arquitecto - Imagem 17 de 31
© Aitor Estevez
Reforma e ampliação da escola Kurutziaga / ELE Arkitektura + Jesus Angel Landia Arquitecto - Imagem 5 de 31
© Aitor Estevez

A intervenção consistiu em projetar uma série de objetos multifuncionais que, devido à sua distribuição e a elementos que incorporam, fossem capazes de estruturar e dividir o espaço satisfazendo demandas concretas em cada área.

Cada elemento foi tratado como um móvel capaz de incorporar várias respostas funcionais. Deste modo, as divisórias fixas, compostas de telas transparentes, se transformaram, por sua vez, nos armários de cada aluno. As arquibancadas são armários. Os volumes de oficinas/banheiros servem de suporte para uma série de divisórias móveis que permitem dezenas de configurações espaciais diferentes.

Reforma e ampliação da escola Kurutziaga / ELE Arkitektura + Jesus Angel Landia Arquitecto - Imagem 19 de 31
© Aitor Estevez

A estratégia material consistiu na criação de um grande container neutro e branco onde se inserem os objetos, construídos em madeira laminada de pinheiro e placas de madeira compensada de bétula. O projeto procurou criar uma atmosfera que otimizasse a iluminação natural e a sensação de abrigo e tranquilidade.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Durango, Bizkaia, País Vasco, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Reforma e ampliação da escola Kurutziaga / ELE Arkitektura + Jesus Angel Landia Arquitecto" [Rehabilitación y ampliación de la escuela Kurutziaga / ELE Arkitektura + Jesus Angel Landia Arquitecto] 17 Dez 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/930225/reforma-e-ampliacao-da-escola-kurutziaga-ele-arkitektura-plus-jesus-angel-landia-arquitecto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.