Casa Seachange / Solomon Troup Architects

Casa Seachange / Solomon Troup Architects - Mais Imagens+ 12

Barwon Heads, Austrália, Austrália
  • Arquiteto Responsável: Lachlan Troup
  • Construtora: David Webb Building Solutions
  • Engenharia: Structerre
  • Consultor: Just Building Surveying Solutions
  • Cidade: Barwon Heads, Austrália
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
© Benjamin Hosking

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Seachange está localizada na cidade costeira de Barwon Heads, Victoria, Austrália, em uma rua com combinações ecléticas de casas de praia do pós-guerra e arquitetura moderna contemporânea. O programa previa uma residência moderna, com baixa manutenção, vistas em todas as direções, e que oferecesse a oportunidade de repensar a casa tradicional de praia.

© Benjamin Hosking
Planta - Térreo
© Benjamin Hosking

Com o objetivo de liberar a fachada norte com as principais áreas de estar da casa, um volume primário, com acessos e serviços, foi disposto no limite sul. A visão espacial também foi um desejo dos clientes, que queriam ver o exterior, de todas as direções, e em todos os cômodos da casa - experiência que já possuíam em sua antiga residência, localizada em uma fazenda no oeste de Victoria.

© Benjamin Hosking

O projeto proporcionou a oportunidade de uma casa particular se envolver em um nível urbano, e explorar a relação entre o espaço público e o privado. As janelas da área de estar do térreo e do pavimento superior são compostas por venezianas articuladas mecanicamente, criando uma fachada perfeitamente integrada. Estas venezianas, construídas com a madeira de cedro do Western Red, um produto florestal altamente sustentável, se abrem para o rio Barwon, controlam a ventilação e os raios solares. A operacionalidade e a transparência das venezianas estabelecem um envolvimento físico da casa com a rua. Isso é amplificado à noite, quando a luz interna ilumina os interstícios das ripas, criando uma fachada divertida e vibrante, e proporcionando privacidade para a rua inferior e adjacente.

© Benjamin Hosking

O projeto aplica várias medidas energéticas passivas e de iniciativas de educação para o desenvolvimento sustentável (ESD). Os beirais da fachada no piso térreo fornecem as salas de estar, jantar e dormitórios, proteção contra o sol do verão, enquanto permitem que o sol do inverno os aqueça passivamente. Um pátio voltado para a fachada norte é constituído entre duas áreas de estar, proporcionando uma área de entretenimento perfeita quando as portas da sala de jantar são abertas. Fechado nos três lados, o pátio inferior é protegido do vento sul, enquanto a laje do pavimento superior, em balanço, fornece proteção ao sol para realização de refeições durante os períodos de verão. As placas de travertino na laje agem como uma massa térmica absorvendo e armazenando calor. A ventilação cruzada ocorre entre os pátios da fachada norte e sul, resfriando os espaços de estar, jantar e cozinha. A água da chuva é coletada em um tanque de água de 20 mil litros e reutilizada para irrigação dos jardins e descarga de vasos sanitários, painéis solares fotovoltaicos e um sistema solar de água quente estão localizados no telhado.

© Benjamin Hosking

A Casa Seachange procurou alcançar uma boa relação de custo benefício, equilibrando as aspirações do cliente, as restrições do local e as limitações de orçamento, enquanto empregava uma ampla gama de princípios de sustentabilidade. Esse processo resultou em uma casa de custo relativamente baixo, robusta e enxuta, mas que integra notavelmente condicionantes de luz e volume para amplificar sutilmente as condições de vida dos proprietários, engajar e contribuir ativamente para a rua e seus arredores.

© Benjamin Hosking

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Seachange / Solomon Troup Architects" [Seachange House / Solomon Troup Architects] 15 Dez 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/930193/casa-seachange-solomon-troup-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.