Casa LSC / Alexandre Loureiro Architecture Studio

Casa LSC / Alexandre Loureiro Architecture Studio - Prateleira, Escada, Cadeira, Janela, CorrimãoCasa LSC / Alexandre Loureiro Architecture Studio - Sofá, Madeira, Janela, Viga, Cadeira, CorrimãoCasa LSC / Alexandre Loureiro Architecture Studio - Sofá, Mesa, Janela, VigaCasa LSC / Alexandre Loureiro Architecture Studio - Bancada, Viga, JanelaCasa LSC / Alexandre Loureiro Architecture Studio - Mais Imagens+ 31

Porto, Portugal
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Inês Guedes
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Rothoblaas, Adobe, AutoDesk, CS Telhas, Cinca, Diathonite, Duravit, Knauf, Maxxon, Miele, Ofa, Onduline, Raul Sousa, Weber
  • Arquiteto Responsável: Alexandre Loureiro
  • Engenharia: SOPSEC
  • Cidade: Porto
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa LSC / Alexandre Loureiro Architecture Studio - Janela, Fachada
© Inês Guedes

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício insere-se na envolvente urbana da Rua de Álvares Cabral destacando-se pela singularidade da sua implantação, tipologia e uso. Neste prédio típico do século XIX, de lote estreito e longo, foram construídos 2 edifícios, em que o primeiro se apresenta recuado em relação ao alinhamento da frente urbana (Edifício A) e o segundo (Edifício B) implanta-se no interior do logradouro encostado ao limite do lote.

Casa LSC / Alexandre Loureiro Architecture Studio - Sofá, Madeira, Janela, Viga, Cadeira, Corrimão
© Inês Guedes

O conjunto é singular pela existência de 2 inusitados volumes/naves tipo industrial construídas no mesmo lote e em que o espaço definido “entre” os dois volumes edificados é usado como recatado logradouro.

Casa LSC / Alexandre Loureiro Architecture Studio - Sofá, Mesa, Janela, Viga
© Inês Guedes
Casa LSC / Alexandre Loureiro Architecture Studio - Imagem 33 de 36
1º e 2º andar
Casa LSC / Alexandre Loureiro Architecture Studio - Mesa, Viga, Janela, Cadeira
© Inês Guedes

Ambos os edifícios serviam originalmente para albergar a casa/atelier e oficina de um escultor, respectivamente, Edifício A e B. Porém, pouco tempo serviram a sua função vindo a ser ocupados por uma pequena industria. Os mezzaninos existentes, provavelmente os elementos mais marcantes do conjunto, testemunham no espaço interior de ambos os edifícios as reminiscências destas mudanças de usos e vivências.

Casa LSC / Alexandre Loureiro Architecture Studio - Mesa, Janela, Viga
© Inês Guedes

No edifício A localizam-se as funções principais da habitação, organizando-se verticalmente os espaços em função do seu grau de privacidade. Assim, no piso térreo localiza-se a entrada principal e a zona social da casa onde se instala com grande amplitude a cozinha, zona de refeições, zona de estar e instalações sanitárias de apoio.

Casa LSC / Alexandre Loureiro Architecture Studio - Sofá, Viga
© Inês Guedes
Casa LSC / Alexandre Loureiro Architecture Studio - Imagem 35 de 36
Corte A
Casa LSC / Alexandre Loureiro Architecture Studio - Janela, Viga, Dormitório
© Inês Guedes

No piso superior localiza-se a zona privada da casa com o quarto, instalação sanitária, lavandaria e arrumos. Nos mezzanines, espaços filtro que articulam e separam verticalmente a zona privada da zona social, localizam-se os espaços dedicados ao estudo e leitura/biblioteca.

Casa LSC / Alexandre Loureiro Architecture Studio - Prateleira, Mesa, Madeira, Cadeira
© Inês Guedes

Procurou-se valorizar a tipologia do edifício tirando partido a dimensão da grande nave industrial instalando-se a zona social e zona de estudo no mesmo espaço resultando num espaço continuo e de grande amplitude. Por contraste, a zona privada é bem mais segmentada e compartimentada em virtude das exigências programáticas.

Casa LSC / Alexandre Loureiro Architecture Studio - Cama, Dormitório
© Inês Guedes

O projecto/obra devolveu um edifício singular à cidade numa zona central da mesma mas lançou um desafio para reconversão de tipologias associadas à industria para usos e programas domésticos que, demonstradamente, satisfazem as necessidades e conforto da vida contemporânea mesmo em zonas da cidade menos centrais.

Casa LSC / Alexandre Loureiro Architecture Studio - Porta, Janela, Fachada, Jardim
© Inês Guedes

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa LSC / Alexandre Loureiro Architecture Studio" 25 Fev 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/930087/casa-lsc-alexandre-loureiro-architecture-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.