Residência FL / Berzero Jaros

Residência FL / Berzero Jaros - Mais Imagens+ 16

Córdoba, Argentina
  • Arquitectos: Berzero Jaros
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  254
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Federico Cairoli
  • Arquitetos Responsáveis: Agustin Berzero, Valeria Jaros
  • Cálculos Estruturais : Edgar Morán
  • Cidade: Córdoba
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Federico Cairoli

Descrição enviada pela equipe de projeto. A poucas quadras do rio Suquía e ao lado da Estação Ferroviária Barrio Alta Córdoba, a casa está localizada em um pequeno lote urbano de 105 m² em uma área com boas conexões. A proposta pretende contribuir com o meio ambiente construído, intervindo em um espaço residual, finalizando o tecido e valorizando o ambiente já consolidado, favorecendo a mistura social e aproveitando as atuais linhas de serviços e infraestrutura. Em um terreno de superfície reduzida (7mx15m) a proposta assume um sentido vertical organizando o programa em uma série de plantas sobrepostas, a fim de otimizar a abordagem. O projeto rejeita qualquer hierarquia espacial para se tornar um sistema aberto e flexível de múltiplas conexões, exigindo continuidade e liberdade.

© Federico Cairoli
Planta - Primeiro Pavimento
© Federico Cairoli

O térreo livre é apresentado como um local estimulante que permite uma ampla variedade de atividades onde seus habitantes descobrirão novas formas de apropriação e uso para o mesmo local. No térreo, todo o terreno é reconhecido, posicionando, no final do lote, as escadas de acesso ao primeiro andar, com a intenção de percorrer todo o espaço antes de entrar no primeiro nível. Nele a área social é desenvolvida em um espaço integrado: cozinha, sala de jantar e terraço de dupla altura, com a ideia de estar imerso em um espaço total, permitindo a percepção completa do terreno estreito, favorecendo a continuidade espacial. Um conjunto de escadas sobrepostas permite explorar e entender a espacialidade do trabalho que leva aos próximos andares onde os dormitórios estão localizados, finalizando um terraço que recupera a vista do bairro.

© Federico Cairoli

A direção do percurso é reforçada pelo uso da cor vermelha que acompanha os espaços tensionados horizontal e verticalmente a partir do acesso, escada e teto como o fechamento do sistema. Na fachada que define a rua, o limite se torna espesso por uma cortina vegetal e um sistema de guarda-sóis de concreto pré-moldado, resolvendo a privacidade da casa em uma sequência de camadas entre o exterior e o interior, entre o público e o privado. Dessa forma, toda a casa é envolvida por um filtro que cobre a frente, acompanhando-a com um canteiro de jasmim que perfuma todos os ambientes.

© Federico Cairoli
Corte
© Federico Cairoli

O uso das peças que compõem a triagem de concreto aparente carrega na obra um papel de grande expressão na composição da fachada, resolvendo a segurança e a privacidade da casa, dando origem a um jogo de luz e sombra que cria uma atmosfera de grande calidez. A proposta é materializada com uma estrutura independente de lajes de concreto aparente que libera todas as plantas com base apenas em suas respectivas empenas, com o objetivo de proporcionar à planta o máximo de flexibilidade e a possibilidade de definir os ambientes internos do equipamento ou espaços resolvidos em madeira. A proposta incentiva a ideia de morar próximo aos centros urbanos, reduzindo o impacto da mobilidade, a fim de alcançar os parâmetros ideais de uma cidade sustentável.

© Federico Cairoli

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência FL / Berzero Jaros" [Casa FL / Berzero Jaros] 17 Dez 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/929769/residencia-fl-berzero-jaros> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.