Ateliê de madeira / Berzero Jaros

Ateliê de madeira / Berzero Jaros - Mais Imagens+ 15

  • Arquitectos: Berzero Jaros
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  15
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Constanza Otero
  • Arquitetos Encarregados: Agustín Berzero, Valeria Jaros
  • Cálculo Estrutural: Edgar Morán
  • Marcenaria: PezHnos
  • Colaboração: Emilia Darricades
  • Cidade: Córdoba
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Constanza Otero

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto foi concebido como uma ampliação anexa à casa existente, situada em uma área de pátio, configurando-se como um prisma abstrato que se relaciona com seu entorno como um objeto na paisagem circundante. As dimensões espaciais do volume partem de relações e proporções áureas. Trata-se de um pequeno cômodo multiuso que responde à necessidade de guardar, exibir e pintar quadros. A peça única foi pensada em madeira desde o início da concepção, resolvendo a estrutura e os envoltórios, capitalizando tanto as possibilidades do sistema construtivo pré-fabricado, quanto suas qualidades espaciais, para atingir um interior muito aconchegante.

© Constanza Otero
Planta

A obra foi pré-fabricada em oficina e logo montada no local. O sistema de apoio é resolvido por meio de delicadas pranchas que se deslocam pelo terreno, evitando o contato da madeira com a umidade do solo. A estrutura principal de vigas e pilares de madeira rígida foi proposta em Grapia de 3”x 4” simplificando o sistema a uma única secção. Toda a estrutura é envolvida por placas fenólicas de 18 mm revestidas em Araucária, criando uma superfície contínua sobre a face externa, sobre a qual se coloca a membrana geo-têxtil como isolamento repelente de água, protegendo a madeira de qualquer contato com umidade. Dessa forma, a estrutura se expressa no interior do espaço, o qual se conforma a partir de uma série de pórticos modulados a um metro de distância entre eixos.

© Constanza Otero

Todo o conjunto recebe sombra a partir de uma cobertura e envoltório ventilados, criada em em pranchas de chapa senoidal "fria" pré-pintada que se desdobram do fechamento interno, permitindo a circulação de ar e otimizando os recursos por meio de sistemas passivos, garantindo o conforto interno. No espaço interno utilizou-se uma série de prateleiras deslizantes que permitem armazenar e exibir os quadros, otimizando ao máximo a superfície disponível. Se incorpora também uma biblioteca e uma mesa de desenho dobrável, projetados com a mesma lógica material.

© Constanza Otero
Corte
© Constanza Otero

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Ateliê de madeira / Berzero Jaros" [Atelier de madera / Berzero Jaros] 21 Dez 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/929741/atelie-de-madeira-berzero-jaros> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.