Galeria SIM + Simões de Assis / Arquea Arquitetos

Galeria SIM + Simões de Assis / Arquea Arquitetos - Imagem 2 de 15Galeria SIM + Simões de Assis / Arquea Arquitetos - Imagem 3 de 15Galeria SIM + Simões de Assis / Arquea Arquitetos - Imagem 4 de 15Galeria SIM + Simões de Assis / Arquea Arquitetos - BancoGaleria SIM + Simões de Assis / Arquea Arquitetos - Mais Imagens+ 10

São Paulo, Brasil
  • Arquitetos: Arquea Arquitetos; Arquea Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  495
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Leonardo Finotti
Galeria SIM + Simões de Assis / Arquea Arquitetos - Imagem 3 de 15
© Leonardo Finotti

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em uma área culturalmente nobre de São Paulo, o novo endereço da galeria SIM + Simões de Assis, inaugurada em 2018, busca traduzir em sua arquitetura a sensibilidade/o conteúdo da arte contemporânea. O Projeto consiste na reforma do segundo pavimento e parte do térreo de uma antiga loja de vestidos. O proprietário manteve seu ponto comercial na esquina e alugou o restante para a galeria. A estrutura do edifício foi reaproveitada, assim como o revestimento em chapa ondulada perfurada, revitalizada através de uma pintura eletrostática branca.

Galeria SIM + Simões de Assis / Arquea Arquitetos - Imagem 2 de 15
© Leonardo Finotti

A fachada da galeria possui poucas aberturas, a principal delas é a porta de entrada, que funciona como marco do edifício. O vidro concede visão ao pedestre e suscita interesse. O acesso se dá no nível da rua, através de um pequeno desnível do hall de entrada em relação ao resto da galeria, o que cria/gera um espaço de conexão entre o interior e exterior. O pavimento térreo abriga a galeria SIM, espaço voltado para jovens artistas inovadores gerido pelos irmãos Guilherme e Laura Simões de Assim. O projeto concentra o programa em um único bloco, ao lado da circulação, gerando um espaço de exposição amplo e flexível, no qual se destacam as obras de arte, iluminadas por trilhos de spots e iluminação tubular contínua, direcionada por um perfil L.

Galeria SIM + Simões de Assis / Arquea Arquitetos - Imagem 6 de 15
© Leonardo Finotti
Axonométrica - Térreo
Galeria SIM + Simões de Assis / Arquea Arquitetos - Imagem 4 de 15
© Leonardo Finotti

No segundo pavimento se instala a Simões de Assis galeria de arte, fundada em 1984 pelo pai dos dois irmãos. Renomada por representar alguns dos principais nomes da arte moderna e contemporânea brasileira, seu interior segue a linguagem do piso térreo, com o programa distribuído nas extremidades para manter a amplitude da sala de exposições. O programa comporta uma outra recepção com armários para armazenamento de catálogos; banheiros para o público; uma pequena copa; área de acervo; escritório com banheiro privativo para os administradores; uma sala intima de negociações e um trainel para armazenamento de obras. A escolha de materiais e cores claras, como o piso de cimento queimado, as paredes brancas e o revestimento da fachada em chapa metálica branca, teve como objetivo gerar espaços de grande reflexão de luz. O conceito de arte como reflexão da experiência de viver foi explorado na arquitetura e se traduziu em uma linguagem visual de claridade e amplitude, materializando na forma o sentido do fazer arte. Arte é reflexão, reflete a vida e o momento, assim como o branco reflete a luz conforme o momento do dia.

Galeria SIM + Simões de Assis / Arquea Arquitetos - Imagem 10 de 15
© Leonardo Finotti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Galeria SIM + Simões de Assis / Arquea Arquitetos" 06 Dez 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/929594/galeria-sim-plus-simoes-de-assis-arquea-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.