Jockey Club do Rio Grande do Sul / Kiefer Arquitetos

Jockey Club do Rio Grande do Sul / Kiefer Arquitetos
Jockey Club do Rio Grande do Sul  / Kiefer Arquitetos - Fachada, Concreto
© Fábio del Re
  • Arquitetos Responsáveis: Flávio Kiefer, Lídia Arcevenco
  • Equipe De Projeto: Marina Camara
  • Clientes: Jockey Club do Rio Grande do Sul
  • Estrutura: Simon Engenharia
  • Infraestrutura: Filippon Engenharia
  • PPCI: Optare Engenharia
  • Execução De Obra: TEKMA
  • Cidade: Porto Alegre
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações

Jockey Club do Rio Grande do Sul  / Kiefer Arquitetos - UrbanoJockey Club do Rio Grande do Sul  / Kiefer Arquitetos - Tijolo, Janela, FachadaJockey Club do Rio Grande do Sul  / Kiefer Arquitetos - JanelaJockey Club do Rio Grande do Sul  / Kiefer Arquitetos - ConcretoJockey Club do Rio Grande do Sul  / Kiefer Arquitetos - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: Kiefer Arquitetos; Kiefer Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  11733
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Fábio del Re
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Deca, Eurotelhas, Fabrimar, Franke, La Fonte, MAHLER, Meber, Portobello, Tramontina
Jockey Club do Rio Grande do Sul  / Kiefer Arquitetos - Urbano
© Fábio del Re

Descrição enviada pela equipe de projeto. A sede do Jockey Club do Rio Grande do Sul foi tombada pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre em 2005 pelo significado e importância de sua arquitetura. Em 2011 o COMPAHC aceitou a proposta de encurtamento da pista de corrida para o padrão internacional de uma milha e definiu a área de entorno do bem tombado. Isto abriu caminho para que a Kiefer Arquitetos elaborasse um plano diretor para toda a área do clube.

Jockey Club do Rio Grande do Sul  / Kiefer Arquitetos - Fachada, Viga
© Fábio del Re
Implantação
Jockey Club do Rio Grande do Sul  / Kiefer Arquitetos - Janela
© Fábio del Re

Encaminhado à CAUGE, este plano foi aprovado em forma de diretrizes urbanísticas que tem por objetivo garantir a sustentabilidade futura do clube através do restauro e proteção do patrimônio histórico tombado, preservação e valorização da atividade turfe e implantação da Nova Vila Hípica.

Jockey Club do Rio Grande do Sul  / Kiefer Arquitetos - Fachada, Concreto, Viga
© Fábio del Re

A partir da aprovação das diretrizes, o clube se dedicou a realizar diversas benfeitorias, como, por exemplo, a substituição da escada rolante e recuperação da transparência do térreo do Pavilhão Social, a reforma da pista de corrida, a substituição dos telhados dos três pavilhões, a impermeabilização da laje da Veterinária, a vedação das fachadas dos pavilhões para estancar processos de deterioração e a execução do projeto da Nova Vila Hípica.

Jockey Club do Rio Grande do Sul  / Kiefer Arquitetos - Janela, Fachada
© Fábio del Re

A construção da Nova Vila Hípica, com arquitetura compatível com o patrimônio arquitetônico tombado, se tornou necessária, pois a Antiga Vila Hípica, que suportava as atividades do turfe no clube, se encontrava em terreno alienado em contrato com outra empresa.

Jockey Club do Rio Grande do Sul  / Kiefer Arquitetos - Tijolo, Janela, Fachada
© Fábio del Re

A Nova Vila Hípica possui capacidade para abrigar 436 cavalos distribuídos em 22 cocheiras com infraestrutura privativa de convivência para funcionários, vestiário, farmácia, baias, ducha, depósito para ração e serragem e, no segundo pavimento, escritório com vista panorâmica para a pista de corrida. São mais de 9.000m² construídos em alvenaria estrutural aparente – blocos de concreto - e cobertos com telhas cerâmicas com ventilação natural permanente.

Jockey Club do Rio Grande do Sul  / Kiefer Arquitetos - Janela
© Fábio del Re

Além da infraestrutura para abrigar os animais na Nova Vila Hípica, a Kiefer Arquitetos projetou, no mesmo padrão construtivo, uma guarita com portaria 24 horas e sede administrativa, um depósito para equipamentos de manutenção e partidor usado nas corridas, uma área comercial, que será executada em uma segunda etapa, e um Hospital Veterinário com 530m² de área construída, podendo receber até 10 cavalos para tratamento simultâneo. A infraestrutura do Hospital Veterinário, além de recepção, consultório, laboratório, farmácia, sala de reuniões e alojamentos, possui bloco cirúrgico completo climatizado atendendo às normas em vigor.

Jockey Club do Rio Grande do Sul  / Kiefer Arquitetos - Imagem 6 de 25
© Fábio del Re

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Porto Alegre, Río Grande del Sur, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Jockey Club do Rio Grande do Sul / Kiefer Arquitetos" 05 Dez 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/929574/jockey-club-do-rio-grande-do-sul-kiefer-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.