Regeneração Urbana do Parque de los Bajos / EMAC

Regeneração Urbana do Parque de los Bajos / EMAC - Mais Imagens+ 12

Roquetas de Mar, Espanha
  • Arquitetos: Emac Arquitectura; Emac Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1016
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Joan Roig
  • Arquitetos Responsáveis: Miguel Martínez Castillejo, Pau Batalla Soriano
  • Cliente: Ayuntamiento de Roquetas de Mar
  • Construtor: Dragados S.A.
  • Arquitetos Colaboradores: Lara Llop Font, Rafael Duet
  • Estrutura: David Gallardo
  • Engenharia: LEING
  • Cidade: Roquetas de Mar
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Joan Roig

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Parque "Los Bajos" fica em um espaço de transição, entre a avenida, a cidade, o mar e o campo, mas virou as costas a tudo e a todos, se tornando um "não lugar". Cercado em seu perímetro formava uma borda, uma ilha fora de seu entorno que impedia qualquer tipo de relacionamento urbano e sociocultural. Devolver à cidade uma paisagem e ao cidadão um local de relacionamento foram os objetivos indissolúveis desta proposta.

© Joan Roig

Pensou-se que um espaço público que fosse o lugar onde as culturas são fundadas, um espaço que favorecesse e garantisse a igualdade e as relações sociais, um lugar para fortalecer os laços com os vizinhos e com sua própria cidade. O parque teria de ser um lugar completamente aberto, acessível e flexível, onde todos os tipos de atividades são misturados, onde a comunidade se encaixa, mas também a individualidade; cobrindo uma ampla gama de população, de crianças a idosos. É respondendo à diversidade que garantimos o pleno desenvolvimento da sociedade.

© Joan Roig
Planta
© Joan Roig

O projeto parte do terreno urbano atual para reordená-lo através de um sistema de visualização, rotas e acessos que permitem uma degradação contínua do parque em direção à cidade e vice-versa. De qualquer rua do perímetro, o interior é acessado através de uma pequena praça com um jacarandá que marca o acesso por caminhos que se desintegram e se reúnem em outras praças que abrigam as áreas do parque com usos esportivos e de lazer. Ao norte, o parque se estende até a avenida, incorporando e reavaliando o pavilhão esportivo municipal e a plaza de toros.

© Joan Roig

A Avenida Aduana se torna pedonal e tem seu nível elevado às instalações comerciais. Essa ação é complementada com a colocação dos edifícios dos equipamentos do parque em frente a eles, reforçando a natureza comercial e flexível desse espaço. O novo equipamento é entendido como duas varandas no nível 0, dois mirantes, uma cafeteria e outra biblioteca.

© Joan Roig

Sob a cafeteria, existe um programa de vestiários esportivos com acesso direto a quadras de esportes semi-escavadas, minimizando o impacto visual e a área de superfície do parque, agregando grande valor espacial. Todas as rotas são adaptadas para permitir igual acessibilidade ao ambiente, as barreiras arquitetônicas são removidas e a topografia é resolvida com pequenas inclinações. O equipamento também está totalmente adaptado.

© Joan Roig

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Roquetas de Mar, Almería, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Regeneração Urbana do Parque de los Bajos / EMAC" [Regeneración urbana Parque de los bajos / EMAC] 09 Dez 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/929471/regeneracao-urbana-do-parque-de-los-bajos-emac> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.