Casa RL / Diego López Fuster

Casa RL / Diego López Fuster - Mais Imagens+ 16

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  167
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Pablo Pacheco
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Acor, Adobe Systems Incorporated, AutoDesk, Chaos Group, Cinca, Flos, HAY, HIDROBOX, Revigres, Robert McNeel & Associates
Mais informaçõesMenos informações
© Pablo Pacheco

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um casal jovem, uma herança e uma fazenda familiar paralisada durante 35 anos, com o último pavimento inacabado, que deixa uma espécie de "terreno" em altura, a partir do qual se começa a trabalhar.

© Pablo Pacheco
Planta
© Pablo Pacheco

O objetivo principal era conseguir a maior captação de luz natural possível a partir das 3 aberturas principais, conectando-as através de um único espaço longitudinal aberto e amplo, fugindo de elementos de circulação estreitos e desnecessários.

© Pablo Pacheco

Assim, começando na fachada principal, uma série de espaços em série, que seguem uma mesma modulação, crescem proporcionalmente com base em sua importância dentro da residência: a área de estúdio, com 6 módulos, importante para uso profissional dos clientes; a área de jantar, de 7 módulos, à qual se acessa a partir da continuação do hall da casa; a cozinha, de 8 módulos, que se situa no centro, sendo o lugar mais articulado da casa e aproveitando de melhor iluminação natural; e, por último, a sala de estar, com 9 módulos, que é o espaço mais amplo da residência e que está conectada a uma ampla varanda virada para o pátio interno do conjunto que atua como se fosse uma segunda fachada.

© Pablo Pacheco
Detalhe Marcenaria
© Pablo Pacheco

O resultado é um grande ambiente diáfano, aberto, bem iluminado e ventilado, mas que, ao mesmo tempo, segue uma hierarquia clara composta por essas quatro áreas principais. Este grande cômodo principal abarca o maior volume contínuo possível e conecta a fachada dianteira com o pátio intermediário e a fachada posterior.

© Pablo Pacheco

A residência é, portanto, dividida em duas faixas longitudinais. A zona diurna, com a sucessão de estúdio-sala de jantar-sala de estar, muito aberta e iluminada; e outra faixa complementar a essa, muito mais compartimentada, que contém as áreas de noite ou descanso, com os dormitórios da casa.

© Pablo Pacheco

O pavimento de distribuição se define pelo grande móvel que configura cada um dos espaços do ambiente principal e que se apoia sobre a empena sul, captando a iluminação da fachada principal pelo leste, o pátio interno pelo norte, e a fachada posterior pelo oeste. Este móvel, de 19 metros de comprimento, 30 módulos, abriga todo o armazenamento da casa, e foi pensado a partir de proporções adequadas à cada área de dia, formando um ritmo que articula o grande cômodo principal, marcando por cores cada zona de uso ao longo de seu comprimento.

© Pablo Pacheco

As áreas úmidas foram reunidas ao redor do pátio interno para que tenham todas iluminação e ventilação direta. A cozinha é o epicentro da casa, conectada a uma pequena área independente de lavanderia. Os dois banheiros se situam nos dois lados do pátio intermediário, cada um em um extremo, associados a cada um dos dormitórios.

Em relação aos espaços externos, terraços se associam a cada uma das duas fachadas: duas pequenas varandas a leste, que servem ao estúdio e ao dormitório secundário, e um terraço mais amplo criado na fachada posterior, com acesso a partir da sala de estar.

© Pablo Pacheco

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:San Vicente del Raspeig, Alicante. Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa RL / Diego López Fuster" [Casa RL / Diego López Fuster] 07 Dez 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/929425/casa-rl-diego-lopez-fuster> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.