Casa EP / Studio Otto Felix

Casa EP / Studio Otto Felix  - Terraço, Pátio, AidoCasa EP / Studio Otto Felix  - Mesa, Cadeira, VigaCasa EP / Studio Otto Felix  - Janela, Porta, VigaCasa EP / Studio Otto Felix  - TerraçoCasa EP / Studio Otto Felix  - Mais Imagens+ 34

Bragança Paulista, Brasil
  • Arquitetos: Studio Otto Felix; Studio Otto Felix
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  894
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hrydotech Madeiras, Rewood, Terra Conttemporânea
  • Arquiteto: Otto Felix
  • Equipe De Projeto: Flávia Ganselli, Tici Andriani, Marcela Goraieb, Bruno Bridi, César Martini, Priscila Balbino.
  • Execução: Lock Engenharia
  • Cidade: Bragança Paulista
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa EP / Studio Otto Felix  - Fachada
© Denilson Machado - MCA Estúdio

Descrição enviada pela equipe de projeto. O grande destaque da residência está no uso das formas geométricas bem marcadas e equilibradas. Os espaços amplos são interligados entre si e são atraídos pela natureza exuberante ao redor. Construído para ser a casa de final de semana da família, o projeto oferece uma vista privilegiada de uma mata densa e de um grande lago.

Casa EP / Studio Otto Felix  - Fachada
© Denilson Machado - MCA Estúdio

As linhas retas da arquitetura surgem em contraste com a vegetação orgânica e fluída da paisagem. Com uma solução limpa, a casa se organiza em dois grandes volumes. A caixa que compõe o volume do pavimento térreo, com uma imponente estrutura de concreto, emoldura e sustenta o volume do pavimento superior todo em estrutura metálica, trazendo leveza e equilíbrio ao conjunto.

Casa EP / Studio Otto Felix  - Mesa, Janela, Pia, Bancada, Viga
© Denilson Machado - MCA Estúdio

A escada espiral é peça escultórica de destaque na composição da fachada. É ela que dá as boas vindas para os convidados permitindo acesso direto do hall social para a área de lazer da residência.

Casa EP / Studio Otto Felix  - Imagem 23 de 39
© Denilson Machado - MCA Estúdio

A proposta do projeto foi criar uma casa para receber e conectar a família, tornando os momentos de lazer, feriados e finais de semana ainda mais especiais. Com este propósito, toda a área de lazer da casa está disposta no pavimento térreo, com ambientes integrados e cercados por extensas folhas de vidro. O máximo de transparência para trazer a natureza para o interior da casa. No andar superior estão as suítes, a sala íntima e um grande deck privativo, que funciona como área de convívio para a família e mirante para o lago, integrando as suítes e trazendo o horizonte verde para dentro dos quartos.

Casa EP / Studio Otto Felix  - Mesa, Cadeira
© Denilson Machado - MCA Estúdio
Planta - Pavimento Térreo
Casa EP / Studio Otto Felix  - Cadeira
© Denilson Machado - MCA Estúdio

Um dos grandes desafios e destaque do projeto foi a estrutura metálica que permitiu o balanço de 7,5 metros sobre a garagem. É como se o volume do pavimento superior estivesse flutuando sobre a caixa rígida de concreto que compões o pavimento térreo. Essa sensação de leveza também é reforçada pelas portas camarão ripadas que envolvem todo esse volume. Além de trazer uniformidade e presença para a geometria da construção, camuflam as vigas metálicas reforçadas que estruturam o grande vão e protegem sem limitar a entrada de luz nos quartos. Na fachada posterior, um grande pergolado de madeira emoldura o jardim interno, aproximando a natureza dessa vez para a área íntima da casa.

Casa EP / Studio Otto Felix  - Fachada, Jardim, Aido
© Denilson Machado - MCA Estúdio

Entre os tons neutros e os revestimentos naturais presentes na arquitetura a madeira cumaru é protagonista e reveste piso, parede e forro. No mobiliário as cores são pontuais e os tons claros compõe com os detalhes em linho, madeira, pedra e couro. As peças, de design brasileiro,formam uma composição leve e aconchegante para os ambientes.

Casa EP / Studio Otto Felix  - Banco
© Denilson Machado - MCA Estúdio
Corte 01
Casa EP / Studio Otto Felix  - Terraço
© Denilson Machado - MCA Estúdio

A escada de acesso ao pavimento superior tem os degraus revestidos em granito engastados na parede de forma a trazer leveza para o ambiente. As esquadrias minimalistas de piso a forro e os guarda corpos em vidro trazem transparência e privilegiam a vista.

Casa EP / Studio Otto Felix  - Fachada
© Denilson Machado - MCA Estúdio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa EP / Studio Otto Felix " 30 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/929370/casa-ep-studio-otto-felix> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.