Sonastério / João Diniz Arquitetura

Sonastério / João Diniz Arquitetura - Janela, FachadaSonastério / João Diniz Arquitetura - Janela, Cadeira, Vidro, Viga, CorrimãoSonastério / João Diniz Arquitetura - FachadaSonastério / João Diniz Arquitetura - Fachada, ConcretoSonastério / João Diniz Arquitetura - Mais Imagens+ 55

Morro do Chapéu, Brasil
  • Arquiteto Responsável: João Diniz
  • Colaboradores: José Luis Baccarini, Laura Galli, Jessica Neves
  • Engenharia Acústica: WSDG / Renato Cipriano
  • Engenharia De Estruturas: Márcio Gonçalves
  • Projeto De Instalações: Lumatec
  • Construção: Ricardo Musachio (2ª etapa) / Frederico Grimaldi (1ª etapa: estrutura)
  • Projeto Luminotécnico: Junia Carsalade
  • Decoração: Simone Drummond
  • área Do Lote: 3306 m2²
  • área Construída: 909 m² (2ª etapa após expansão)
  • Cidade: Morro do Chapéu
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Sonastério / João Diniz Arquitetura - Janela
© Jomar Bragança

Descrição enviada pela equipe de projeto. Sonastério é um projeto de características hibridas unindo um completo estúdio de gravação de áudio a uma estrutura de hospedagem ofertada aos usuários em caso de necessidade de trabalhos mais relaxados e prolongados.

Sonastério / João Diniz Arquitetura - Janela
© Jomar Bragança
Sonastério / João Diniz Arquitetura - Imagem 52 de 60
Planta -1
Sonastério / João Diniz Arquitetura - Fachada, Concreto
© Jomar Bragança

O contexto geral em que a obra se localiza apresenta contrastes, incluindo a bela geografia montanhesa dos arredores de Belo Horizonte, condomínios residenciais de classe média com clubes esportivos e campo de golfe, núcleos comerciais em torno de bairros residenciais e áreas de mineração.

Sonastério / João Diniz Arquitetura - Janela, Fachada, Corrimão
© Jomar Bragança

A paisagem específica na área do projeto surge como condicionante principal da solução arquitetônica, sugerindo a exploração panorâmica da inspiradora vista das montanhas, e também como um desafio, através da topografia fortemente descendente desde a rua de acesso.

Sonastério / João Diniz Arquitetura - Janela, Cadeira, Fachada, Viga
© Jomar Bragança

O projeto nasce também a partir do dialogo entre as intenções arquitetônicas e as demandas de um perfeito espaço para a instalação do estúdio de gravação. Foram definidas a priori as proporções ideais para o desempenho acústico na área com essa destinação no setor sul do edifício.

Sonastério / João Diniz Arquitetura - Janela, Cadeira, Vidro, Viga, Corrimão
© Jomar Bragança

A estrutura em concreto surge como um monobloco, adequado às demandas acústicas, para a sala principal de performances e gravações e todo o conjunto construído, e propondo uma integração flutuante e quase mineral com o entorno.

Sonastério / João Diniz Arquitetura - Mesa, Cadeira, Janela, Viga, Pátio
© Jomar Bragança
Sonastério / João Diniz Arquitetura - Imagem 55 de 60
Corte AA - Corte BB
Sonastério / João Diniz Arquitetura - Cama, Dormitório
© Jomar Bragança

O nível de acesso (1) enquadra a paisagem através do abrigo de veículos unido ao hall de entrada que contém a circulação vertical com a escada panorâmica e elevador. Abaixo, com pé direito de 4,50m está o espaço destinado ao estúdio de gravação e suas salas de apoio e de serviços, às áreas de estar e refeições integradas à varanda. No nível mais inferior (3) estão as áreas de hospedagem, com sala privativa e duas suítes. Está prevista uma expansão horizontal do edifício que poderá ser ampliado em dois módulos de 5,0m anexando novas áreas de hospedagem e estar.

Sonastério / João Diniz Arquitetura - Janela
© Jomar Bragança

A integração entre geografia, som, arquitetura e convívio criativo tem gerado no Sonastério a produção de fonogramas que passam a fazer parte da memória musical brasileira e mundial, por lá já passaram gravando belas canções nomes como Milton Nascimento, Gal Costa, João Bosco, Lô Borges, Nei Matogrosso, Skank, Seu Jorge, Criolo e outros.

Sonastério / João Diniz Arquitetura - Janela
© Jomar Bragança

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Estr. Quintas do Morro - Morro do Chapéu, Nova Lima - MG, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sonastério / João Diniz Arquitetura" 22 Fev 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/929262/sonasterio-joao-diniz-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.