Sede da Baidu / Dongxiying Studio, CCDI

Vista frontal da torre leste. Imagem © Jian Fang

Sede da Baidu / Dongxiying Studio, CCDI - Mais Imagens+ 21

  • Arquitetos: Dongxiying Studio, CCDI; Dongxiying Studio, CCDI
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  22600
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jian Fang, Shining Yan
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AkzoNobel, Injeev, JMA, Kone, Xinyi
  • Arquitetos Responsáveis: Zhaoming Wang, Shining Yan
  • Equipe De Projeto: Liang Ni, Zi Ling, Yi Ding, Fuliang Sun, Dewei Yang, Yongbin Zhu, Kezhan Wang
  • Clientes: Baidu Company
  • Consultoria: CCDI Shenzhen
  • Construção : China State Construction 4th Engineering Division
  • Cidade: Shenzhen
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Vista aérea. Imagem © Jian Fang

Descrição enviada pela equipe de projeto. Desde o seu início, no final do século XIX, os edifícios de escritórios oferecem uma perspectiva única para examinar e observar a cidade. Por mais urgente que seja a necessidade de capital em buscar eficiência, os prédios comerciais não devem abandonar sua identidade como estimuladores da vida urbana.

Visão geral. Imagem © Jian Fang

O Baidu International Building foi originalmente projetado para permitir que tais prédios voltassem a participar da vida cotidiana ao ar livre e se tornassem um importante marco para orientar o uso do espaço.

Vista oeste. Imagem © Shining Yan
Detalhe. Imagem © Jian Fang

A equipe de projeto estabeleceu uma meta ousada e criativa para criar um prédio de escritórios totalmente novo para os funcionários da Baidu, que podem sair da área de trabalho e sentir a natureza a qualquer momento. Para concretizar essa ideia, deslocamos o eixo central no lado leste da planta e implantamos um jardim suspenso trapezoidal de 12x18m no lado oeste com 8 pavimentos como unidades. Cada 4 pavimentos de unidades são sobrepostos alternadamente para formar um "zíper verde" contínuo, o que confere ao edifício uma aparência única.

Jardim Superior. Imagem © Shining Yan

Entre diferentes plataformas escalonadas, a escada de visualização conecta verticalmente o espaço externo do edifício em série, rompendo as barreiras entre os pavimentos, permitindo que o espaço seja livre e contínuo, apresentando um ambiente vertical poroso, contínuo e aberto. Sem explicar o uso do espaço, os usuários podem explorá-lo espontaneamente e perceber a instantaneidade da interação interna e externa.

Jardim Superior. Imagem © Jian Fang

A eficiência da planta merece ser comentada. A partir da demanda diferenciada da Baidu por escritórios, o arquiteto diminuiu o eixo central central tradicional na planta comercial. Os dois lados longos da planta padrão garantem a eficiência das áreas de escritório abertas. As funções de suporte são implantadas em torno desse volume. Estreitamente conectada ao "núcleo da vitalidade", é possível adentrar na ensolarada área de comunicação compartilhada e sair do prédio a qualquer momento. A área dos escritórios está a apenas um passo do jardim ao ar livre. O espaço da experiência entra em contato com o espaço da eficiência ao máximo, criando aleatoriedade diária e minimizando a dificuldade das pessoas no contato com o exterior. Esses espaços alteram fundamentalmente o modo de comportamento de um escritório fechado.

Hall. Imagem © Shining Yan

O Baidu International Building permite que o espaço ao ar livre se envolva ativamente em cenas verticais por meio da inovação espacial. Enfrentando os novos problemas e desafios emergentes na China, essa estratégia espacial poderá se tornar um catalisador para examinar necessidades realistas e desconhecidas.

Detalhe. Imagem © Shining Yan

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Nanshan, Shenzhen, Guangdong, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sede da Baidu / Dongxiying Studio, CCDI" [Baidu Headquarters / Dongxiying Studio, CCDI] 30 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/929248/sede-da-baidu-dongxiying-studio-ccdi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.