Refeitório e Vestiário / Bruno Rossi Arquitetos + André Scarpa

Refeitório e Vestiário / Bruno Rossi Arquitetos + André Scarpa - Imagem 2 de 23Refeitório e Vestiário / Bruno Rossi Arquitetos + André Scarpa - Imagem 3 de 23Refeitório e Vestiário / Bruno Rossi Arquitetos + André Scarpa - Imagem 4 de 23Refeitório e Vestiário / Bruno Rossi Arquitetos + André Scarpa - Imagem 5 de 23Refeitório e Vestiário / Bruno Rossi Arquitetos + André Scarpa - Mais Imagens+ 18

  • área Do Terreno: 500 m²
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Refeitório e Vestiário / Bruno Rossi Arquitetos + André Scarpa - Imagem 5 de 23
© André Scarpa

Descrição enviada pela equipe de projeto. O pavilhão de serviços, localizado na área rural do interior de São Paulo, busca ser um abrigo para os trabalhadores da colheita de laranjas. Seu programa acomoda vestiários e cozinha, com mesa para refeições, além de servir como um espaço onde os trabalhadores encontram refúgio para descansar, relaxar e descontrair.

Refeitório e Vestiário / Bruno Rossi Arquitetos + André Scarpa - Imagem 6 de 23
© André Scarpa
Refeitório e Vestiário / Bruno Rossi Arquitetos + André Scarpa - Imagem 16 de 23
Planta - Térreo
Refeitório e Vestiário / Bruno Rossi Arquitetos + André Scarpa - Imagem 9 de 23
© André Scarpa

O projeto é basicamente construído a partir de um único elemento: o bloco de concreto, tão tradicional na arquitetura brasileira. Esse material permanece como elemento estrutural e todas as dimensões do projeto são moduladas de acordo com o seu tamanho: painéis de concreto pré-moldado como laje, terrazzo no piso e telas de vidro. Todos os outros materiais mantêm-se neutros, enfatizando o bloco de concreto como o elemento mais importante, visível em seu aspecto original, sem cobertura ou pintura.

Refeitório e Vestiário / Bruno Rossi Arquitetos + André Scarpa - Imagem 2 de 23
© André Scarpa

Nas elevações principais, o bloco de concreto funciona como um elemento oco, criando um filtro entre o interior e o exterior, proporcionando uma dinâmica interessante na maneira como a luz do sol entra na sala em diferentes horas do dia. O elemento oco nas fachadas dissolve os limites, permitindo que as cores circundantes, ventilação natural e iluminação entrem no interior, constituindo ainda uma barreira física. Por outro lado, após o amanhecer, o prédio é iluminado e emana luz através de suas paredes.

Refeitório e Vestiário / Bruno Rossi Arquitetos + André Scarpa - Imagem 13 de 23
© André Scarpa
Refeitório e Vestiário / Bruno Rossi Arquitetos + André Scarpa - Imagem 23 de 23
Axonométrica Explodida
Refeitório e Vestiário / Bruno Rossi Arquitetos + André Scarpa - Imagem 3 de 23
© André Scarpa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Zona Rural, São Paulo - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Refeitório e Vestiário / Bruno Rossi Arquitetos + André Scarpa" 22 Jan 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/929141/refeitorio-e-vestiario-bruno-rossi-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.