A Casa de Tijolos / Srijit Srinivas - ARCHITECTS

A Casa de Tijolos / Srijit Srinivas - ARCHITECTS - Mais Imagens+ 26

Thiruvananthapuram, Índia
  • Arquitetos: Srijit Srinivas - ARCHITECTS
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe, AutoDesk, Changi, DECO Australia, Decowood, Grohe, Hybec, Trojan, Tulip
  • Arquiteto Responsável: Srijit Srinivas
  • Equipe De Projeto: Srijit Srinivas, Remya Raveendran
  • Clientes: Dr. Anup Narayanan & Dr. Arya A. R.
  • Projeto De Paisagismo: Srijit Srinivas - ARCHITECTS
  • Cidade: Thiruvananthapuram
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
© Prasanth Mohan, Running Studios

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um terreno longo e irregularmente estreito em Trivandrum, com o lado mais longo voltado para o oeste, a BRICKHAUS, em Keralam, na Índia, foi projetada para ser um local de descanso e alegria para os clientes – uma família jovem, com pais médicos e dois filhos, sendo a dona da casa também uma dançarina profissional. A planta aborda os diversos requisitos – uma mistura de inovação e função, apresentação pública e expressão privada.

© Prasanth Mohan, Running Studios
Plantas Baixas
© Prasanth Mohan, Running Studios

A casa busca revelar a beleza do material mais antigo e versátil – o tijolo queimado do país. A BRICKHAUS evoca naturalmente um sentimento de nostalgia. A casa tem um charme étnico, que é acentuado no jogo variado de luz e sombra a partir do padrão de colocação dos tijolos e detalhamento das aberturas e da paleta de materiais. O projeto também tentou trazer a natureza para dentro, com o uso de claraboias contextualmente detalhadas e o padrão tradicional "jali" (telas de pedra esculpidas e perfuradas) – definindo passagens para facilitar o resfriamento natural dos ambientes internos e complementados por uma distribuição de jardins e piscinas internos, trabalhando juntos para oferecer um jogo mágico de luz.

© Prasanth Mohan, Running Studios

A casa é uma narrativa tácita de espaços abertos e interconectados que desafiam as premissas padrões da construção autoportante de tijolos, uma variação íntima da escala do espaço, de pisos de concreto polido e tetos de concreto aparente, de tijolos rústicos. A casa se torna uma celebração da imperfeição do substrato material, e a expressão orgânica de assimetria conspicuamente presente em tudo, contribuindo para uma sensação de dinamismo sensorial. Os móveis personalizados e os itens de marcenaria contribuem para o charme da casa. A partir de um layout funcional, a área de jantar, com a orientação leste-oeste, abre-se para um pátio interno paisagístico, conectando a casa ao ambiente externo.

© Prasanth Mohan, Running Studios

Essa sintaxe funcional também é levada para outras partes da casa, como o quarto principal com um pátio ajardinado, cercado por brises de tijolos que  trazem brisa fresca, além de ser uma tela de privacidade que controla as vistas de fora. Da mesma forma, o espaço de consultoria médica e seu quarto de hóspedes adjacente formam um bloco separado espacialmente afastado do resto da casa, mas sutilmente misturado com a casa.Um caminho cuidadosamente pavimentado em tijolo forma o cordão tectônico que conecta os dois blocos, além de se desdobrar em um palcopara pequenas reuniões familiares. A silenciosa e reflexiva piscina de lótus com bordas de tijolos ao lado do palco informal dá uma atmosfera palpável e convidativa a esse espaço.

© Prasanth Mohan, Running Studios

Internamente, a escada de madeira e sua justaposição a um balanço tradicional no pátio interno adjacente usa a linguagem visual da flexibilidade e do movimento para conectar o layout geral dos espaços contingentes, ao mesmo tempo em que permite a existência de vistas desobstruídas para uma sensação de continuidade espacial.Do ponto de vista do consumo de energia, a BRICKHAUS é uma entidade 'Net Zero'. A BRICKHAUS respondeu com bom gosto ao potencial de seu terreno e aos requisitos de seus clientes para fornecer um produto final arquitetônico comedido, que é atrativo visualmente e também funcionalmente eficiente, além de uma adição orgânica ao contexto local.

© Prasanth Mohan, Running Studios

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "A Casa de Tijolos / Srijit Srinivas - ARCHITECTS" [The Brick House / Srijit Srinivas - ARCHITECTS] 01 Dez 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/929077/a-casa-de-tijolos-srijit-srinivas-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.